Centro ESAB - Escola Superior Agrária de Beja - Beja-Beja - Escola superior agraria de beja

Cursos e Mestrados
Portugal Portugal
8 Mestrados e cursos Beja-Beja
Procurar
Mestrados e cursos em Portugal - Centros em Portugal - Centros em Beja - Centros em Beja-Beja - ESAB - Escola Superior Agrária de Beja - Beja-Beja
ESAB - Escola Superior Agrária de Beja
Beja-Beja (Beja) - Lisboa - Cidade (Lisboa)

A ESAB integra o Instituto Politécnico de Beja, conjuntamente com a Escola Superior de Educação (ESEB) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão(ESTIG).

Desde a sua criação, a ESAB esteve vocacionada prioritariamente para ministrar Cursos de Ensino Superior de três anos, conferindo aos que os frequentam, o ...

Ver maisVer mais
Mestrado e Cursos do Centro
Biologia
Ciências Agrícolas
Ciências Ambientais
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Nutrição e Alimentação
Segurança no Trabalho

A ESAB integra o Instituto Politécnico de Beja, conjuntamente com a Escola Superior de Educação (ESEB) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão(ESTIG).

Desde a sua criação, a ESAB esteve vocacionada prioritariamente para ministrar Cursos de Ensino Superior de três anos, conferindo aos que os frequentam, o grau Bacharel. No entanto a partir de 1999/2000 passaram a ser ministrados nesta Escola cursos de licenciatura bietápica. A ESAB passou a poder conferir para além do grau de Bacharel também o grau de Licenciado.

A ESAB começou a sua actividade em 1986/87 em regime de instalação com os cursos de Produção Animal e Produção Agrícola. No ano lectivo de 1989/90 iniciaram-se os cursos de Tecnologia das Industrias Agro-Alimentares e de Gestão.

Em 1991/92 foi criado o Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Técnicas de Regadio e Gestão da Água de Rega, cuja entrada em funcionamento ficou dependente, entre outros factores, da existência de uma exploração agrícola de regadio para apoio às aulas prácticas.

Com a criação da ESTIG o curso de Gestão passou a funcionar nesta Escola Superior desde o ano lectivo de 1995/96.

 

Foi também em 1995/96 que entrou em vigor a 1ª reestruturação dos cursos da ESAB.

Em 1999, para dar resposta às alterações introduzidas pela Lei 115/97, de 19 de Setembro, na lei de Bases do Sistema Educativo, foi apresentada ao Ministério da Educação e aprovada uma proposta de reestruturação dos cursos da ESAB. A ESAB passou a conferir, para além do grau de Bacharel, o grau de Licenciado, adoptando para todos os novos cursos o modelo bi-etápico.

Para além do Ensino, considerado prioritário, a ESAB desenvolve outras actividades:
- Investigação, Desenvolvimento Experimental e Demonstração, fundamentalmente no domínio das Ciências Agrárias;
·- Apoio à comunidade (laboratorial e consultadoria, etc.).

Estas actividades são desenvolvidas pela ESAB individualmente ou em colaboração com outras Instituições de Ensino, de Investigação ou de Apoio à Comunidade. São levadas a cabo por docentes, funcionários e técnicos em serviço na ESAB muitas vezes com a participação dos alunos, particularmente durante a realização do seu Estágio/Trabalho de Fim de Curso. Estas acções são essenciais para a formação do corpo docente, para a qualidade do ensino e para a integração da Escola na realidade empresarial a que se destinam os técnicos por ela formados.

Com a aprovação dos Estatutos do IPB em 1995, terminou o regime de instalação deste Instituto Politécnico. Em consequência foi eleita a primeira Presidência do IPB e posteriormente, em 1996 foi eleito por um período de três anos o primeiro Conselho Directivo da ESAB, o Conselho Científico passou a ter nova constituição de acordo com os Estatutos do IPB e foi criado o Conselho Pedagógico.

 
 

A ESAB funciona em vários pólos:


Na Cidade
· Edifício Central: Serviços Centrais, laboratórios, gabinetes de docentes e bar.
· "Pavilhões": salas de aula e bar.

"Quinta da Saúde" (protocolo de utilização), a cerca de 1 km de Beja na estrada para Évora: área agrícola destinada essencialmente a culturas arvense, a cultura hortofrutícolas e ainda à actividade pecuária;


"Centro Experimental" (protocolo de utilização), a cerca de 1 km de Beja na estrada para Serpa: parque de máquinas e centro de apoio à exploração agrícola, salas de aulas e gabinetes de docentes.


Herdade da Almocreva (cedência de exploração), com 150 ha, a cerca de 7 km de Beja: a exploração agrícola de sequeiro localizada entre a povoação do Penedo Gordo, vocacionada essencialmente para a produção vegetal.


Herdade das Rascas (cedências de exploração), com 150 ha, a cerca de 7 km de Beja: exploração agro-pecuária de sequeiro localizada entre a povoação do Penedo Gordo e a Boavista vocacionada essencialmente para a produção animal extensiva.

 

O Campus do IPB ocupa uma área de cerca de 7 ha, na cidade de Beja. Neste local encontra-se já em funcionamento a ESEB, os Serviços Comuns do IPB (Biblioteca, Bar, Cantina, Auditório e Serviços de Acção Social), e parte das instalações provisórias da ESAB ("Pavilhões"). No ano lectivo 1999/2000 a ESAB deixou de ocupar as instalações da Praceta Rainha D. Leonor, as quais foram cedidas a título provisório.

A primeira fase do processo de construção das novas instalações da ESAB encontra-se terminada pelo que, já no corrente ano lectivo, todos os serviços foram transferidos para as novas instalações (serviços administrativo, bar, laboratórios, gabinetes de Docentes, algumas salas de aula).

Glossário
  • Escola superior agraria de beja
Confirme sua Instituição
Nova Busca
Procurar