Curso de Hindi

Solicite informação sem compromisso FCSH - Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Hindi - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Proporcionar aos alunos o domínio básico da Língua Hindi tanto ao nível da escrita como da conversação.

    Contribuir para o conhecimento geral da Cultura Indiana (integrada no curso de língua), para o alargamento de horizontes e partilha de experiências Inter-Culturais.
  • Conteúdo
    Curso de Hindi

    O hindi (ou híndi, ou ainda índi) é uma língua indo-ariana falada por 70% dos indianos, principalmente no norte, centro e oeste da Índia. É parte de uma continuidade dialetal da família indo-ariana.

    Durante milhares de anos, o Sanskrit foi a língua da elite indiana, sendo nessa que os livros épicos e sagrados foram escritos. O Hindi, actualmente falado por mais de 500 milhões de pessoas, não passava dum dialecto pertencente ao povo. Entre as duas camadas sociais, o diálogo era, quase, inexistente. Os Brahmins, classe sacerdotal e a mais importante no sistema de castas, detinham todo o poder espiritual e cultural. Os Xatriyas, classe nobre e guerreira, governavam o país. Restam duas classes, a dos Vaixya/Vaixravas e Xúdras, respectivamente, comerciantes e servos, que não tinham qualquer estatuto nem poder de decisão.

    Foi no decurso da conquista Muçulmana que tanto Brahmins como os Xatriyas ao se confrontarem com as conversões generalizadas das classes mais baixas ao Islamismo, sentiram necessidade de diálogo e duma maior aproximação, afim de não verem esbater a sua influência. Surge, então, a obrigação de transformar o Hindi numa língua, uma vez que não era possível ensinar o Sanskrit às castas baixas. Foi assim que ganhou o estatuto de língua, que se foi enriquecendo gradualmente, recebendo até palavras provenientes do Sanskrit. Em semelhança, proceder-se-á da mesma forma com a chegada dos Muçulmanos na Índia. A sua língua oficial era o Árabe, posteriormente passa a ser o Persa. Estes, em vez de “impingirem” a sua língua, (que continuava oficial na corte,) na sociedade indiana, optam por aprender Hindi e enriqueceram-no com as palavras de ambas as línguas. Mais tarde, com a ocupação Inglesa, a língua recebe as palavras inglesas. Resumindo, o Hindi é composto por Sanskrit, Persa, Árabe e Inglês entre muitas outras línguas existentes ou extintas.

    Esta língua, enquanto falada tanto por Hindus como por Muçulmanos, apresenta poucas diferenças. Mas na escrita são empregues alfabetos diferentes. Os primeiros usam o alfabeto Devanaagri (escrita do Deus) e os Muçulmanos, utilizam o alfabeto Árabe, sendo este Hindi conhecido por Urdu.


    Docente: Doutor Afzal Ahmad  

Outro curso relacionado com hindi

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |