Licenciatura de Engenharia de Materiais

Solicite informação sem compromisso UM - Universidade do Minho

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura de Engenharia de Materiais - Presencial - Braga-Braga - Braga

  • Objectivos
    Este curso visa formar engenheiros com um conhecimento profundo das propriedades dos diversos tipos de materiais, respectivos métodos e tecnologias de fabrico e relações estrutura-propriedades-processamento. Pretende associar uma formação teórica adequada, nomeadamente no domínio da física e da química de materiais, a uma forte componente tecnológica. Adicionalmente, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos adequados na área da selecção de materiais e das diversas técnicas de caracterização de materiais. Corresponde a um domínio muito importante em Países desenvolvidos, sendo alvo de grandes investimentos de investigação e centro da actividade de muitas indústrias de alta tecnologia. A importância estratégica, para qualquer país, da formação e desenvolvimento na área dos Materiais é extremamente importante e está amplamente documentada, sendo hoje também reconhecida a necessidade de perfis integrados de formação, sem uma excessiva especialização em qualquer tipo de material específico. Estes graduados não têm problemas de empregabilidade a sua colocação é possível em diversas indústrias e serviços. Sendo os Materiais uma área a que está tipicamente associada uma forte actividade científica, torna-se extremamente fácil e atractivo a realização de pós-graduações e estágios em Portugal ou no Estrangeiro.
  • Titulação
    Licenciatura de Engenharia de Materiais
  • Conteúdo

    Áreas de trabalho/ emprego
    O curso de Engenharia de Materiais permite a todos os diplomados a obtenção de emprego em tempo útil. Tratando-se de uma área em forte desenvolvimento, torna-se possível prosseguir uma carreira noutros países da União Europeia e/ou em multinacionais de prestígio. Por outro lado, sendo os Materiais uma área a que está tipicamente associada uma forte actividade científica, torna-se extremamente fácil e atractivo a realização de pós-graduações e estágios em Portugal ou no Estrangeiro.

    As saídas profissionais dos alunos de Engenharia de Materiais levam à sua colocação em diversas indústrias e serviços, como por exemplo:

    - Indústria de componentes para a indústria automóvel (interiores e exteriores, estofos, sistemas de segurança, etc...).
    - Engenharia biomédica (nomeadamente empresas de próteses, linhas de hemodiálise, esterilização de produtos, técnicos de hospitais, etc.).
    - Engenharia metalúrgica e empresas metalomecânicas (fundições, tratamentos térmicos, etc.).
    - Indústria de polímeros (plásticos, borracha, espumas, compósitos).
    - Ambiente; tratamento de resíduos, indústria de reciclagem, etc.
    - Investigação e Desenvolvimento.
    - Novos materiais de construção e para arquitectura.

Outro curso relacionado com engenharia material

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |