Curso de Mandarim

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    Curso de Mandarim

    Mandarim é o idioma padrão da língua chinesa. É baseado no dialeto que era falado em Pequim (Beijing), o pequinês. O mandarim possui 80.000 (oitenta mil) caracteres, chamados de hanzis, dos quais 7.000 (sete mil) são mais usados. Uma pesquisa nacional do Ministério da Educação da China mostrou que hoje em dia 94% dos chineses falam mandarim, a língua oficial do país, na China chamada de putonghua, e em Taiwan, Guoyu. Nada surpreendente para uma população que possui 55 minorias étnicas (10% da população em termos quantitativos), todas com línguas próprias.

     

    Nível A1.1

    Língua:
    • Palavras cumprimentos ("Olá, como está?")
    • Pronome pessoal e pronome possessivo
    • Números (cardinais/ordinais)
    • Pergunta o nome/marada/idade/nacionalidade ("Como se chama?/Onde moras?/Quantos anos tem?/Qual é a tua nacionalidade?")
    • Nome da comida e bebida ("O que é que comes?")
    • Pergunta a data e semana ("Que dia e hoje?")
    • Pergunta a hora ("Que horas são?")
    • Os nomes e as línguas dos países ("Sabes falar quantas línguas?")
    • Sinais de pontuação
    • Gramática: os tempos verbais
    • Caracteres chineses: 50-60 caracteres
    2  Cultura:
    • A situação geral da China
    • Informações sobre o sistema administrativo
    • Geografia e situação das principais cidades
    • Geografia e situação das principais províncias
    • Informação sobre os principais monumentos (Grande Muralha / Palácio Imperial)
    • Comida chinesa
    • Costumes:
      • cortesia nos cumprimentos;
      • nome chinês
      • escrita da morada;
      • gestos chineses;
      • números auspiciosos e números não auspiciosos
    • História da China: o primeiro imperador
    • Origem dos caracteres chineses
    SOBRE AS AULAS DA DRªZHANG SHUANG
    • Muitos dos meus alunos e ex-alunos descrevem as aulas como sendo, alegres, divertidas num ambiente descontraído, que ajuda a não complicar por si só a dificuldade de aprendizagem de Mandarim.
    • As aulas estão divididas em 3 partes: A teoria, pratica e escrita. Para motivar os meus alunos, tento-lhes criar um ambiente mais chinês ao lhes ensinar canções chinesas, passo alguma música popular chinesa, toda ela cuidadosamente seleccionada. Ao longo dos semestres também disponibilizo, filmes chineses que falam da situação chinesa, desde os tempos mais remotos até ao nosso presente do dia-a-dia.
    • A caligrafia também faz parte do processo de aprendizagem, e para completar ainda mais o ensino, explico geografia, paisagens, e costumes chineses.
    • Sendo a China um pais já considerado como segunda economia mundial, preparo os meus alunos para muitas das situações que eventualmente lhes poderão surgir, como por exemplo na área de negócios, estudos, ou uma eventual procura de trabalho.
    Características sumárias das aulas:
    • Nas aulas como professora opto por falar também em português para uma mais fácil compreensão.
    • Dou uma especial atenção, à comparação nas diferenças e pontos iguais na gramática chinesa e portuguesa, ideias das palavras, maneiras de falar, hábitos etc. Todo este processo aponta para uma mais fácil compreensão e memorização.
    • O ensinamento dos caracteres chineses é feita de uma forma mais minuciosa, ao explicar o significado de cada caracter com história e cultura chinesa antiga, tendo uma reacção muito positiva da parte dos alunos ao demonstrarem, muito interesse e motivação para aprender mais

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