Centro ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração - Aveiro - Aveiro

Cursos e Mestrados
Portugal Portugal
204 Mestrados e cursos Aveiro - Aveiro
Procurar
Mestrados e cursos em Portugal - Centros em Portugal - Centros em Aveiro - Centros em Aveiro - Aveiro - ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração - Aveiro - Aveiro
ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração

O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), tutelado pela Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro (FEDRAVE), foi fundado, em Aveiro, a 24 de Fevereiro de 1989. É um estabelecimento de ensino superior do subsistema politécnico e do subsistema privado, não ...

Ver maisVer mais
patrocinado
Link
Mestrado e Cursos do Centro
Administração Educativa
Ciência da Comunicação
Ciências Sanitárias (Várias)
Comunicações
Conselho Educativo
Criminologia
Direito Vários
Educação Especial
Gerenciamento de Empresas e Negócios (outros)
Gestão de Negócios
Gestão do Turismo / Ócio
Impostos outros
Informática
Mediação de Conflitos
Negócios Internacionais
Neuropsicologia
patrocinado
Link

O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), tutelado pela Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro (FEDRAVE), foi fundado, em Aveiro, a 24 de Fevereiro de 1989. É um estabelecimento de ensino superior do subsistema politécnico e do subsistema privado, não integrado, e reconhecido através da Portaria 931/90, de 2 de Outubro, regendo-se pelos seus Estatutos, pela Constituição da República Portuguesa, pela Lei de Bases do Sistema Educativo, pelo Estatuto do Ensino Superior Particular e Cooperativo e demais legislação aplicável.

O ISCIA tem, desde a sua constituição, apostado num ensino superior politécnico pautado por rigorosos padrões e critérios de qualidade, optando pela primazia conferida a cursos superiores graduados e pós-graduados, direccionados para áreas do conhecimento que se considerem estratégicas para o desenvolvimento regional e nacional, considerando fundamental uma efectiva ligação ao mundo empresarial, dos serviços, da comunicação e da administração, nas suas vertentes pública e privada. Além disso, pretende afirmar-se como um importante pólo de desenvolvimento científico e cultural da comunidade onde se radica, numa perspectiva de respeito e promoção da pessoa humana e dos seus direitos fundamentais.

Todas as ofertas formativas do ISCIA estão devidamente reconhecidas, homologadas, acreditadas, pelas respectivas entidades tutelares: os cursos superiores de 1º ciclo (Licenciaturas) e de 2º ciclo (Mestrados), adaptados às regras do Espaço Europeu de Ensino Superior (E3S) – vulgo Acordo de Bolonha – estão reconhecidos e homologados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES); os cursos de Especialização na área educativa (Departamento de Psicologia e Educação) são acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC); e os Cursos de Especialização Tecnológica – CET, na área da Formação Profissional Avançada, são reconhecidos, ou em processo de validação, pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) e pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Outros Cursos de Especialização são certificados ou em processo de certificação por outros Organismos como, na área das actividades marítimas, pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), e, na área da segurança e higiene, pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Com uma vasta oferta formativa e curricular, adequadas às necessidades empresariais e institucionais, o ISCIA constitui uma opção válida, autêntica e genuína para todos os que procuram obter e aprofundar conhecimentos teórico-práticos consistentes e para os que querem assegurar um percurso profissional de sucesso.

 

História

Foi a 24 de Fevereiro de 1989 que se constituiu a FEDRAVE – Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro, e, no mesmo dia, foi constituído, no seu seio, o ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração.

Inicialmente localizado nos 1º e 2º andares do prédio da Rua João Mendonça, 11, ao Rossio, Aveiro, onde funcionou, durante quase 20 anos o ISCAA, ali se desenvolveram cursos de bacharelato, desde o ano lectivo de 1989/90, cursos superiores especializados (CESE), desde 1995/96, que haveriam de ser transformados em licenciaturas bietápicas a partir do ano lectivo de 1998/99. Que, por sua vez haveriam de conduzir às actuais licenciaturas (cursos de 1º Ciclo do chamado modelo de Bolonha: DL 74/2006, de 24 de Março).

Inicialmente, os primeiros cursos de Bacharelato eram em Ciências Administrativas, Comércio, Transportes e Gestão Aduaneira, Publicidade e Jornalismo. Os CESE eram em Comunicação Institucional e em Comércio Internacional. As licenciaturas bietápicas em vigor até ao ano lectivo de 2006/07 eram de Comunicação Institucional, redesignada em Comunicação, para cobrir tanto a comunicação social como a comunicação institucional, a partir de 2002/03, e em Comércio Internacional. A reestruturação funcional em Departamentos, a partir de finais de 2001, levou à introdução de novas áreas de estudo e de investigação aplicada. A partir de 1998 iniciaram-se, ainda nas antigas instalações, cursos pós-graduados em Estudos Europeus Comunitários e História e Património Local, que se prolongaram até ao ano de 2001, em duas edições cada.

Em finais de 1999, o ISCIA mudou de local, passando a ocupar um novo edifício, com estrutura interna especificamente desenhada para as funções docentes e de investigação.

O novo edifício, sito ao cimo da Avenida Dom Manuel de Almeida Trindade, em Santa Joana, Aveiro, encontra-se estrategicamente localizado muito próximo do centro urbano, com directas ligações, pela N109, às vias de acesso a Aveiro (IP5/A25, A17, A29 e A1), e ainda envolvido por uma larga mancha verde.

A sua inauguração foi oficialmente feita a 21 de Outubro de 2000 com as presenças dos então Governador Civil de Aveiro, Dr. Antero Gaspar, e do Presidente da Câmara de Aveiro, Dr. Alberto Souto Miranda.

Desde então, diversas entidades académicas, políticas, administrativas, religiosas, e da cultura, têm-nos honrado com a sua visita. De entre elas, devidamente assinaladas por placas evocativas na Entrada do Edifício, ressalvamos a visita do então Bispo de Aveiro, Senhor Dom António Marcelino, a 19 de Fevereiro de 2004, a visita dos Duques de Bragança, Dom Duarte e Dona Isabel, a 03 de Novembro de 2005, a visita do novo Presidente da Câmara de Aveiro, Dr. Élio Maia, a 16 de Dezembro de 2005, a do Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Luís da Fonseca, a 11 de Março de 2006, a do Embaixador de Espanha, Enrique Panés, a 19 de Maio de 2006.

Entre outras personalidades, muitas das quais fizeram palestras ou participaram em colóquios, salientamos a do Actor Ruy de Carvalho, homenageado no seu octogésimo aniversário.

A 21 de Junho de 2005 é criado, como unidade orgânica de I&D o CPG - Centro Português de Geopolítica, adstrito ao ISCIA e integrando diversos académicos de distintas universidades e vários oficiais generais de distintos ramos das Forças Armadas.

Na mesma ocasião entra em funcionamento um outro centro de I&D, o OCRI - Observatório de Comércio e de Relações Internacionais.

A 15 de Novembro de 2006 é institucionalizado o primeiro pólo do ISCIA fora do Distrito de Aveiro, o ISCIA BAIÃO através de protocolo com a Câmara Municipal de Baião.

Confirme sua Instituição
Copie isto no seu site:
Nova Busca
Procurar