Licenciatura em Artes/Desenho

Solicite informação sem compromisso ESAG | Escola Superior Artística de Guimarães

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura em Artes/Desenho - Presencial - Guimarães - Braga

  • Conteúdo

    Esta licenciatura pretende enfatizar a componente projectual do Desenho como instrumento estruturante do pensamento e conferente de utensilagem indispensável ao equacionamento de problemas e pesquisa de soluções adequadas para a construção de autonomia profissional. É seu objectivo habilitar o estudante, nomeadamente, a situar o território da acção específica do Desenho e determinar os seus possíveis contributos para a interacção transversal de diferentes domínios artísticos, científicos e profissionais e a desenvolver com autonomia, idoneidade e deontologia profissional uma actividade no campo das artes.Esta licenciatura pretende enfatizar a componente projectual do Desenho como instrumento estruturante do pensamento e conferente de utensilagem indispensável ao equacionamento de problemas e pesquisa de soluções adequadas para a construção de autonomia profissional. É seu objectivo habilitar o estudante, nomeadamente, a situar o território da acção específica do Desenho e determinar os seus possíveis contributos para a interacção transversal de diferentes domínios artísticos, científicos e profissionais e a desenvolver com autonomia, idoneidade e deontologia profissional uma actividade no campo das artes.

    Este ciclo de estudos está organizado em torno do Desenho como eixo dominante da formação. Paralelamente, é dada especial relevância à componente da Estética, das Teorias da Arte e da História da Arte, como principais contributos teóricos para a formação. Como área científica autónoma, aparecem as Tecnologias Digitais, com o intuito de dotar o diplomado de competências adequadas na área das novas tecnologias.
    Finalmente, importa referir a importância conferida à vertente profissionalizante, com a área científica de Gestão Profissional e a integração no plano de estudos da unidade curricular de Estágio, ambas componentes de uma estratégia de promoção da empregabilidade. Complementa-se a formação oferecendo um leque alargado de opções, permitindo ao estudante construir o currículo de acordo com as suas áreas de interesse.

    Tratando-se de ensino superior politécnico, privilegiam-se as aulas de natureza teórico-prática, claramente dominantes no 1º ano do curso, com o intuito de induzir, a partir de experiências práticas, um conjunto de princípios teóricos que o estudante aplicará em contextos distintos. No 2º ano, a par da predominância das aulas teórico-práticas, integram-se aulas de prática-laboratorial e orientação tutória, como primeiro momento de autonomização e acompanhamento individual do estudante, acompanhamento esse que assumirá no 3º ano um lugar central, juntamente com a modalidade de Estágio em que se pretende que o estudante se confronte com uma primeira experiência de aplicação dos seus conhecimentos e competências num contexto profissional.

Outro curso relacionado com desenho

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |