Conteúdo
Este curso é ministrado em espanhol e nas sedes: Albacete, Granada, Madrid, Murcia, Salamanca, Santa Cruz (Bo), La Paz (Bo)
O programa Master em Negócios Internacionais da Escola Europeia de Negócios tem um objectivo claro: Formar profissionais que vão contribuir com o sucesso de empresas e projectos de projecção internacional e com o desenvolvimento de organizações de negócios a nível mundial desde a Alta Direcção de Empresas.
Por estar imerso em um processo irreversível de crescente globalização e com actividades internacionais já generalizadas, as empresas precisam de executivos com uma ampla visão e conhecimentos de novos modos de organização empresarial para fazer valer uma forte competência; assim definimos o programa com a intenção de criar profissionais que assumam responsabilidades, que saibam fazer cooperações entre organizações internacionais e as pessoas e suas diferentes culturas a partir do conhecimento eficaz das diferentes áreas da empresa entendendo cada vez mais e melhor a competência, a cooperação, a especialização, as inovações tecnológicas e a globalização dos mercados.
A Direcção Internacional da Empresa eficaz é a máxima do programa por capacitar os participantes nas diferentes áreas estratégicas e funcionais da empresa e principalmente naquelas que afectam directamente as actuações internacionais.
O programa M.N.I. definitivamente está estruturado para transmitir uma formação académica de excelência que, além de transmitir conhecimentos especializados e eficazes técnicas de gestão, fomentam as capacidades pessoais e administrativas, conceituais e analíticas dos participantes, tão necessárias na empresa do século XXI.
PROGRAMA MBA + ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO INTERNACIONAL
INTERNACIONALIZAÇÃO EMPRESARIAL
• OBJECTIVOS DO PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO.
• ARTICULAÇÃO POR FASES.
• CONSEQUÊNCIAS E MEDIDAS ORGANIZACIONAIS.
• PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA.
• CHAVE DE SUCESSO DA INTERNACIONALIZAÇÃO.
• ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA EMPRESA E DETERMINAÇÃO DA POSIÇÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO.
• PLANIFICAÇÃO DOS OBJECTIVOS INTERNACIONAIS.
• PRODUTOS COMPETITIVOS E BARREIRAS TÉCNICAS.
• ESTRATÉGIA DE CONCENTRAÇÃO OU DE DIVERSIFICAÇÃO.
• MARCO ESTRATÉGICO ELEGIDO.
• SELECÇÃO E ELEIÇÃO DE PAÍSES OBJECTIVO
• ESTRATÉGIA E FORMAS DE ACESSO AO MERCADO.
• SELECÇÃO DE FORMAS DE ACESSO.
MARKETING INTERNACIONAL
• MARKETING INTERNACIONAL.
• ELEMENTOS PARTICIPANTES NO MARKETING INTERNACIONAL.
• INTERNET NO COMERCIO INTERNACIONAL.
• BASES DE DADOS INFORMÁTICAS.
• INVESTIGAÇÃO DE MERCADOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL.
• MARKETING MIX INTERNATIONAL.
• MARKETING TOTAL. POSICIONAMENTO POR ESTANDARDIZAÇÃO OU ADAPTAÇÃO EM MERCADOS INTERNACIONAIS
• AS OPERAÇÕES ESPECIAIS E DE COMPENSAÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL.
• TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAIS.
PLANO DE ACÇÃO INTERNACIONAL
•DECISÕES ADOPTADAS DE ACORDO COM AS POSSIBILIDADES
• FERRAMENTAS DE MARKETING A SEREM UTILIZADAS PARA DETERMINAR AS NECESSIDADES DOS OBJECTIVOS ENFOCADOS.
• CONSEQUÊNCIAS SOBRE A ESTRUTURA E A FORMA DA ACTIVIDADE DA EMPRESA.
• CHAVES DE ÊXITO DO PLANO DE ACÇÃO
RECURSOS HUMANOS E FINANCEIROS
•ORGANIZAÇÃO E ACEITAÇÃO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
• ORGANIZAÇÃO, COMO E QUANDO É IMPRESCINDÍVEL.
•PLANO DE ACÇÃO E MERCADO DE DESTINO.
• QUADRO DE ACÇÃO A SER EXECUTADA. PRIORIDADE, DATA LIMITE, QUEM, COMO E COM QUE APOIO
IMPLANTAÇÃO EXTERIOR
•CONHECER A SOLVÊNCIA DO CLIENTE POTENCIAL.
PETIÇÕES DA OFERTA.
•LANÇAMENTO DA OFERTA.
•FATURA PRÓ-FORMA.
•FATURA COMERCIAL OU CONSULAR.
• INÍCIO DAS OPERAÇÕES.
• LOGÍSTICA E TRANSPORTE.
ALFÂNDEGA E FISCALIZAÇÃO: BARREIRAS TÉCNICAS.
• UNIÃO EUROPEIA
•AMÉRICA LATINA.
FINANCIAMENTO
CONTRATAÇÃO
E-COMMERCE INTERNACIONAL
• Duração: 1 ano acadêmico