Curso de Especialização Técnica em Sistemas de Informação Geográfica

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Especialização Técnica em Sistemas de Informação Geográfica - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Estágios
    * Empresas de telecomunicações. * Empresas de construção civil. * Empresas de topografia e cartografia. * Empresas de consultoria ligadas aos transportes, planeamento, ordenamento do território e estudos de impacte ambiental. * Empresas de transportes e/ou ligadas à distribuição. * Empresas de consultoria na área do geomarketing. * Organismos públicos da administração local e central. * Outras empresas e/ou instituições que usem Informação Geográfica (ex. actividades bancárias e seguros, grupos de distribuição e venda a retalho, empresas de serviços imobiliários, etc.).
  • Dirigido a
    Podem candidatar-se a este CET todos aqueles que:



    *Obtiveram aprovação a todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído.

    *Sejam detentores de um curso de ensino secundário ou de uma habilitação legalmente equivalente.

    *Sejam detentores de uma qualificação profissional de nível 3.

    *Pretendam a sua requalificação profissional e sejam detentores de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior.

    *Todos aqueles com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência profissional, sejam reconhecidas capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso neste CET.
  • Titulação
    CET - Sistemas de Informação Geográfica
  • Conteúdo
    Apresentação

    Actualmente, a Informação Geográfica é um recurso indispensável para grande parte das actividades laborais, não só no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação, como em tantas outras, tendo um papel indiscutível no apoio à tomada de decisões.


    Em Portugal existem diversas entidades produtoras de Informação Geográfica, e outras tantas que a utilizam para prestar serviços de consultoria em vários projectos. Os empregadores dos Técnicos de Sistemas de Informação Geográfica são, para além da administração central e local, empresas de telecomunicações, de construção civil, de topografia, de cartografia, de planeamento e ordenamento do território, de ambiente, de transportes, etc. Contudo, surgem novas áreas e aumenta a procura por técnicos especializados em Sistemas de Informação Geográfica. Destaque para o Geomarketing, que é usado por um enorme universo de empresas que quer captar e conhecer melhor os actuais e/ou potenciais clientes.

    Não havendo, ainda, qualquer tipo de oferta consolidada ao nível da especialização tecnológica em Sistemas de Informação Geográfica, considera-se ser esta uma boa oportunidade para oferecer a potenciais interessados e candidatos uma formação de qualidade numa área de trabalho em crescimento e com inúmeras oportunidades.


    Quadro das Disciplinas

    Formação geral e científica (153 horas totais):

        * Comportamento Humano nas Organizações – 42 horas.
        * Inglês Técnico – 42 horas.
        * Matemática Discreta – 69 horas.

    Formação tecnológica (867 horas totais):

        * Sistemas de Informação Geográfica I – 102 horas.
        * Desenho Assistido por Computador (CAD) – 99 horas.
        * Informática – 78 horas.
        * Bases de Dados Geográficas – 54 horas.
        * Cartografia – 102 horas.
        * Sistemas de Informação Geográfica II – 102 horas.
        * Detecção Remota – 96 horas.
        * Global Positioning System (GPS) – 30 horas.
        * Fotointerpretação – 102 horas.
        * Projecto/Aplicações – 102 horas.

    Formação em contexto de trabalho (462 horas totais):

        * Estágio numa das empresas protocolares – 462 horas.

Outro curso relacionado com sistemas de informação

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |