Mestrado em Astronomia

Solicite informação sem compromisso Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Astronomia - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    O principal objectivo do Mestrado em Astronomia é complementar e aprofundar a formação de estudantes licenciados em Astronomia, Física, Matemática e áreas afins, melhorando a sua preparação tendo em vista o início de uma carreira de investigação em Astronomia, nomeadamente através do ingresso num Ciclo de Estudos de Doutoramento em Astronomia. A participação de especialistas de renome pertencentes a instituições europeias de investigação em Astronomia, quer na leccionação de tópicos específicos nas unidades curriculares, quer na co-orientação da dissertação em conjunto com docentes e investigadores da Universidade do Porto promove logo numa fase inicial de preparação de futuros investigadores em Astronomia o desenvolvimento do espírito de mobilidade e de colaboração internacional essencial à moderna Astronomia, e que faz parte do espírito do Processo de Bolonha. Um objectivo complementar é o desenvolvimento de competências na resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares que envolvam a análise e processamento de dados. Outros objectivos do Mestrado em Astronomia são desenvolver a capacidade para: integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem; comunicar conclusões, conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades; aprender ao longo da vida de um modo autónomo.
  • Dirigido a
    Condições de acesso: Licenciatura por Universidade Portuguesa, ou grau equivalente atribuído por Universidades estrangeiras, em Astronomia ou em outra área do Departamento de Matemática Aplicada; - Licenciatura por Universidade Portuguesa, ou grau equivalente atribuído por Universidades estrangeiras, em outras áreas consideradas adequadas, mediante aprovação da Comissão de Coordenação do Curso de Especialização em Astronomia.
  • Titulação
    Mestrado em Astronomia
  • Conteúdo

    Descrição Geral  


    2º Ciclo de Estudos de Mestrado em Astronomia  aparece em resultado da implementação do  modelo de Bolonha na FCUP  e na sequência do Mestrado em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que funcionou entre 2000 e 2006. Este por sua vez surgiu na sequência do Mestrado Interuniversitário em Astronomia, que funcionou entre 1994 e 1999, e envolvia diversas universidades europeias.

    Astronomia é a ciência que tem por objecto de estudo tudo aquilo que existe ou tem a sua origem para além da atmosfera da Terra, bem como o Universo como um todo. A Astronomia é habitualmente considerada a mais antiga das ciências. Actualmente, é uma das ciências que mais cresce em termos de artigos científicos publicados, número de investigadores doutorados na área e nível de financiamento. Esta situação muito se deve ao imenso fascínio que a Astronomia exerce sobre o público, que frequentemente acaba por servir de motivação para a escolha pelos mais jovens de percursos de estudo dentro da áreas das ciências naturais e exactas.

    A existência de um 2º Ciclo de Estudos de Mestrado em Astronomia na  Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  é sustentada pelo facto da  Universidade do Porto  oferecer condições únicas em Portugal para a formação de futuros investigadores em Astronomia, pois dispõe do maior grupo de investigação em Astronomia/Astrofísica no país, com mais de duas dezenas de investigadores doutorados. Estes realizam o seu trabalho de investigação maioritariamente no  Centro de Astrofísica da Universidade do Porto  (CAUP), única unidade de investigação em Astronomia no país que obteve a classificação de Excelente na mais recente avaliação promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A Astronomia tem sido considerada uma área de investimento prioritário por sucessivos governos, devido em grande parte à presença de Portugal nas duas grandes instituições europeias que têm como objectivo prioritário o desenvolvimento da Astronomia: o  Observatório Europeu do Sul  (ESO – European Southern Observatory) e a  Agência Espacial Europeia  (ESA – European Space Agency).
    [topo]

     
    Saídas Profissionais  


    O principal objectivo do 2º Ciclo de Estudos de Mestrado em Astronomia é complementar e aprofundar a formação de alunos licenciados em  Astronomia (1 o  Ciclo) , Física, Matemática e áreas afins, melhorando a sua preparação tendo em vista o início de uma carreira de investigação em Astronomia após a conclusão do 2º Ciclo de Estudos de Mestrado em Astronomia, nomeadamente através do ingresso num  3º Ciclo de Estudos de Doutoramento em Astronomia

    Um objectivo complementar deste é o desenvolvimento de competências na resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares que envolvam a análise e processamento de dados. Tal é consequência do facto do 2º Ciclo de Estudos de Mestrado em Astronomia desenvolver a capacidade para:

    • integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
    • comunicar conclusões, conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
    • aprender ao longo da vida de um modo autónomo.

Outro curso relacionado com engenharia e ciências materiais

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |