Curso de Especialização em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

Solicite informação sem compromisso Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação - NOVA Information Management School

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de Especialização em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    O Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-UNL) oferece um novo Curso de Especialização em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (C&SIG) integralmente disponibilizado via Internet, com recurso a tecnologias de ensino à distância. Aproveitando os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos no ensino de C&SIG e pretendendo estar sempre em sintonia com a evolução das necessidades de mercado, sempre cada vez mais exigente e carente de profissionais altamente especializados, surge naturalmente no ISEGI-UNL a evolução para o ensino à distância electrónico (e-learning) de C&SIG. A implementação de um curso desta natureza utiliza um meio inovador de ensino, sendo este o primeiro Curso de Especialização totalmente à distância atribuído por uma Universidade portuguesa. Este curso destina-se a todos os interessados em prolongar os seus estudos ao longo da vida, independentemente da sua localização ou de outros condicionalismos existentes no ensino presencial.
  • Titulação
    Especialista em Especialização em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
  • Conteúdo
    Desenvolvido em colaboração com a UNIGIS Internacional, o programa do Curso de Especialização à distância em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, actualmente na sua 8ª edição, visa proporcionar aos alunos um ensino abrangente nos domínios teórico e prático ligados à análise da informação geográfica.

    Concebido para ir ao encontro das exigências das empresas e das instituições públicas e privadas, o programa do curso visa fornecer o enquadramento necessário para o conhecimento dos aspectos técnicos, científicos e organizacionais relacionados com o uso dos SIG, garantir a apropriação de técnicas de análise, com particular ênfase para os conhecimentos ligados à concepção e implementação de Projectos SIG, e assegurar as qualificações necessárias para uma carreira científica ligada à investigação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica. Orientado para a formação de quadros técnicos superiores, este curso constitui uma oportunidade para a aquisição de conhecimentos e competências na área dos SIG, possibilitando aos alunos o reconhecimento internacional das suas qualificações.

    O programa do curso pressupõe o domínio da língua portuguesa e é composto pelas seguintes unidades curriculares: Ciência & SIG, Dados Geo-Espaciais, Modelos e Operações, Base de Dados, Ciências Cartográficas, Aplicações de SIG I, Modelação em SIG, Data Mining Geo-Espacial, SIG nas Organizações, Detecção Remota e Aplicações de SIG II. O ISEGI participa activamente em diversas redes internacionais de educação, como a eduGI.LA2 e a eduGI.NET, no âmbito desses protocolos são oferecidas três Unidades Curriculares: Data Quality, GI Standards, Project Management e Geographic Data Bases (Advanced). O curso de especialização tem a duração de dois semestres consecutivos (tempo inteiro) e, à excepção da unidade curricular de Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (1º semestre), todas as restantes unidades curriculares são de natureza optativa. O funcionamento destas unidades curriculares pressupõe a inscrição de, pelo menos, 5 alunos.

    Os alunos que concluírem o curso de especialização podem candidatar-se ao mestrado à distância em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, podendo obter também o European Master's in GI Science. 
    No âmbito da rede UNIGIS Internacional, os alunos que concluírem o mestrado à distância em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (90 ECTS), podem obter o European Master's in GI Science, Project 29320-IC-3-98-1-AT-ERASMUS-CDA-1 (Certificado EuroMasterGI) complementar ao seu diploma de curso, através da realização de:

    - Um mínimo de 12 ECTS obtido em língua estrangeira (diferente da língua do curso ou da língua nacional).
    - Unidade Curricular “EuroGIS” module 6 ECTS - Dipl. Forstwirt Nikolaus Strobl - Universität Salzburg.
    - Dissertação, Trabalho de Projecto ou Estágio de Natureza Profissional redigido em Inglês.
    - Uma experiência internacional de aprendizagem (e.g. Summer School Internacional UNIGIS) com um mínimo de 2 ECTS, esta condição só se aplica aos cursos presenciais, ficando excluídos os cursos em eLearning:
       - ENEREGION - Summer School 2008 on:
         "Regional Potentials for Renewable Energy Generation", June 24 - July 4, 2008, in Salzburg, Austria.
       - LBS - Summer School 2008 on:
         "Mobile and Location Based Services", June 26 - July 01, 2008, in Salzburg, Austria.
       - Urban 3D Modelling 2008 on:
         "Modelling Methods Related to 3D Modelling in Urban Environments", August 23 - 29, 2008, in Székesfehérvár, Hungary.
       - GISLERS - Summer School 2009 on:
         "Bridging GIS, Landscape Ecology and Remote Sensing for Landscape Planning", July 03 - 14, 2009, in Salzburg, Austria.

    Nota: Pode ser aceite a participação em outra Summer School, desde que a mesma seja relacionada com a área do curso e tenha sido previamente aprovada pelo Director do Programa do curso de Mestrado.

    Os 60 ECTS necessários à conclusão do curso de especialização devem ser repartidos de igual forma por semestre (30 ECTS no 1º semestre e 30 ECTS no 2º semestre).

Outro curso relacionado com sistemas de informação

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |