Curso de Formação Avaliação e Intervenção Gerontológica - Online

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Comentários sobre Curso de Formação Avaliação e Intervenção Gerontológica - Online

  • Objectivos
    Dotar os formandos de um maior conhecimento da prática em contexto institucional através da apresentação de casos práticos e aplicação de instrumentos úteis à prática do trabalho em lares, centros de dia e empresas de apoio ao domicílio.
  • Dirigido a
    Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de actuação.
  • Titulação
    Formação Profissional em Avaliação e Intervenção Gerontológica (mediante aprovação)
  • Conteúdo

    INSCRIÇÕES ABERTAS

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS

    Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de actuação.

    3. OBJETIVO GERAL
    No final deste curso, os formandos deverão dotar de um maior conhecimento da prática em contexto institucional através da apresentação de casos práticos e aplicação de instrumentos de Avaliação e Intervenção Gerontológica.

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Compreender a importância da avaliação neuropsicológica relativa ao idoso;

    - Identificar a importância da comunicação na relação profissional/Idoso;

    - Identificar e reconhecer a importância da estimulação cognitiva;

    - Conceber um plano de atividades de prevenção e de reabilitação cognitiva;

    - Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde.

    5.SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Inserção em equipas técnicas de trabalho social na área da Gerontologia (ex: centros de dia, lares, empresas de apoio ao domicílio, etc…).

    6. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: A avaliação neuropsicológica do idoso (4 horas)

    • Conceito de Envelhecimento
    • Avaliação Neuropsicológica do Idoso
    • Avaliação para obter o diagnóstico
    • Caso Clínico

    Módulo 2: A comunicação na prática gerontológica (2 horas)

    • Definição de Comunicação
    • O que é a comunicação?
    • Processo comunicacional
    • Formas de Comunicar
    • Linguagem Verbal
    • Linguagem Não Verbal
    • Comunicação na prática gerontológica
    • A importância da comunicação na Equipa Profissional
    • A relação entre comunicação e o processo de cuidar

    Módulo 3: A prevenção e reabilitação do idoso – atividades de estimulação cognitiva (6 horas)

    • Prevenção Cognitiva em Gerontologia
    • Gerontopsicomotricidade
    • Reabilitação Cognitiva – função neuroanatómica
    • As relações cérebro-comportamento
    • Reabilitação Cognitiva – Visão Global
    • A cognição
    • A reabilitação da cognição
    • Métodos e técnicas de reabilitação
    • Estimulação Cognitiva – Atividades
    • Estabelecimento de um plano de ação
    • O cérebro e as suas capacidades preferenciais
    • Exemplos de atividades de estimulação cognitiva

    Módulo 4: Os recursos humanos em gerontologia – trabalho de equipa, comunicação, gestão de conflitos (4 horas)

    • A formação de Recursos Humanos em Gerontologia
    • Definição e Natureza de Equipas
    • Funções das equipas
    • Tipo de Equipas
    • Características de uma equipa
    • Gestão de Conflitos
    • Natureza do conflito
    • Funcionalidade do conflito
    • Evolução da situação conflitual
    • Mecanismos desencadeantes de conflitos
    • Técnicas de Resolução de conflitos
    • Postura a adotar enquanto parte integrante do conflito
    • Resolução de Conflitos – Técnicas aconselháveis
    • A importância da Comunicação na resolução de conflitos

    Módulo 5: O contexto institucional – como atuar nas várias etapas da institucionalização do idoso (5 horas)

    • O Contexto Institucional
    • Avaliação Funcional
    • Procedimentos a adotar no contexto institucional
    • Admissão
    • Plano de Desenvolvimento Individual

    7. CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.


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