Curso de Gestão de Conflitos - Online

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  • Conteúdo
    Curso de Gestão de Conflitos.

    Duração: 16 horas 

    Categorias: Coaching, Formação Contínua, Psicologia

    Resumo.


    Na formação online de Gestão de Conflitos serão explorados conceitos, técnicas e ferramentas práticas que possibilitem uma resolução dos conflitos com resultados construtivos e positivos, protetores das relações interpessoais e impulsionadores do crescimento pessoal e organizacional.

    Afinal, para haver conflitos, bastam apenas duas pessoas. Entretanto, muitas vezes temos a ideia errada de que a sua existência representa necessariamente um sinal de más relações e um perigo. Contudo, o conflito pode funcionar como um motor de mudança e representar uma oportunidade para o desenvolvimento da criatividade, inovação, comunicação e cooperação, tanto a nível pessoal como organizacional.


    Objetivos.

    Gerais:

    Desenvolver competências para a prática de gestão de conflitos, com recurso a ferramentas diversas na área da comunicação, assertividade e estilos positivos de gestão.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:

    – Definir conflito;
    – Distinguir a visão tradicional da visão atual do conflito;
    – Enumerar as vantagens e desvantagens do conflito;
    – Distinguir os diferentes tipos de conflito;
    – Enumerar as causas do conflito;
    – Distinguir as diferentes fases de um conflito;
    – Definir conflito organizacional;
    – Caracterizar uma organização;
    – Enumerar as origens dos conflitos organizacionais;
    – Enumerar os sinais de conflito organizacional;
    – Caracterizar as diferentes abordagens à gestão de conflitos organizacionais;
    – Reconhecer a importância dos gestores na gestão de conflitos organizacionais;
    – Enumerar os princípios para análise de um conflito;
    – Enumerar os princípios para a gestão eficaz de conflitos;
    – Caracterizar os diferentes estilos de gestão de conflitos;
    – Caracterizar a estratégia de negociação em situação de conflito;
    – Caracterizar a estratégia de mediação em situação de conflito;
    – Distinguir comunicação verbal e não-verbal;
    – Identificar barreiras à comunicação;
    – Caracterizar os diferentes estilos de comunicação;
    – Definir a assertividade como ferramenta na gestão de conflitos;
    – Aplicar a escuta ativa e a colocação de perguntas como ferramentas de gestão de conflitos;
    – Enumerar as habilidades de comunicação eficaz a utilizar na gestão de conflitos.

    Programa.

    1. O conflito: um perigo ou uma oportunidade?
    1.1 Definição de conflito
    1.2 A visão tradicional e a visão atual do conflito
    1.3 Vantagens e desvantagens do conflito
    1.4 Tipos de conflito
    1.5 Origem e fases do conflito

    2. O conflito organizacional
    2.1 Conceito e características da organização
    2.2 Origem dos conflitos nas organizações
    2.3 Deteção de conflitos organizacionais
    2.4 Abordagens para a gestão dos conflitos organizacionais
    2.5 O papel dos gestores na gestão do conflito organizacional

    3. Estratégias de gestão de conflitos
    3.1 Análise do conflito
    3.2 Princípios para a gestão eficaz de conflitos
    3.3 Estilos e estratégias de gestão de conflitos
    3.4 Estratégias de negociação
    3.5 Estratégias de mediação

    4. Comunicação e gestão de conflitos
    4.1 Comunicação verbal e não-verbal
    4.2 Barreiras à comunicação
    4.3 Estilos de comunicação
    4.4 A assertividade na gestão de conflitos
    4.5 A escuta ativa e a arte de fazer perguntas
    4.6 Habilidade de comunicação eficaz na gestão de conflitos

    Destinatários.

    Esta formação destina-se a todos aqueles que pretendem desenvolver as suas competências ao nível do tema e melhorar assim a sua relação com os outros e a gestão de diferendos, tanto no contexto das relações interpessoais, como nos contextos organizacionais.

    Avaliação.

    No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

    A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes.

    A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

    Como Funciona.

    Disponibilidade
    A formação é ministrada 100% online, estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de toda a formação terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona. O início da próxima ação está definido na data da próxima turma.

    Formador
    Todas as nossas formações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados. Sempre que necessitar, ao longo da formação, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.

    Metodologia
    As nossas formações estão  disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua formação. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e  terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a  finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.

    Certificação
    A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT  os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.

    Pré-Requisitos
    Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

    Recursos Tecnológicos
    Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.

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