Mestrado em Bioquímica

Solicite informação sem compromisso Universidade de Aveiro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Bioquímica - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Conteúdo
    A Bioquímica é o estudo dos processos químicos em organismos vivos, lidando com as estruturas e funções dos componentes celulares, tais como proteínas, hidratos de carbono, lípidos, ácidos nucleicos e outras moléculas biológicas. O Curso de Mestrado em Bioquímica tem como objetivos principais oferecer uma formação avançada em Bioquímica, permitindo aos alunos desenvolver competências e conhecimentos em uma de três das áreas de especialização da Bioquímica:
    •    Métodos Biomoleculares;
    •    Bioquímica Alimentar;
    •    Bioquímica Clínica.
    Os alunos de Bioquímica podem, no 2º ano, realizar a dissertação em ambiente Universitário ou em estágio empresarial. O Departamento de Química proporciona um conjunto de empresas de entre as quais o aluno pode escolher para levar a cabo o seu trabalho. Este estágio anual é realizado em co-supervisão entre a Universidade e a empresa, permitindo ao aluno um primeiro contacto com a realidade empresarial.
     A especialização em Métodos Biomoleculares tem como objetivo proporcionar ao aluno uma formação avançada em metodologias modernas de separação, deteção e análise de biomoléculas. Esta especialização proporciona, pela experiência prática com equipamento altamente especializado, preparação para trabalhar em qualquer laboratório na área da bioquímica, biologia molecular e ciências da saúde. Os alunos, ao concluírem a especialização em Métodos Biomoleculares do mestrado em Bioquímica, devem:
    •    Possuir competências que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho como bioquímicos profissionais em qualquer laboratório moderno (investigação, laboratórios de controlo de qualidade; industria farmacêutica; análises clínicas, biotecnologia) na área da bioquímica, biologia molecular e ciências da saúde;
    •    Saber aplicar metodologias modernas de separação, deteção (técnicas espetroscópicas, métodos biomoleculares, espetrometria de massa, ressonância magnética nuclear, técnicas de microscopia e ultraestrutura) e análise (controlo de qualidade e estatística, bioinformática, modelação de estruturas químicas) e desenvolver metodologias analíticas para a caraterização de biomoléculas.
    •    Saber utilizar metodologias da biologia molecular no âmbito da genómica, genómica funcional, metabolómica, proteómica e biologia de sistemas para o estudo dos sistemas biológicos e analisar os resultados ao nível da ciência fundamental e aplicada.
    A especialização em Bioquímica Alimentar tem como objetivo proporcionar ao aluno uma formação avançada na caraterização e melhoramento dos produtos alimentares promovendo a proteção e a salvaguarda da saúde pública. Esta especialização proporciona conhecimentos avançados aplicados ao estudo da composição, estrutura e propriedades dos alimentos frescos e processados e dos seus componentes. Adicionalmente, são proporcionados os conhecimentos analíticos necessários ao estudo da interação entre componentes com vista ao esclarecimento das modificações sofridas pelo alimento durante o processamento e armazenamento. Os alunos, ao concluírem a especialização em Bioquímica Alimentar do mestrado em Bioquímica, devem:
    •    Possuir competências que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho como profissionais em empresas, instituições, ou laboratórios de fiscalização, controlo de qualidade, desenvolvimento de produtos ou investigação, na área alimentar, farmacêutica, ou biotecnológica;
    •    Saber aplicar metodologia instrumental especializada e desenvolver metodologias analíticas para analisar os compostos essenciais e indesejáveis com vista à caraterização e melhoramento dos produtos alimentares promovendo a proteção e a salvaguarda da saúde pública.
    •    Adquirir competências que lhes permitam participar no desenvolvimento de novos produtos e investigar a interação entre componentes com vista ao esclarecimento das modificações sofridas pelo alimento durante o processamento e armazenamento;
    •    Adquirir conhecimentos que lhes permitam participar em equipas de implementação de Sistemas de Qualidade, HACCP e Boas Práticas em indústrias alimentares.
    A especialização em Bioquímica Clínica tem como objetivo proporcionar ao aluno uma formação avançada na área das ciências da saúde, dando especial ênfase ao diagnóstico laboratorial e ao estudo dos mecanismos moleculares subjacentes à doença. Os alunos, ao concluírem a especialização em Bioquímica Clínica do mestrado em Bioquímica, devem:
    •    Possuir competências que lhes permitam o acesso a carreiras técnicas, académicas ou de investigação científica na área da saúde;
    •    Adquirir conhecimentos sólidos sobre a determinação de parâmetros bioquímicos e fisiológicos e da sua aplicação ao diagnóstico, tratamento, monitorização ou prevenção da doença.
    •    Ter conhecimentos avançados sobre as bases moleculares da doença e das ferramentas laboratoriais mais atuais utilizadas no seu estudo.

Outro curso relacionado com bioquímica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |