Licenciatura em Engenharia Civil

Solicite informação sem compromisso IPS - Instituto Politécnico de Setúbal

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Licenciatura em Engenharia Civil - Presencial - Setúbal - Setúbal - Setúbal

  • Objectivos
    O Curso de Licenciatura em Engenharia Civil, está formatado de acordo com o Processo de Bolonha desde o ano lectivo 2006/2007. Os planos de estudos apresentam uma duração de 6 semestres no regime diurno e de 8 semestres no regime nocturno, totalizando 180 créditos ECTS.
  • Titulação
    Licenciatura em Engenharia Civil
  • Conteúdo

    Licenciatura em Engenharia Civil, regimes diurno e nocturno
    ÁLGEBRA LINEAR

    Ocorrência: 1º Semestre diurno, 1º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h T + 1h30 P
    Área Científica: Matemática
    Sumário: Espaços Vectoriais: definição de espaços vectoriais e subespaços; combinação linear; dependência e independência linear; geradores de espaços; bases e dimensão de um espaço. Cálculo Vectorial: definição; propriedades; norma de um vector, propriedades;produto interno, externo e misto;interpretação geométrica e propriedades; processo de ortogonalização de Gram-Schmit. Matrizes: definição; operações algébricas e elementares; propriedades; noção de característica; equações matriciais; factorização triangular; resolução de sistemas lineares pelo método de Gauss; cálculo da inversa, propriedades. Determinantes: definição; regra de Sarrus; teorema de Laplace; propriedades; propriedades da matriz inversa; matriz adjunta; dimensão de uma matriz; cálculo da inversa; resolução de sistemas de equações lineares ? regra de Cramer. Transformações Lineares e suas Propriedades: definição de transformação linear; núcleo e imagem, propriedades; transformações ortogonais. Tensores Cartesianos: notação indicial; operações com tensores; tensores especiais; tensores de 2ª ordem. Valores Próprios e Vectores Próprios: definições e propriedades; polinómio característico de uma matriz quadrada; cálculo de valores próprios e vectores próprios; semelhança e diagonalização de matrizes; propriedades.

    ANÁLISE MATEMÁTICA I

    Ocorrência: 1º e 2º Semestre diurno, 1º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h T + 1h30 P
    Área Científica: Matemática
    Sumário: Breve revisão de funções reais de variável real. Limite de uma função e interpretação geométrica. Funções inversas da trigonometria. Cálculo diferencial: noção de derivada; regras de derivação; propriedade; derivadas de ordem superior; derivadas de funções implícitas e de funções dadas na forma paramétrica; aplicações da derivação; extremos; teoremas de Rolle, Lagrange e Cauchy; introdução aos diferenciais; fórmula de Taylor; aplicações. Cálculo integral: primitivas; métodos de primitivação; definições e propriedades do integral definido; integral de Riemann; teorema fundamental do cálculo integral; integrais impróprios e critérios de convergência; aplicações do cálculo integral, em particular no cálculo de áreas, volumes de sólidos de revolução e comprimento de linha. Séries numéricas e séries de funções.

    DESENHO TÉCNICO I

    Ocorrência: 1º Semestre diurno, 1º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h P/L
    Área Científica: Arquitectura, Urbanismo e Vias de Comunicação
    Sumário: Introdução ao Desenho Técnico: normalização, materiais, formatos, legendas, esquadrias e dobragens. Tipos de linhas e grupos de traços. Cortes e secções. Representação gráfica dos materiais em corte. Escala e cotagem. Projecções ortogonais: sistema diédrico e triédrico. Norma de representação. Representação axonométrica: axonometrias por projecções oblíquas e ortogonais.

    INGLÊS TÉCNICO

    Ocorrência: 1º Semestre diurno, 1º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T/P
    Área Científica: Matérias Complementares
    Sumário: Áreas lexicais: Números e Métodos de Medição. Formas. Matéria e os Materiais. Processos industriais e de construção. Geologia. Estruturas e Segurança Estrutural. Hidráulica. Urbanismo. Ambiente. ?Design? na Engenharia. Métodos de Construção. CAD. Correspondência e comunicação profissional. Estrutura da língua. Formas do presente e passado (afirmativa, negativa e interrogativa). Preposições de lugar e direcção. Receber e dar instruções. Comparação. Formação de palavras - uso de dicionário.

    MECÂNICA A

    Ocorrência: 1º Semestre diurno, 1º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h T + 2h P/L
    Área Científica: Mecânica e Estruturas
    Sumário: Princípios e conceitos fundamentais da Mecânica. Unidades. Precisão Numérica. Estática das partículas no plano e no espaço. Equilíbrio de corpos rígidos. Atrito estático: tipos de atrito; leis e coeficientes de atrito. Atrito em correias. Geometria de massas: centro de massa e centróide; momentos e produtos de inércia; Teorema de Lagrange-Steiner. Cinemática do ponto material. Cinemática do corpo rígido. Dinâmica do ponto material: segunda lei de Newton; métodos da energia e da quantidade de movimento. Dinâmica do corpo rígido com movimento plano. Vibrações mecânicas de sistemas de um grau de liberdade.

    TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO

    Ocorrência: 1º Semestre diurno, 3º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h T/P
    Área Científica: Matérias Complementares
    Sumário: A comunicação humana: princípios e funcionamento (1 semana). Noção de comunicação. Componentes da comunicação: interlocutores, conteúdo, forma, suporte. Codificação e descodificação. A especificidade da comunicação linguística (1 semana). A comunicação in absentia. A noção de signo linguístico. Problemas de significação. Suportes e modalidades da comunicação linguística (3 semanas). Noção de língua. O social e o individual. Parâmetros de análise linguística. Questões de competência linguística e de competência comunicativa. A pragmática. Características distintivas da oralidade e da escrita (2 semanas). A gramática da escrita e a gramática do oral. Níveis de língua. O formal e o informal. Estratégias de desenvolvimento da comunicação linguística (3 semanas). Língua e função. Técnicas de produção linguística. Prática de escrita e de oralidade. Modelos de escrita tipificada: a comunicação de informação técnica (5 semanas). A comunicação técnica. Os modelo-tipo: a acta, o relatório, o resumo, a memória descritiva, o curriculum vitae, a carta-resposta.

    ANÁLISE DE ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS

    Ocorrência: 2º Semestre diurno, 2º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h T + 2h P/L
    Área Científica: Mecânica e Estruturas
    Sumário: O projecto de estruturas. Conceitos fundamentais em análise de estruturas. Principais modelos de análise estrutural. Estruturas reticuladas e articuladas. Pórticos tridimensionais e planos. Grelhas. Indeterminação estática de estruturas. Análise da estatia exterior de um corpo rígido. Ligações mal distribuídas. Análise da estatia exterior, interior e global de uma estrutura. Ligações mal distribuídas. Método das estruturas arborescentes. Método misto. Estruturas treliçadas. Forças interiores. Terceira Lei de Newton. Diagramas de corpo livre. Esforço axial. Equações de equilíbrio. Método dos nós. Método das secções. Peças lineares. Esforço axial, esforço transverso, momento flector e momento torsor. Convenção de sinais. Traçado de diagramas de esforços. Relações entre carga, esforço transverso e momento flector. Trabalho elementar de uma força e de um binário. Expressão de propagação de deslocamentos elementares. Centro instantâneo de rotação de um corpo rígido em movimento plano. Princípio dos trabalhos virtuais. Aplicação do princípio dos trabalhos virtuais. Sistemas hipoestáticos. Sistemas isoestáticos. Diagrama de deslocamentos. Estruturas simétricas sujeitas a acções simétricas e antissimétricas. Simplificações. Linhas de influência de estruturas isostáticas. Conceito de carga móvel e de comboio de cargas. Métodos directo e indirecto.

    ANÁLISE MATEMÁTICA II

    Ocorrência: 1º e 2º Semestre diurno, 2º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h T + 1h30 P
    Área Científica: Matemática
    Sumário: Cálculo diferencial com funções escalares: limites e continuidade; noções de derivada parcial; diferenciabilidade e derivada direccional, matriz jacobiana; extremos livres; extremos condicionados; matriz hessiana. Integrais duplos e integrais triplos: definição e propriedades; aplicações do cálculo integral, em particular no cálculo de áreas, volumes e centros de massa. Equações diferenciais: edo?s de 1ª ordem, edo?s lineares de qualquer ordem com coeficientes constantes.

    DESENHO TÉCNICO II

    Ocorrência: 2º Semestre diurno, 2º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h P/L
    Área Científica: Arquitectura, Urbanismo e Vias de Comunicação
    Sumário: Teoria das Projecções Cotadas. Aplicação ao desenho de coberturas e à representação de superfícies de terrenos. Elementos de projecto: Plantas, Cortes e Alçados. Introdução a sistemas de CAD.

    GEOLOGIA

    Ocorrência: 2º Semestre diurno, 2º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h30 T/P
    Área Científica: Geotecnia
    Sumário: Introdução ao estudo da Geologia aplicada à Engenharia Civil. A Terra - formação, estrutura e idade. Noções gerais de Geologia. Sismologia. Mineralogia. Petrologia. Processos sedimentares. Processos de alteração de rochas: mecânicos e químicos. Conceitos de solo. Tipos de solo. Propriedades básicas. Propriedades físicas dos materiais. Elementos de Geodinâmica interna. Estratigrafia. Cartas topográficas e geológicas. Perfis topográficos e cortes geológicos. Geologia de Portugal. Prospecção geológica e geotécnica. Implicações geológicas nas obras de engenharia.

    PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA

    Ocorrência: 2º Semestre diurno, 4º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h30 T/P
    Área Científica: Matemática
    Sumário: Revisões de estatística descritiva univariada através do EXCEL e do SPSS. Noções básicas: classificação de variáveis; transformação de escalas; amostragem. Organização dos dados: quadros de frequências; representação gráfica. Medidas descritivas: medidas de localização; medidas de dispersão; medidas de assimetria; medidas de achatamento. Estatística descritiva bivariada através do EXCEL e do SPSS. Introdução. Diagrama de dispersão. Tabelas de dupla entrada. Tabelas de contingência. Medidas de associação. Coeficientes de associação: coeficiente de Cramer. Coeficientes de correlação: Pearson, Spearman, bisserial por pontos. Regressão linear simples. Método dos mínimos quadrados: rectas de regressão. Qualidade de ajustamento: coeficiente de determinação. Cálculo de probabilidades Conceitos fundamentais.. Probabilidades condicionais. Fórmula de Bayes. Teorema de Bayes. Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidad Distribuições discretas: Processo de Bernoulli, Binomial, Poisson, Aproximação da distribuição Binomial pela de Poisson. Distribuições contínuas: Normal, aproximação da distribuição Binomial pela Normal, Qui-quadrado. Introdução à Inferência Estatística. Estimação pontual e por intervalo de confiança. Introdução aos testes de Hipóteses: paramétricos e não paramétricos. Testes de Hipóteses Paramétricos. Testes de Hipóteses Não Paramétricos.

    QUÍMICA A

    Ocorrência: 2º Semestre diurno, 2º Semestre nocturno
    Carga Horária: 4h T/P
    Área Científica: Química
    Sumário: Estrutura atómica ? A evolução da teoria atómica, a teoria quântica e estrutura electrónica dos átomos, a tabela periódica e as propriedades periódicas. Tipos de ligação química ? Ligação iónica, partilha de electrões (ligação covalente e ligação metálica), as macromoléculas. Ligações intermoleculares ?Propriedades físicas das soluções, tipos de soluções, perspectiva molecular do processo de dissolução, diagrama de fases, efeito da temperatura na solubilidade, efeito da pressão na solubilidade nos gases, propriedades coligativas de soluções. Cinética química ? Energia de activação, acção de um catalizador. Equilíbrio químico ? O conceito de equilíbrio químico, formas de exprimir a constante de equilíbrio, factores que afectam o equilíbrio químico. Reacção ácido-base e cálculo de pH ? Ácidos e bases de Brønsted, pares ácido e base conjugados, propriedades ácido-base da água, a força dos ácidos e das bases, constante de acidez e basicidade, ácidos polipróticos, ácidos e bases de Lewis, ácido e base dos sais, indicadores de pH, o impacto dos ácidos na natureza. Termoquímica ? A 1ª Lei da Termodinâmica, a entalpia, processos espontâneos e a entropia, a 2ª Lei da Termodinâmica, energia de Gibbs, e energia livre de Gibbs e o equilíbrio, a 3ª lei da Termodinâmica, Materiais ? Principais propriedades dos polímeros, materiais cerâmicos, o vidro, materiais compósitos: O betão e a composição química do cimento, ataque químico, propriedades dos componentes do cimento e relação com algumas propriedades e tipos de cimentos. Corrosão ? Corrosão química, corrosão electroquímica, passivação metálica, diagrama de Pourbaix, pilhas de corrosão, tipos de corrosão.

    HIDRÁULICA I

    Ocorrência: 3º Semestre diurno, 5º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Hidráulica e Ambiente
    Sumário: Propriedades dos fluidos e dos escoamentos. Hidrostática. Hidrocinemática. Hidrodinâmica. Análise Dimensional e Teoria da Semelhança. Leis de resistência dos escoamentos uniformes. Escoamentos sob pressão.

    INFORMÁTICA E PROGRAMAÇÃO

    Ocorrência: 3º Semestre diurno, 3º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 1h30 P/L
    Área Científica: Matemática
    Sumário:

    MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I

    Ocorrência: 3º Semestre diurno, 3º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h30 T + 2h P/L
    Área Científica: Construção e Reabilitação
    Sumário: Classificação dos materiais. Estrutura interna dos materiais e tipos de ligações entre átomos. Pedras Naturais: características, aplicações e condições de utilização. Ligantes aéreos: Gesso e Cal Aérea. Cimentos. Matérias primas e processo de fabrico. Reacções de hidratação dos cimentos. Tipos de cimentos. Betões. Características dos inertes e da água de amassadura. Determinação da composição de um betão. Relação água cimento. Produção e aplicação de um betão. Adjuvantes. Comportamento mecânico de um betão. Características das argamassas. Argamassas bastardas. Materiais cerâmicos: fabrico, tipos de produtos e propriedades dos cerâmicos. Madeiras. Estrutura, características e propriedades mecânicas da madeira. Ligações entre elementos. Protecção da madeira. Derivados da madeira. Aços. Processo de fabrico. Tratamentos térmicos e mecânicos. Propriedades mecânicas dos aços. Tipos de aço. Vidros: fabrico, tipos e propriedades. Tintas e Vernizes: componentes, sistemas de pintura e requisitos de uma tinta.

    MECÂNICA DOS SOLOS

    Ocorrência: 3º Semestre diurno, 3º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h T + 1h30 P/L
    Área Científica: Geotecnia
    Sumário: As obras geotécnicas e a importância da Mecânica dos Solos. Propriedades básicas dos solos. Classificação de solos. Compactação e estabilização de solos. Melhoramento de terrenos. A água no solo. Tensões nos solos. Assentamentos nos solos: imediatos; consolidação primária; consolidação secundária. Resistência ao corte: critérios de rotura; envolvente de rotura; ensaios de resistência ao corte; comportamento de areias e argilas; parâmetros de resistência.

    PLANEAMENTO REGIONAL E URBANO

    Ocorrência: 3º Semestre diurno, 5º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h T/P
    Área Científica: Arquitectura, Urbanismo e Vias de Comunicação
    Sumário: Organização do espaço urbano. O processo de planeamento e gestão urbanísticos. Os agentes do desenvolvimento urbano e o seu papel. Tipologias de estrutura urbana. Legislação urbanística. Principais instrumentos de ordenamento e sua hierarquia. Planeamento estratégico e gestão urbanística.

    RESISTÊNCIA DE MATERIAIS I

    Ocorrência: 3º Semestre diurno, 3º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h T + 1h30 P/L
    Área Científica: Mecânica e Estruturas
    Sumário: Mecânica dos Meios Contínuos. Vector das tensões. Noção de faceta. Tensor das tensões. Simetria. Fórmula de Cauchy. Equações de equilíbrio. Direcções e valores principais, transformações de coordenadas, círculo de Mohr (revisões). A hipótese dos pequenos deslocamentos. Tensores das deformações e rotações infinitesimais. Equações constitutivas. Sólido elástico de Hooke. Significado físico das constantes elásticas. Coincidência das direcções principais de tensão e deformação. Estados planos de tensão. Estados planos de deformação. O princípio de Saint-Venant. Critérios de cedência e de rotura. Critério de Tresca. Critério de Von-Mises. Critério de Mohr-Coulomb. Viscoelasticidade. Teoremas energéticos. Tracção e compressão de peças lineares O problema de Saint¬ Venant. Ensaio de tracção de um provete de aço macio. Esforço normal variável. Secção transversal variável. Materiais em série e em paralelo. Efeito de variações de temperatura. Tensões iniciais. Pré-esforço. Problemas hiperstáticos. O Princípio dos Trabalhos Virtuais. O método da carga unitária. Torção de peças lineares. Barras com secção circular. Barras com secção em coroa circular. Barras tubulares de parede fina. Barras com secção rectangular. Secções abertas de parede fina. Aplicação do método da carga unitária.

    CARTOGRAFIA

    Ocorrência: 3º Semestre diurno, 4º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T/P + 1h30 P/L
    Área Científica: Arqitectura, Urbanismo e Vias de Comunicação
    Sumário: Leitura e Utilização de Cartas Topográficas: cartas topográficas; escalas; formas de relevo; interpolação de cotas; declives, perfis, cálculo de áreas e volumes. Elementos de Geodesia: coordenadas naturais e geodésicas; geometria do elipsóide biaxial; transformação de coordenadas; infra-estruturas cartográficas. Elementos de Cartografia: projecções cartográficas; cartografia matemática, cartografia nacional. Posicionamento Topográfico: grandezas observáveis e equipamento de observação; medição e correcção de distâncias; nivelamento geométrico e nivelamento trigonométrico; transporte de coordenadas; levantamento por GPS; Implantação de obras; Fotogrametria e Detecção Remota: fotografia aérea; planeamento de um voo; imagens numéricas; ortofotoplantas e cartas imagem.

    FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES

    Ocorrência: 4º Semestre diurno, 4º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Construção e Reabilitação
    Sumário: Exigências funcionais de edifícios. Térmica dos edifícios. Conceitos básicos. A regulamentação nacional: o RCCTE. Humidades em edifícios. Condensações. Ventilação. Acústica dos edifícios. Conceitos básicos. A regulamentação nacional: o RGR. A segurança contra o risco de incêndios. Conceitos básicos. A regulamentação nacional relativa a edifícios.

    FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS DE SUPORTE

    Ocorrência: 4º Semestre diurno, 4º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Geotecnia
    Sumário: Análise, dimensionamento e processos construtivos de obras geotécnicas correntes: fundações superficiais, fundações profundas, estruturas de suporte rígidas, estruturas de suporte flexíveis autoportantes e mono-apoiadas, estabilidade e estabilização de taludes. Aspectos normativos e critérios de segurança.

    HIDRÁULICA II

    Ocorrência: 4º Semestre diurno, 6º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Hidráulica e Ambiente
    Sumário: Escoamentos com superfície livre. Escoamentos por orifícios e descarregadores. Escoamentos em meios porosos. Turbomáquinas hidráulicas.

    PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO I

    Ocorrência: 4º Semestre diurno, 6º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Construção e Reabilitação
    Sumário: Processos de construção de elementos estruturais: pilares, vigas, lajes e coberturas. Processos de construção de paredes (exteriores e interiores) e de coberturas. Revestimentos de paredes, de piso e de coberturas.

    RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II

    Ocorrência: 4º Semestre diurno, 4º Semestre nocturno
    Carga Horária: 3h T + 1h30 P/L
    Área Científica: Mecânica e Estruturas
    Sumário: Flexão: simples; desviada; composta; plástica, deformação por flexão. Corte: tensões de corte; centro de corte; deformação por esforço transverso. Verificação da segurança: filosofia de segurança; interacção de esforços; factores de segurança; esforços e resistências de cálculo. Estabilidade do equilíbrio: sistemas com 1 grau de liberdade; colunas simplesmente apoiadas e com outras condições de apoio; colunas reais; esforço axial resistente segundo o Eurocódigo 3.

    BETÃO ESTRUTURAL

    Ocorrência: 5º Semestre diurno, 7º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Mecânica e Estruturas
    Sumário: Princípios da verificação de segurança estrutural. O Regulamento de Segurança e Acções (RSA). Características dos materiais utilizados no betão estrutural: Aços e betões. Dimensionamento de vigas aos estados limite últimos: flexão, esforço transverso e torção. Pormenorizações de vigas. Verificação da segurança aos estados limite de utilização em vigas: fendilhação e deformação.

    INFRA-ESTRUTURAS E SERVIÇOS MUNICIPAIS

    Ocorrência: 5º Semestre diurno, 7º Semestre nocturno
    Carga Horária: 4h T/P
    Área Científica: Construção e Reabilitação
    Sumário: Posicionamento das Autarquias na Estrutura da Administração Pública. As competências dos Municípios. Regime Jurídico da Urbanização e Edificação. Licenciamento municipal. Modos de procedimento na função do engenheiro fiscal de obras particulares. Abordagem ao Regime Jurídico das Empreitadas de Obras Públicas no âmbito da administração pública. Elaboração das peças necessárias para a abertura de concursos públicos e limitados. O Decreto-Lei 197/99, de 8 de Junho, sua aplicação e importância em Autarquias. Comparação dos aspectos fundamentais entre os dois diplomas. Sistemas de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais. Principais regras de concepção, exploração e reabilitação. O Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais. Ambiente Urbano: O papel dos arranjos exteriores nas zonas urbanas. Sistemas de rega e de drenagem dos espaços verdes. Sistemas de Recolha e Transporte de Resíduos. Confinamento: O papel do aterro sanitário, concepção e exploração. Parques infantis: O regulamento que estabelece as condições de segurança a observar na localização, implantação, concepção e organização funcional dos espaços de jogo e de recreio, respectivo equipamento e superfícies de impacte. As normas NP EN 1176. 6.Infraestuturas Rodoviárias. Hierarquização das vias. Caracterização dos diferentes problemas de manutenção das vias de comunicação e propostas de soluções. A problemática do estacionamento para o Município em controvérsia com o espaço do Peão. A segurança viária no meio urbano. Sinalização vertical e horizontal. A importância do cadastramento municipal.

    MODELAÇÃO E ANÁLISE DE ESTRUTURAS

    Ocorrência: 5º Semestre diurno, 5º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Mecânica e Estruturas
    Sumário: Posicionamento das Autarquias na Estrutura da Administração Pública. As competências dos Municípios. Regime Jurídico da Urbanização e Edificação. Licenciamento municipal. Modos de procedimento na função do engenheiro fiscal de obras particulares. Abordagem ao Regime Jurídico das Empreitadas de Obras Públicas no âmbito da administração pública. Elaboração das peças necessárias para a abertura de concursos públicos e limitados. O Decreto-Lei 197/99, de 8 de Junho, sua aplicação e importância em Autarquias. Comparação dos aspectos fundamentais entre os dois diplomas.  Sistemas de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais. Principais regras de concepção, exploração e reabilitação. O Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais. 5. Ambiente Urbano: O papel dos arranjos exteriores nas zonas urbanas. Sistemas de rega e de drenagem dos espaços verdes. Sistemas de Recolha e Transporte de Resíduos. Confinamento: O papel do aterro sanitário, concepção e exploração. Parques infantis: O regulamento que estabelece as condições de segurança a observar na localização, implantação, concepção e organização funcional dos espaços de jogo e de recreio, respectivo equipamento e superfícies de impacte. As normas NP EN 1176. 6.Infraestuturas Rodoviárias. Hierarquização das vias. Caracterização dos diferentes problemas de manutenção das vias de comunicação e propostas de soluções. A problemática do estacionamento para o Município em controvérsia com o espaço do Peão. A segurança viária no meio urbano. Sinalização vertical e horizontal. A importância do cadastramento municipal.

    PLANEAMENTO E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS I

    Ocorrência: 5º Semestre diurno, 6º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Construção e Reabilitação
    Sumário: Definição de empreendimento. Intervenientes e fases de um empreendimento de construção. Sectores da industria da construção. Etapas de desenvolvimento de empreendimentos. Obras públicas e particulares. Fases de realização de uma obra. Modos de realização de obras. Tipos de empreitadas.Enquadramento legislativo da actividade de construção. Regime de acesso e permanência na actividade de Construção Civil e Obras Públicas. O regime jurídico de empreitadas de obras públicas - DL 55/99. Concursos, elaboração e avaliação de propostas, adjudicação, contrato, consignação e execução de empreitadas. Facturação, pagamentos, revisão de preços, recepção e liquidação. Adiantamentos, multas, prémios e caução.

    SANEAMENTO AMBIENTAL I

    Ocorrência: 5º Semestre diurno, 7º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Hidráulica e Ambiente
    Sumário: Introdução ao ciclo hidrológico e ciclo urbano da água. Noções de hidrologia. Processos hidrológicos. Introdução à problemática do saneamento ambiental. Infra-estruturas de abastecimento de água, de águas residuais e pluviais. Noções gerais de tratamento de água para consumo e de águas residuais urbanas.

    VIAS DE COMUNICAÇÃO I

    Ocorrência: 5º Semestre diurno, 5º Semestre nocturno
    Carga Horária: 4h T/P
    Área Científica: Arquitectura, Urbanismo e Vias de Comunicação
    Sumário: Introdução às Vias de Comunicação. Projecto Rodoviário. Estudo de Tráfego. Traçado em Planta/Perfil Longitudinal e sua coordenação. Perfil Transversal-Tipo. Movimento de Terras. Noções básicas sobre os projectos de Drenagem, Pavimentação, Sinalização e Equipamento de Segurança. Infra-estruturas Ferroviárias.

    DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS

    Ocorrência: 6º Semestre diurno, 8º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Mecânica e Estruturas
    Sumário: Estruturas metálicas. Características dos aços de construção. Dimensionamento e verificação da segurança. Protecção ao fogo e à corrosão. Estruturas de madeira. Características do material. Dimensionamento e verificação da segurança. Cofragens, cimbres e estruturas de contraventamento a utilizar em obra.

    ESTRUTURAS METÁLICAS E MISTAS

    Ocorrência: 6º Semestre diurno, 6º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Mecânica e Estruturas
    Sumário: Elementos de construção metálica. Protecção ao fogo e à corrosão. Análise e dimensionamento de secções metálicas e mistas. Resistência à encurvadura. Análise e dimensionamento de ligações. Análise e dimensionamento de pórticos e estruturas articuladas. Fabrico e montagem.

    PLANEAMENTO E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS II

    Ocorrência: 6º Semestre diurno, 8º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Construção e Reabilitação
    Sumário: Estrutura e comportamento das organizações. Direcção de obra. Fiscalização: funções e actuação num empreendimento de Construção. Organização, dimensionamento e instalação de estaleiros de obras. Equipamentos de estaleiro. Plano de Estaleiro. Principais profissões da indústria da construção civil obras públicas e definição de funções. Planeamento e preparação de obra. Documentação de obra. Tipos de diagramas utilizados na representação de projectos. Planeamento e controlo do factor custo. Afectação de recursos.

    REDES PREDIAIS

    Ocorrência: 6º Semestre diurno, 8º Semestre nocturno
    Carga Horária: 4h T/P
    Área Científica: Arquitectura, Urbanismo e Vias de Comunicação
    Sumário: Redes prediais de abastecimento de água, combate a incêndios e drenagem de águas residuais. Componentes, concepção e dimensionamento. Aspectos normativos e critérios subjacentes. Tipos, concepção e dimensionamento de redes prediais de gás.

    SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NA CONSTRUÇÃO

    Ocorrência: 6º Semestre diurno, 8º Semestre nocturno
    Carga Horária: 4h T/P
    Área Científica: Construção e Reabilitação
    Sumário: Considerações sobre a segurança no trabalho e estatísticas. Medicina e saúde no trabalho. Conceitos básicos de segurança no trabalho. Directiva Estaleiros ? DL 273/2003. O papel dos vários intervenientes na Segurança em Empreendimentos de Construção. Coordenação de segurança. O Plano de Segurança e Saúde. Análise de riscos e medidas preventivas de actividades e situações típicas no universo da construção civil. Planos de monitorização e prevenção. Planos de emergência.

    EMPREENDEDORISMO E CRIAÇÃO DE EMPRESAS

    Ocorrência: 6º Semestre diurno, 6º Semestre nocturno
    Carga Horária: 2h T + 2h P/L
    Área Científica: Economia e Gestão
    Sumário: Conceitos Básicos de Gestão.  A revolução Empreendedora: caracterização do empreendedorismo; empreendedorismo, inovação e desenvolvimento económico;competências empreendedoras; ética e empreendedorismo. O Processo Empreendedor: da ideia à oportunidade de negócio; criação e selecção de ideias.O Plano de Negócio:plano organizacional; plano de marketing; plano financeiro.

    INSTALAÇÕES TÉCNICAS

    Ocorrência: 6º Semestre diurno, 6º Semestre nocturno
    Carga Horária: 4h T/P
    Área Científica: Construção e Reabilitação
    Sumário: Instalações solares;  sistemas de ventilação e de climatização; instalações eléctricas. Dimensionamento de elementos básicos associados às especialidades abordadas na perspectiva de utilização sustentável de energia. Questões de coordenação interdisciplinar e compatibilização de projectos.

Outro curso relacionado com engenharia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |