Licenciatura em Comunicação Social e Cultural

Solicite informação sem compromisso UCP - Universidade Católica Portuguesa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura em Comunicação Social e Cultural - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Conteúdo

    Curso de Licenciatura em Comunicação Social e Cultural

    Variantes

    Comunicação Social / Jornalismo
    Comunicação Cultural
    Comunicação Digital
    Comunicação Visual
    Comunicação Organizacional

     

    Cumprindo a orientação aprovada no Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa de que a composição do 1º Ciclo deverá assentar "nas ciências básicas da respectiva área", o Curso de Licenciatura em Comunicação Social e Cultural da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa foi reestruturado de modo a consignar o travejamento teórico ancilar de cada perfil, que lhe reconhece especialidade científica, com competências que permitam, aos que o desejarem, a integração no mercado de trabalho no final deste ciclo de formação.

    O perfil do Curso de Licenciatura distingue-se pelo seu carácter inequivocamente universitário, procurando fornecer ao formando instrumentos para uma produção crítica de saber, reconhecida pelos critérios fundamentais da comunidade científica em que se integram, se bem que reconhecendo que a formação universitária deverá considerar a empregabilidade e o perfil profissional do licenciado que coloca no mercado.

    Com base nos resultados dos estudos sobre a integração no mercado dos licenciados do Curso, realizados pelo Gabinete de Avaliação da Faculdade, foram consideradas competências básicas de formação profissional, que ajudaram a definir percursos alternativos. Por outro lado, a adequação do Curso procurou ter em conta os desenvolvimentos curriculares mais recentes de cada comunidade científica ao nível internacional, de modo a poder inovar e actualizar a sua oferta e colocá-la no patamar de evolução internacional da sua área científica específica.


    O Plano de Estudos da Licenciatura apresenta a seguinte estrutura:

    1. 16 disciplinas nucleares e obrigatórias para todos os alunos (abarcando as matérias consideradas essenciais ao nível da área científica de Ciências da Comunicação), num total de 85 ECTS;

    2. um conjunto de disciplinas obrigatórias de formação complementar (cultura e línguas estrangeiras), com um total de 40,5 ECTS;

    3. um conjunto de 5 percursos alternativos, correspondentes a cinco áreas de especialização: Comunicação Social/Jornalismo (34 ECTS); Comunicação Cultural (37 ECTS); Comunicação Digital (29,5 ECTS); Comunicação Visual (34 ECTS) e Comunicação Organizacional (32,5 ECTS). Cada um destes percursos alternativos é constituído por 7 disciplinas, traduzindo diferentes ponderações ao nível dos ECTS, tal como acima definidos.

    4. um conjunto de 4 a 5 disciplinas (a variação do número depende dos créditos atribuídos) de livre escolha de entre o leque de disciplinas constantes dos quatro percursos alternativos não adoptados pelo aluno.

     

    Disciplinas Nucleares
     

    Disciplinas

     
    Introdução à Comunicação
     
    Teorias da Comunicação
     
    Técnicas de Comunicação Audiovisual
     
    Sociologia da Comunicação
     
    Comunicação Digital
     
    Edição Multimedia

    Ética e Deontologia da Comunicação

    Direito da Comunicação e Direitos Fundamentais

    Teorias da Cultura

    História Contemporânea I

    História Contemporânea II
     
    Língua Portuguesa I
     
    Língua Portuguesa II

    Cultura Portuguesa

    Públicos e Audiências
     
    Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais
     


    Nota 1: Para completar a parte escolar do 1.º Ciclo (Licenciatura), cada aluno terá de somar 180 ECTS, assim distribuídos:

     

    -    85 em disciplinas nucleares (todas obrigatórias);

    -    40,5 em disciplinas complementares obrigatórias;

    -    54,5 em disciplinas de especialidade e de opção livre.

     

    Nota 2: Concluída parte escolar, os alunos que o desejarem poderão realizar um Estágio, com a duração de 3 a 5 meses, ao qual serão atribuídos 30 ECTS.

     

    Disciplinas de Especialidade
    (Percursos Alternativos)
     

    Comunicação Interpessoal - CO

    Análise e Crítica de Televisão - CS/CV

    Economia e Finanças Públicas - CS/CO
     
    História da Imprensa e Opinião - CS
     
    Teoria e Prática da Fotografia - CD/CV
     
    Géneros Jornalísticos - CS
     
    Comunicação Radiofónica  - CS
     
    Comunicação Televisiva - CS/CV
     
    Relações Públicas - CO
     
    Gestão Cultural - CC
     
    Museologia e Património - CC
     
    História da Arte - CC/CV
     
    História da Arte Portuguesa - CC
     
    Teorias da Representação - CC/CV

    Som e Imagens Digitais - CD

    Redes e Sistemas de Informação  - CD/CO

    Economia Digital - CD

    Infografia / Webdesign - CD
     
    Gestão das Organizações - CO
     
    Comunicação Organizacional - CC/CD/CO/CS
     
    Marketing e Publicidade - CC/CD/CO
     
    Géneros Cinematográficos - CV
     
    Análise e interpretação fílmica - CV

     
    Disciplinas de Formação Complementar
     
    Língua Inglesa I
     
    Língua Inglesa II

    Língua Inglesa III

    Língua Inglesa IV

    Língua Alemã I   ou

    Língua Espanhola I ou

    Língua Francesa I ou

    Língua Italiana I
     
    Língua Alemã II ou

    Língua Espanhola II ou
     
    Língua Francesa II ou
     
    Língua Italiana II
     
    Língua Alemã III   ou
     
    Língua Espanhola III   ou

    Língua Francesa III   ou
     
    Língua Italiana III

    Língua Alemã IV   ou
     
    Língua Espanhola IV   ou

    Língua Francesa IV   ou

    Língua Italiana IV

    Tradição dos Grandes Livros I

    Tradição dos Grandes Livros II

    Cristianismo e Cultura


    Disciplinas de opção livre
    (Todas as Disciplinas dos outros Percursos Alternativos e todas as Disciplinas de Opção comuns aos vários Cursos da FCH)

     
    Análise de Publicidade
     
    Análise e Crítica da Televisão
     
    Análise e Interpretação Fílmica
     
    Cinema Português
     
    Comunicação Interpessoal
     
    Comunicação Organizacional
     
    Comunicação
    Política
     
    Comunicação Radiofónica
     
    Comunicação Televisiva
     
    Cultura Norte Americana
     
    Economia Digital
     
    Economia e Finanças Públicas
     
    Géneros Jornalísticos
     
    Gestão Cultural
     
    Gestão das Organizações

    História da Arte Portuguesa

    História da Imprensa e da Opinião
     
    História dos Media
     
    Infografia/Webdesign
     
    Jornalismo de Investigação
     
    Liderança e Comunicação Grupal
     
    Marketing das Artes Performativas e Visuais
     
    Marketing e Publicidade
     
    Museologia e Património
     
    Questões Fundamentais de Construção Europeia

    Redes e Sistemas de Informação

    Relações Públicas
     
    Sociedade e Diversidade
     
    Som e Imagem Digitais
     
    Temas Contemporâneos

    Teorias da Cultura

     


     

     


     

     

     

     

     


     

     

     

     

     

     

     

     

     

     


     

Outro curso relacionado com ciência da comunicação

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |