Licenciatura em Enfermagem

Solicite informação sem compromisso IPS - Instituto Politécnico de Setúbal

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Licenciatura em Enfermagem - Presencial - Setúbal - Setúbal - Setúbal

  • Objectivos
    O Curso de Licenciatura em Enfermagem é uma formação de nível superior que visa capacitar os licenciados para intervirem de forma autónoma ou integrados em equipas multidisciplinares, concebendo e/ou participando na tomada de decisão acerca dos cuidados de enfermagem e de saúde, para responderem às necessidades das pessoas, famílias, grupos e comunidades.





    A principal actividade dos enfermeiros é prestar cuidados de enfermagem a pessoas, saudáveis ou doentes, de forma a que mantenham, melhorem ou recuperem a sua saúde. Por isso, é habitual definirem-se os objectivos fundamentais da profissão como sendo a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento, a reabilitação e a reintegração social. Para além da prestação de cuidados de enfermagem globais a indivíduos (do nascimento à morte), os enfermeiros prestam igualmente cuidados a famílias, grupos e comunidades.






    O Curso de Licenciatura em Enfermagem (ESS, IPS) respeita as directivas da União Europeia, as orientações da Ordem dos Enfermeiros para a formação do enfermeiro de cuidados gerais, assim como toma em atenção as recomendações emanadas por organismos internacionais nomeadamente o ICN e a OMS.





    A natureza da disciplina de enfermagem pressupõe que o seu desenvolvimento aconteça em relação e articulação entre o ensino teórico e o ensino clínico, procurando interligar o pensamento/conhecimento e a acção decorrendo num ciclo de complexidade crescente em contextos de aprendizagem diversos.





    A formação dos licenciados em Enfermagem assenta nos pressupostos de que o seu campo de acção é mais amplo do que o cuidar da pessoa doente em contexto hospitalar enquadrando a sua intervenção em equipas multiprofissionais num ambiente intersectorial entre o hospital e a comunidade num trabalho de parceria onde se partilhem valores, metas e objectivos, desenvolvendo o seu trabalho num mutuo respeito por forma a se conseguir uma prestação de cuidados de enfermagem de qualidade. Acresce ainda que a formação inicial tem como objectivo central a todo o processo de ensino aprendizagem formar “profissionais competentes não só para hoje mas também que valorizem e se impliquem em manter essa competência em termos de conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes” L.Nunes (2005).

    CICLO DE ESTUDOS: Licenciatura em Enfermagem

    GRAU: Licenciado

    DURAÇÃO: 8 semestres

    NÚMERO DE CRÉDITOS (ECTS): 240

    VAGAS: 46

    REGIME: Diurno
  • Dirigido a
    SAÍDAS PROFISSIONAIS:

    Prestação de cuidados de enfermagem gerais, no âmbito de promoção de saúde, prevenção e tratamento de doença, reabilitação e reinserção social: Em instituições prestadoras de cuidados de saúde/enfermagem em contexto público ou privado (hospitais, centros de saúde, lares para pessoas idosas, creches e jardins de infância, empresas e outros) | Exercício liberal | Desenvolvimento profissional em áreas de prestação de cuidados, de investigação, de ensino e formação profissional.
  • Titulação
    Licenciatura em Enfermagem
  • Conteúdo
    Porquê escolher o Curso de Enfermagem na ESS-IPS?
    Realizar o Curso de Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal é uma escolha que permite aos estudantes realizarem a sua formação num ambiente académico cuja orientação respeita as directivas Internacionais e Nacionais (European  Union, Internacional Council of Nursing e Organização Mundial de Saúde, ex) procurando preparar enfermeiros de cuidados gerais  capazes de intervir em contextos multidisciplinares aos três níveis de prevenção, prestando cuidados à pessoa, família e grupos ao longo do ciclo de vida, e apoiando os doentes/famílias em fim de vida ajudando-os numa morte serena.
    O processo formativo integra e desenvolve uma constante actualização por forma a assegurar uma educação/formação de qualidade, dando o seu contributo na dotação de enfermeiros capazes de agir nos actuais contextos em que se prestam cuidados de saúde à população e de intervirem de forma responsável e pró-activa nas organizações que compõem o sistema de saúde português.
    Com o recurso às recentes tecnologias de informação e a estratégias inovadoras de ensino aprendizagem a educação/formação dos futuros enfermeiros decorre num ambiente de ensino, que se caracteriza por ser promotor da autonomia e da responsabilidade dos estudantes.
    O currículo do Curso de Licenciatura em Enfermagem segue as orientações europeias do Processo de Bolonha, integrando o perfil de competências para o estudante de enfermagem que teve por base o documento emitido pelo Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros (2003) onde se apresentam as competências do enfermeiro de cuidados gerais e integrando as competências genéricas transversais dos estudantes do Instituto politécnico de Setúbal.

Outro curso relacionado com enfermagem

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |