Centro ESESFM - Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias - Lisboa - Cidade

Cursos e Mestrados
Portugal Portugal
1.832 Mestrados e cursos Lisboa - Cidade
Procurar
Mestrados e cursos em Portugal - Centros em Portugal - Centros em Lisboa - Centros em Lisboa - Cidade - ESESFM - Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias - Lisboa - Cidade
ESESFM - Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias
ESESFM - Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias

A Escola é o passado, no que ele nos deixou de Sabedoria e Humanidade, mas é também o Futuro, naquilo que os projectos, as ideias e os sonhos, têm de motivador.

Conhecer uma Escola Superior de Enfermagem com ...

Ver maisVer mais
patrocinado
Link
Mestrado e Cursos do Centro
Enfermagem
Liderança
Saúde Pública
patrocinado
Link
ESESFM - Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias

A Escola é o passado, no que ele nos deixou de Sabedoria e Humanidade, mas é também o Futuro, naquilo que os projectos, as ideias e os sonhos, têm de motivador.

Conhecer uma Escola Superior de Enfermagem com mais de 60 Anos de presença no país e também no estrangeiro, é pois, mais do que conhecer as estruturas curriculares e as actividades pedagógicas e clínicas.
 
É para essa viagem que vos convidamos, a fim de conhecerdes como nasceu, se desenvolveu e se renovou a Escola Superior de Enfermagem das Franciscanas Missionárias de Maria, que hoje se chama Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias.

Uma Escola Superior de Enfermagem, porquê?

Desconhecemos se estava nos horizontes das Franciscanas Missionárias de Maria, criar uma Escola de Enfermagem em Portugal. A forma de ser e estar das Franciscanas Missionárias de Maria, tinha como lugar de missão, o desenvolvimento de actividades em Instituições carenciadas como todos nós conhecemos.

A presença das FMM em terras do Ultramar, bem como o carácter itinerante do Instituto, (presente em Moçambique desde 1897), fizeram com que o Governo de então, na pessoa do Sr. Ministro do Ultramar solicitasse a colaboração das Irmãs na organização e orientação de um Curso de Enfermagem Tropical destinado às religiosas missionárias, enviadas às Missões do Ultramar Português.

O desafio foi aceite e, desde o início, as nossas irmãs tiveram bem presente o objectivo desta missão – Promover a dignidade da Pessoa na sua globalidade bio-psico-social e espiritual.

A 19 de Março de 1950 – Nasceu a Escola de Enfermagem, então chamada de Acção Social Ultramarina das Franciscanas Missionárias de Maria.

As religiosas que concluíam o Curso recebiam o Diploma de Preparação Missionária e de Especialização de Enfermagem Tropical.Este curso funcionou até 1969.

O Desenvolvimento

Mas, ao falar-se em especialização, tal supunha a existência de um curso de base. As religiosas assim preparadas não podiam exercer a profissão de Enfermagem uma vez regressadas à Metrópole.

A Madre Sta. Adozinda e a Madre Emaus , prevendo esta situação, prepararam e requereram autorização ao Governo, para iniciarem outros Cursos de Enfermagem.  

Assim, iniciou-se em:


1952 – O Curso de Auxiliares de Enfermagem, que funcionou até o ano de 1975.
1953 – O Curso Geral de Enfermagem que terminou em 1991.
1990 – O Curso Superior de Enfermagem que confere o grau de bacharelato
1999 - O Curso de Licenciatura em Enfermagem que confere o grau de Licenciado.

Época de grande mudança

  A 23 de Dezembro de 1988, pelo Dec. Lei n.º 480/88, o ensino de Enfermagem é integrado no sistema Educativo Nacional, e o curso passa a chamar-se Curso Superior de Enfermagem e as Escolas que o ministram, Escolas Superiores de Enfermagem. Naquela ocasião as Escolas do Estado foram imediatamente reconvertidas em Escolas Superiores de Enfermagem.

As Escolas Particulares tiveram de se submeter a um longo e demorado processo de reconversão em Escolas Superiores.

A nível da Província e do Instituto das Franciscanas Missionárias de Maria, parecia ser este o momento ideal para encerrar esta obra. Não tardou, recebermos ecos de várias Instituições de Saúde e outras, a manifestarem o seu pesar em relação ao encerramento da Escola, considerando uma grande perda, pelo seu papel importante como presença de Igreja num campo tão carenciado como o da saúde.

Perante esta realidade colocaram-se-nos várias interrogações. É de continuar? Que projecto? Que recursos humanos, técnicos, financeiros?
Naquele momento abriam-se novas exigências.

Para continuar, tornava-se necessário que a Escola fosse reconhecida como Escola Superior de Enfermagem, o que efectivamente aconteceu no dia 4 de Março de 1991, pela portaria n.º 185/91 dos Srs. Ministros da Saúde e da Educação.

Se a obra é de Deus, ela há-de continuar» dizia Maria da Paixão a fundadora da Congregação das Franciscanas Missionárias de Maria. Surgiu então a hipótese da sua transferência para a União das Misericórdias Portuguesas, a qual veio a concretizar-se em 1997 (Decreto-Lei n.º 261/97), passando esta a ser a entidade instituidora.

A Escola Superior de Enfermagem entrou, pois, de forma decidida na formação de enfermeiros para o novo século, o qual iria conhecer os primeiros licenciados de base nesta área científica e profissional.

Presentemente a Escola tem estatutos aprovados e publicados em Diário da República e o seu Plano de estudos está igualmente reconhecido e aprovado (Portaria n.º 875/2000 do Ministério da Educação).

Ao longo destes 57 anos de presença acolhedora, dinâmica, atenta aos sinais dos tempos, impulsionadora do desenvolvimento de potencialidades e capacidades das jovens que vieram para a Enfermagem, as FMM em colaboração com o Pessoal Docente, Administrativo e de Serviços Gerais, contribuiu para que, quase 3.500 jovens realizassem o seu sonho – Ser Enfermeira/o. 

Centro ESESFM - Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias
Centro ESESFM - Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias
Olá, você tem o JavaScript desatualizado ou uma versão antiga do Adobe Flash Player.Consiga a última versão Flash.
Imagens da ESESFM - Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias:
Centro ESESFM - Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias
Centro ESESFM - Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias
Confirme sua Instituição
Copie isto no seu site:
Nova Busca
Procurar