Curso de Matemática para a Vida

Solicite informação sem compromisso Citeforma - Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Matemática para a Vida - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Identificar e classificar polígonos e sólidos; Identificar planificações de sólidos; Determinar o cateto ou a hipotenusa de um triângulo rectângulo; Calcular perímetros, áreas e volumes; Identificar e construir figuras e polígonos semelhantes; Calcular potências, raízes quadradas e raízes cúbicas; Efectuar operações com números racionais; Resolver problemas que envolva o conceito de proporcionalidade directa; Interpretar e determinar a percentagem; Interpretar e resolver problemas de medida em desenhos à escala; Reconhecer situações de proporcionalidade inversa; Resolver equações do 1º grau com uma incógnita sem denominadores; Descrever e inferir leis de formação de sequências numéricas ou geométricas; Utilizar a notação científica para representar números muito grandes ou muito próximos de zero; Interpretar e resolver problemas de medida em desenhos à escala; Reconhecer situações de proporcionalidade inversa; Resolver equações do 1º grau com uma incógnita sem denominadores; Descrever e inferir leis de formação de sequências numéricas ou geométricas; Utilizar a notação científica para representar números muito grandes ou muito próximos de zero; Ler, interpretar e construir gráficos e tabelas; Calcular, analisar e comparar as medidas de localização; Utilizar o conceito de probabilidade na interpretação de informação.
  • Dirigido a
    Pessoas em processo de RVCC de Centros Novas Oportunidades, que pretendam adquirir competências matemáticas ao nível do previsto no Referencial de Competências-Chave para o nível B3 (9º ano de escolaridade).
  • Titulação
    Curso de Matemática para a Vida
  • Conteúdo
    A Matemática é uma componente essencial da formação para o exercício da cidadania em sociedades democráticas e tecnologicamente avançadas, tendo por bases a autonomia e a solidariedade. O conhecimento científico em geral, e matemático em particular, é uma ferramenta essencial da independência empreendedora de cada cidadão que tem de ser responsável e consciente do ambiente em que vive e das relações em que está envolvido.

    O presente curso pretende desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real; desenvolver a capacidade de reconhecer regularidades e modelos matemáticos relevantes em cada aspecto da realidade, e de os utilizar para ajudar a resolver problemas; desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como de memória, de rigor, de espírito crítico e de criatividade; utilizar os conhecimentos matemáticos na resolução de problemas, decidindo sobre a razoabilidade de um resultado e sobre o uso, consoante os casos, de cálculo mental, algoritmos de papel e lápis ou instrumentos tecnológicos e criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade actual.



    Programa:
     
    1. Geometria
    Sólidos Geométricos;
    Teorema de Pitágoras;
    Perímetros;
    Áreas;
    Volumes;
    Transformações Geométricas.
     
    2. Números e Cálculos
    Números Racionais;
    Proporcionalidade Directa;
    Proporcionalidade Inversa;
    Equações;
    Sequências;
    Notação Científica.
     
    3. Estatística e Probabilidades
    Ler, interpretar e construir gráficos e tabelas;
    Calcular, analisar e comparar as medidas de localização;
    Utilizar o conceito de probabilidade na interpretação de informação.

Outro curso relacionado com matemáticas, matemáticas aplicadas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |