Licenciatura de Direito

Solicite informação sem compromisso UM - Universidade do Minho

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura de Direito - Presencial - Braga-Braga - Braga

  • Objectivos
    O Curso de Direito foi a terceira licenciatura em Direito criada em universidades estaduais portuguesas. No ano lectivo de 2006/07 a Escola de Direito da Universidade do Minho foi a única faculdade de Direito pública que apresentou um plano de estudos adequado a Bolonha. Este plano de estudos tem a duração de quatro anos (8 semestres), conferindo o grau de Licenciado em Direito. Nestes quatro anos será assegurada ao aluno a formação estruturante necessária a um Jurista. Áreas de trabalho/emprego O Curso forma juristas com sólidos conhecimentos de base, segundo padrões de elevada exigência e rigor académico, preparando-os não só para o exercício das clássicas profissões que decorrem da obtenção de uma licenciatura em Direito, nomeadamente a Magistratura, Advocacia, Administração Pública, Polícia Judiciária e Registos e Notariado, bem como para o exercício de actividades mais inovadoras, em clara expansão, no domínio do aconselhamento e fundamentação de decisões nas organizações privadas e públicas, nacionais e internacionais.
  • Titulação
    Licenciatura de Direito
  • Conteúdo
    Considerando a experiência adquirida desde a Criação da Licenciatura em 1993/94, - tanto por parte dos alunos como por parte do corpo docente - no ano lectivo de 2000/01 procedeu-se a uma reestruturação em ordem a melhorar e adaptar a estrutura do curriculum da licenciatura às necessidades actuais.
     
    Entre os objectivos principais da reestruturação figuram, designadamente:
    - aumentar o peso relativo das disciplinas jurídicas formativas essenciais;
    - melhorar a articulação das matérias leccionadas;
    - diversificar as cadeiras do 5º ano da licenciatura mediante a criação de vertentes, completadas por cadeiras opcionais.
     
    Em virtude da entrada em vigor do novo plano de estudos adequado a Bolonha, no ano lectivo de 2006/07, extinguem-se os três primeiros anos deste plano, funcionando apenas o 4º e 5º ano, a extinguir progressivamente, até ao final do ano lectivo 2007/08.
    Quer no Plano Curricular vigente até 2007/08, quer no Novo Plano de Estudos adequado a Bolonha, não se estabelecem precedências na Licenciatura em Direito da Universidade do Minho.
    Nota:
    O link abaixo indicado não foi até à data actualizado pelos Serviços responsáveis, não sendo possível à Escola de Direito fazer a respectiva actualização directamente. A informação reporta-se apenas ao Plano de Estudos 79B (Vertentes)

Outro curso relacionado com direito vários

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |