Especialização em Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde

Solicite informação sem compromisso FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Objetivo geral:

    * Conhecer os fatores desencadeantes da diabetes, sintomas característicos e conseqüências de um mau controle metabólico e identificar os pilares do tratamento na diabetes: exercício físico, alimentação, educação diabetológica e medicação, bem como fomentar o autocontrole da enfermidade

    Objetivos específicos:

    * Conhecer os fatores desencadeantes da diabetes, sintomas característicos e conseqüências de um mau controle metabólico.
    * Ampliar os conhecimentos sobre a prevalência e incidência de diabetes, bem como fomentar e explicar os benefícios do diagnóstico precoce.
    * Identificar os pilares do tratamento na diabetes: exercício físico, alimentação, educação diabetológica e medicação, bem como fomentar o autocontrole da enfermidade.
    * Aprender os benefícios de um bom controle metabólico para evitar ou atrasar as complicações derivadas da enfermidade.
  • Dirigido a
    O curso de Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde tem como destinatários:

    * graduados/licenciados que desejam se especializar em diabetes visando completar e ampliar sua formação acadêmica;
    * todos aqueles profissionais da saúde que desejam consolidar seus conhecimentos para aplicá-los no ambiente pessoal e/ou de trabalho;
    * pessoas não universitárias que desejam se especializar em diabetologia;
    * pessoas e familiares que sofrem a patologia e que desejam saber como melhorar sua qualidade de vida;
    * profissionais que desenvolvem sua atividade em locais relacionados à saúde, à indústria ou às empresas que queiram especializar-se nesta temática, bem como os familiares ou pessoas diabéticas que queiram ampliar seus conhecimentos sobre a patologia e melhorar sua qualidade de vida.

    O curso de Educação Diabetológica para profissionais da saúde será um complemento ideal para enriquecer qualquer formação de graduação ou pós-graduação para aqueles interessados em se especializar em temas de saúde e nutrição.
  • Conteúdo
    Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde

    Apresentação do Programa

    A maioria dos profissionais da saúde ouvem falar da diabetes, mas nem todos sabem que é e como se trata. Muitos pensam que ter diabetes significa que já não se pode desfrutar mais dos alimentos, praticar um esporte favorito ou ir a uma festa. O conhecimento da enfermidade permite eliminar estes prejuízos ou temores. Para melhorar a qualidade de vida dos pacientes diabéticos, é fundamental uma boa educação diabetológica do profissional da saúde.

    No mundo ocidental a prevalência de Diabetes Mellitus se estima que oscila entre  2 e 6% da população e estes valores estão aumentando. Estima-se que 50% dos casos permanecem sem diagnosticar: por cada pessoa com diabetes conhecida existe uma com diabetes desconhecida. Estes dados indicam una ampla oferta de trabalho e para isso é necessária uma boa formação diabetológica.


    Saídas Profissionais

    Algumas das saídas profissionais do programa de Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde :
    • Médicos, farmacêuticos, enfermeiras e outros profissionais da saúde em exercício de sua profissão como complemento a sua formação e ajuda na realização de seu trabalho diário.
    • Docente em programas de ensino regulado e não regulado, pessoal sanitário, pessoal de serviços de restaurantes..., centros de informação ao consumidor, associações de enfermos crônicos, colégios, centros cívicos, centros esportivos, etc.
    • Assessores industriais em programas de busca de informação e promoção de novos produtos dirigidos a pessoas diabéticas para assegurar a ligação entre marketing, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e saúde das pessoas diabéticas.
    • Comercial em lojas especializadas em produtos dietéticos..
    • Comercial em empresas alimentares ou farmacêuticas com uma linha de produtos com características nutritivas concretas.

    Estrutura do Programa
    O curso Educação Diabetológica para profissionais da saúde estrutura-se em 1 disciplina composta por 12 capítulos.

    O objetivo desta disciplina é fazer com que os alunos adquiram uma idéia global da diabetes.

    Capítulo
    • Diabetes mellitus: definição e epidemiologia
    • Classificação e Diagnóstico
    • Etiopatogenia
    • Parâmetros de controle diabetológico: uma visão atualizada
    • Tratamento Farmacológico
    • Tratamento Dietético
    • Elaboração de Dietas por trocas
    • Diabetes e Exercício Físico
    • Complicações
    • Situações Especiais
    • Aspectos Psicossociais
    • Metodologia Educativa

    Material

    Todos os alunos matriculados (método Tradicional ou Virtual) recebem o material para a aprendizagem no formato impresso, bem como um nome de usuário e uma senha de acesso ao Campus Virtual sem custo adicional algum. Desta forma, os alunos cujo acompanhamento ocorra de modo tradicional não poderão realizar os exames pelo Campus Virtual, tendo, no entanto, a possibilidade de acessar documentos de interesse, fóruns de interesse e efetuar contatos com estudantes de todo o mundo, etc.

    Apresentação do material de estudo

    O material de estudo está estruturado em 1 disciplina, distribuída em 1 tomo.

    No tomo, além da disciplina correspondente, inclui-se uma introdução ao Campus Virtual e o exame do Programa (apenas acompanhamento tradicional).

    Sistema de Avaliação

    A avaliação do programa acadêmico é efetuada, seguindo a filosofia do ensino a distância, mediante um método de avaliação continuada. É requisito imprescindível para a obtenção do título a aprovação em todos e em cada um dos exames por separado.

    O processo a seguir consiste na avaliação dos exercícios correspondentes a cada parte mediante o seguinte critério:

    Valoração de cada disciplina

    A pontuação obtida nos exames, tipo teste ou tipo perguntas de desenvolvimento, representa 100% da nota de cada parte, com exceção daquelas que contemplem além dos exercícios práticos, cuja contribuição sobre a nota total se detalhará no momento.

    Valoração do programa acadêmico

    A nota do exame final representará 20% da pontuação e os 80% restante será a nota obtida pela ponderação de cada disciplina.

Outro curso relacionado com dieta e nutrição

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |