Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica - MIFP - Lisboa - Cidade - Lisboa - I31765

Cursos e Mestrados
Portugal Portugal
2 Mestrado Ciências Experimentais: Química / Farmácia Lisboa - Cidade
Procurar
Home>Mestrado>Ciências Experimentais: Química / Farmácia>Lisboa - Cidade>Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica - MIFP - Lisboa - Cidade - Lisboa
Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica - MIFP
Método: Presencial
Tipo: Mestrado
O curso é ministrado em Lisboa - Portugal e Madrid - Espanha.
Loading...

Solicite informação sem compromisso
CESIF - Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica

Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica - MIFP - Lisboa - Cidade - Lisboa

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
País
Distrito
Concelho
Morada
CP
Comentários / Perguntas
* Campos obrigatórios

  Desejo receber gratuitamente informação no meu email ou telefone.

Em breve um responsável de CESIF - Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica, entrará em contacto contigo para mais informações.
Seleccionar esta opção significa que aceita as regras de uso de Educaedu Business S.L. e da nossa privacidade de dados
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Compartilhar esta página sobre Mestrado de Ciências Experimentais: Química / Farmácia:
Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica - MIFP - Lisboa - Cidade - Lisboa Comentários sobre Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica - MIFP - Lisboa - Cidade - Lisboa
Conteúdo:
Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica - MIFP

O programa aborda de forma exaustiva os conteúdos de especialização em posições altamente qualificadas e com forte procura por parte da indústria Farmacêutica, Biotecnológica e de Produtos Sanitários. Entre elas.
  • ÁREA INDUSTRIAL: Planificação, Produção, Controlo e Garantia de Qualidade, Validações.
  • ÁREA REGULADORA: Registos, Relações com as Autoridades e Direção Técnica.
  • I&D: Ensaios Clínicos, Desenvolvimento Galénico e Analítico, etc.
  • DEPARTAMENTOS CIENTÍFICOS: Farmacovigilância, Especialistas de Produto, Documentação Científica.
  • Licenças, Propriedade Industrial, Desenolvimento de Negócio, etc.

A Quem se Dirige
Dirigido aos licenciados na área das ciências (Farmácia, Química e Biologia) ou estudantes que estejam a terminar a licenciatura numa destas áreas, assim como a profissionais recentemente incorporados no sector, interessados em adquirir uma especialização que lhes permita desenvolver a sua atividade profissional na área da Indústria Farmacêutica e Afins.

Objetivos e Orientação
A normativa europeia em relação aos aspetos sanitários obriga as empresas farmacêuticas a estarem sujeitas a rigorosos controlos por parte das autoridades competentes em todas as suas áreas de atividade (Investigação, Desenvolvimento, Registo, Fabricação e Comercialização de especialidades farmacêuticas e produtos sanitários).
Neste âmbito regulatório cada vez mais exigente e complexo, os laboratórios farmacêuticos e empresas relacionadas necessitam de incorporar profissionais altamente qualificados e com uma sólida formação global, capazes de se integrarem nas diferentes áreas de atividade e contribuir com a sua qualidade e excelência operacional.
As oportunidades de trabalho que a Indústria Farmacêutica oferece aos licenciados em ciências são numerosas, incluindo cargos na área industrial (Planificação, Produção, Controlo e Garantia de Qualidade, Validações, Direção Técnica, etc.), na área regulamentar (Registo e Relações com as autoridades), desenvolvimento de produtos (Investigação Clínica, Desenvolvimento Galénico e Analítico, etc.) assim como noutras áreas empresariais (Departamentos Científicos, Farmacovigilância, Medical-Marketing, Licenças e Desenvolvimento de Negócio, etc.).

O Mestrado em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica contempla todas estas saídas laborais, e aborda de forma exaustiva ao longo do seu programa os conteúdos necessários para obter uma formação dirigida a um desenvolvimento profissional de êxito dentro da indústria.

O CESIF define com este programa um duplo objetivo:

Por um lado, manter o máximo grau de qualidade, rigor e atualização, tanto em conteúdos como em desenvolvimento metodológico, de forma a que possa manter o reconhecimento maioritário da indústria como o mestrado de referência do sector.
E, por outro lado, conseguir uma rápida incorporação laboral e desenvolvimento profissional dos nossos alunos alcançando posições de relevância nas diferentes empresas farmacêuticas, biotecnológicas e de produtos sanitários.
Nas últimas promoções em Espanha, o primeiro emprego conseguido pelos nossos alunos dentro da Indústria, corresponde à seguinte distribuição pelas áreas funcionais:

ÁREAS
 
  • 1.-  Desenvolvimento de Negócio/Marketing (4%)
  • 2.- Ensaios Clínicos/Farmacovigilância/Medical Affairs (12%)
  • 3.- Regulatory Affairs (31%)
  • 4.- Área Industrial (53%)
Garantia de Qualidade 24%
Validações/Serviços Técnicos 10%
Produção 8%
Controlo de Qualidade 6%
Desenvolvimento Galenico 4%
Outros 1%

Programa:

ORIENTAÇÃO PARA A QUALIDADE NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
O sector da Indústria Farmacêutica, assim como as empresas de produtos sanitários, tem de aplicar os padrões mais rigorosos nos seus procedimentos para garantir a qualidade dos seus produtos. As GMPs, de cumprimento obrigatório, definem as bases da política de qualidade a aplicar na fabricação de medicamentos, e as autoridades sanitárias asseguram através do sistema de inspeção farmacêutica, a sua correta aplicação.
O mestrado em Indústria Farmacêutica deposita uma atenção especial no conhecimento destas matérias, para fomentar nos futuros profissionais, a garantia de qualidade dos produtos farmacêuticos e afins (uma das áreas com maior procura por parte da indústria). Dentro do seu programa de conteúdos serão abordados os seguintes temas:
  • Normas de correta fabricação e controlo de medicamentos (Good Manufacturing Practices)
  • Normas de Boas Práticas de Laboratório (Good Laboratory Practices)
  • Sistema de Qualidade
  • Auditorias de Qualidade
  • Excelência Operacional e Melhoria Contínua.

ÂMBITO REGULAMENTAR NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
As diferentes atividades da Indústria Farmacêutica (investigação e desenvolvimento, registo e comercialização de medicamentos) estão fortemente reguladas. O processo de registo de um fármaco, anterior à sua autorização, é um processo longo, complexo e vital para a empresa, pelo que os profissionais responsáveis por estas funções têm de adquirir uma sólida formação na área regulatória e conhecer em detalhe a normativa que afecta o sector. Através deste mestrado, os participantes poderão especializar-se em distintas áreas tais como:
  • Relações Oficiais com a Autoridade
  • Registo de Produtos Farmacêuticos
  • Registo de Produtos Sanitários
  • Legislação aplicável à Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica
  • Organismos e Instituições Sanitárias.

FABRICAÇÃO E CONTROLO DE ESPECIALIDADES FARMACÊUTICAS
O mestrado permite conhecer em profundidade os diferentes processos de fabricação de cada uma das formas farmacêuticas, assim como a maquinaria e os equipamentos necessários para a sua produção industrial. Além disso, e conforme as boas práticas de fabricação, os alunos do mestrado poderão conhecer e dominar a metodologia necessária para efetuar a correspondente validação dos ditos processos e a qualificação dos equipamentos correspondentes, os controlos em processo e a validação dos métodos analíticos, incluindo no programa os seguintes conteúdos:
  • Maquinaria e Equipamento: Validação/Qualificação
  • Validação de processos de fabricação de produtos farmacêuticos
  • Validação de métodos de limpeza de maquinaria e equipamentos
  • Planificação da produção
  • Validação de métodos analíticos
  • Garantia de qualidade
INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E AFINS (I&D)
O objetivo deste módulo é proporcionar aos alunos um conhecimento sólido de todo o processo de desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos, desde a gestão e planificação dos projetos de investigação, passando pelas diferentes fases do desenvolvimento clínico, os diferentes atores envolvidos nestas fases, assim como as diferentes estratégias para abordar o desenvolvimento de novos produtos. Também permitirá aos participantes especializarem-se numa área com oportunidades atrativas de desenvolvimento profissional (Monitorização de Ensaios Clínicos, Medical Marketing, Documentação Científica, etc). No mestrado serão abordados conteúdos relacionados com:
  • Gestão de Projetos I+D
  • Investigação Pré-clínica.
  • Desenvolvimento Galenico e Analítico
  • Boas Práticas Clínicas
  • Investigação Clínica: Monitorização de Ensaios Clínicos
  • Biotecnologia
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E DE NEGÓCIO
O êxito profissional nas diferentes orientações deste mestrado baseia-se numa adequada formação a nível técnico, juntamente com o desenvolvimento de competências pessoais e um adequado conhecimento da atividade das empresas farmacêuticas. O programa completa-se com uma série de módulos que ajudarão o aluno no processo de procura e promoção de emprego, na melhoria do seu perfil pessoal e profissional e na aquisição de uma base formativa em matéria de gestão. Ao longo do mestrado serão ministradas sessões especiais com os seguintes conteúdos:
  • Marketing Pessoal. Orientação para a carreira profissional.
  • Desenvolvimento de Competências: capacidades de comunicação, negociação, trabalho em equipa, gestão de projetos e planificação, etc.
  • Management e gestão empresarial
  • Marketing farmacêutico. Mercado farmacêutico. Ferramentas de comunicação e promoção de medicamentos. Desenvolvimento do negócio.

Metodologia

DURAÇÃO: 1.476 horas.
428,5 horas de aulas teóricas, 61 horas de tutorias, 24,5 horas de conferências, 24 horas de visitas de trabalho, 528 horas de estágio em empresa (tempo mínimo estimado, habitualmente superior), 200 horas de trabalhos práticos, 60 horas de inglês e 150 horas para a realização da tese.

O Master en Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica será realizado de Novembro de 2013 a Julho de 2014.

As aulas serão de segunda a sexta-feira das 18h00 às 21h30. As tutorias para acompanhamento dos trabalhos realizar-se-ão nos dias que sejam previamente estipulados (sempre dentro do mesmo horário indicado).

TRABALHOS PRÁTICOS
O corpo docente do Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica é constituído por um grupo de profissionais com grande experiência prática, que participarão na qualidade de tutores na aplicação de diferentes trabalhos práticos para cada uma das áreas chave do master. Mediante estes trabalhos práticos, os participantes ficarão habilitados a aplicar os conhecimentos obtidos, à realidade da indústria farmacêutica, assim como a desenvolver as suas competências ao nível da capacidade de análise, planificação, organização e controlo de atividades, trabalho em equipa e toma de decisões.
Os alunos irão realizar trabalhos práticos acerca da solicitação da autorização de uma planta farmacêutica conforme as GMPs, desenho e validação das instalações e processos de fabricação, elaboração de dossiers de registo de especialidade farmacêuticas, auditorias de qualidade e inspeção de laboratórios, elaboração de procedimentos normalizados de trabalho, desenho de programas de monitorização de ensaios clínicos, implantação de sistemas de qualidade, entre outros.

CONFERÊNCIAS
Ao longo do curso serão realizadas várias conferências com personalidades relevantes do sector Farmacêutico.

VISITAS A EMPRESAS
Os alunos do Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica realizarão, nas datas agendadas no calendário académico, visitas de trabalho a distintas empresas e laboratórios do sector Farmacêutico.
Estas visitas de trabalho obrigarão em alguns casos a deslocamentos longos, que serão efetuados pelos meios que o CESIF proporcionar.
Os custos de deslocação e alimentação que surjam com estas visitas, estão incluídas no valor da matrícula.

GRAU ACADÉMICO
Os alunos que cumpram os requisitos mínimos de assiduidade (75% das sessões) e aproveitamento (resolução e entrega de todos os casos práticos propostos e realização da tese de mestrado) receberão o correspondente Diploma do Master em Indústria Farmacêutica e e Parafarmacêutica.
 
 
Outro curso relacionado com Mestrado de Ciências Experimentais: Química / Farmácia: