Mestrado em Ciências do Mar e das Zonas Costeiras

Solicite informação sem compromisso Universidade de Aveiro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Ciências do Mar e das Zonas Costeiras - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Dirigido a
    Licenciados nas áreas de Biologia, Química, Física, Geologia, Engenharia do Ambiente, Engenharia Geológica, Engenharia Física, Engenharia Química, Meteorologia e Oceanografia Física, Ciências Geofísicas, Ciências do Mar, Aquacultura ou titulares de outras licenciaturas ou graus equivalentes que demonstrem curricularmente preparação científica para a frequência do Mestrado.
  • Conteúdo
    Objectivos

    É claramente reconhecido por toda a comunidade informada que apesar da importância do mar e das zonas costeiras na história e no desenvolvimento económico de Portugal, o seu estudo não tem recebido no nosso país a atenção adequada nem ao nível do ensino nem ao nível da investigação fundamental ou aplicada.

    Uma das principais causas a que se tem atribuído a relativa estagnação neste campo é a ausência de programas de formação, integrados no ensino superior que se refiram aos domínios das Ciências do Mar e das Zonas Costeiras. Esses programas são uma base essencial ao desenvolvimento de qualquer tipo de investigação que possa servir de alicerce a uma colaboração activa e frutífera entre a Universidade e o sector produtivo, quer através da participação em projectos de investigação de grande envergadura, quer através do fornecimento de quadros com formação suficientemente especializada. Este é o objectivo geral da criação deste 2º ciclo na Universidade de Aveiro. O reconhecimento do amplo espectro de questões que a compreensão dos processos que ocorrem nas zonas costeiras requer, leva à necessidade de formação avançada pluridisciplinar em áreas como a Biologia, a Química, a Física, as Geociências e as Ciências do Ambiente.

    Os objectivos específicos do 2º ciclo em Ciências do Mar e das Zonas Costeiras são:

    - Fornecer conhecimento sólido, multidisciplinar, dos principais processos físicos, químicos, biológicos e geológicos que caracterizam e operam nos sistemas costeiros e marinhos, nas várias escalas espaciais e temporais.

    - Identificar as transversalidades do conhecimento adquirido (relações entre áreas – física, geologia, geofísica, química, biologia, legislação, ordenamento e gestão).

    - Fornecer conhecimento das principais técnicas utilizadas na caracterização, monitorização e investigação dos sistemas costeiros e marinhos, bem como ao nível do planeamento territorial e da gestão costeira;

    - Desenvolver a capacidade para utilizar, de uma forma autónoma, instrumentação laboratorial e/ou de campo, planear e estruturar campanhas de aquisição de dados experimentais e observacionais.

    - Promover a capacidade de aprendizagem e estudo autónomas de forma a prosseguir estudos de nível mais avançado para valorização/actualização profissional ao longo da vida e a capacidade de analisar, de forma multidisciplinar, em colaboração com outros, problemas de impacto ambiental em meio costeiro e marinho e propor soluções de remediação/minimização.

Outro curso relacionado com ciências marinhas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |