Licenciatura em Terapia da Fala

Solicite informação sem compromisso IPS - Instituto Politécnico de Setúbal

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Licenciatura em Terapia da Fala - Presencial - Setúbal - Setúbal - Setúbal

  • Objectivos
    SAÍDAS PROFISSIONAIS:

    Prestação de cuidados nas áreas relacionadas com alterações da comunicações humana (problemas de voz, de articulação, de fluência e de linguagem). A sua actividade profissional distribui-se pelas seguintes vertentes: Hospitais | Centros de Saúde | Centros de Reabilitação | Clínicas e Gabinetes Privados | Escolas e Jardins de Infância | Equipas de Intervenção Precoce | Instituições de Educação Especial | Serviços de apoio a pessoas idosas | Saúde Ocupacional/Empresas | Centros de Educação e de Investigação | Exercício liberal.
  • Titulação
    Licenciatura em Terapia da Fala
  • Conteúdo
    Porquê escolher o Curso de Terapia da Fala na ESS-IPS?

    O curso de Licenciatura em Terapia da Fala tem a duração de quatro anos lectivos e prepara profissionais que identificam, diagnosticam e tratam perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala, participando sempre que possível na prevenção dessas perturbações. O seu plano de estudos está organizado com base nas competências profissionais dos terapeutas da fala e segundo um modelo que parte da prática para a teoria.

    As tarefas profissionais constituem o eixo central do curriculum. Nas unidades curriculares deste domínio, os alunos têm oportunidade de trabalhar sobre casos derivados da realidade profissional, em simulações durante os dois primeiros anos de formação, e em ambiente real de aprendizagem nos estágios dos últimos dois anos. O objectivo é o desenvolvimento integrado de competências profissionais através da conjugação dos níveis de teoria, atitude e prática.

    As unidades curriculares de teoria contribuem para suportar teoricamente as opções feitas na análise dos casos profissionais, fundamentando a prática baseada na evidência. As unidades curriculares de desenvolvimento pessoal e profissional têm como objectivo desenvolver as componentes atitudinais das competências profissionais a adquirir. Nas unidades curriculares de prática são treinadas técnicas específicas necessárias ao exercício da profissão.

    A intervenção dos terapeutas da fala pode decorrer em qualquer idade da vida do utente e desenvolve-se frequentemente em interacção com outros especialistas (médicos, psicólogos, outros terapeutas). Sempre que necessário o terapeuta da fala actua também em estreita cooperação com as famílias dos utentes, promovendo a integração destes na família e na comunidade. A finalidade da intervenção dos terapeutas da fala é a promoção da qualidade de vida do utente, tanto ao nível pessoal como ao nível da interacção comunicativa deste com o seu meio social. As capacidades de comunicação interpessoal e de trabalho cooperativo, bem como a curiosidade e o sentido de inovação científica, são essenciais para a prática profissional dos terapeutas da fala, promovendo não apenas a qualidade dos serviços prestados mas também o desenvolvimento do conhecimento científico nesta área.

    CICLO DE ESTUDOS: Licenciatura em Terapia da Fala
    GRAU: Licenciado
    DURAÇÃO: 8 semestres
    NÚMERO DE CRÉDITOS (ECTS): 240
    VAGAS: 27
    REGIME: Diurno

     2º SemestreCódigoNomeECTSObs.LICTF041Ciências Biomédicas IV2 LICTF043Educação para a Prática IV8

Outro curso relacionado com terapia de reabilitação

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |