Mestrado em Design - Aveiro - Aveiro - Aveiro - UA - Universidade de Aveiro - I19776

Cursos e Mestrados
Portugal Portugal
1 Mestrado Desenho Gráfico Aveiro - Aveiro
Procurar
Home>Mestrado>Desenho Gráfico>Aveiro - Aveiro>Mestrado em Design - Aveiro - Aveiro - Aveiro
Mestrado em Design
Método: Presencial
Tipo: Mestrado
Links Patrocinados
Loading...

Solicite informação sem compromisso
UA - Universidade de Aveiro

Mestrado em Design - Aveiro - Aveiro - Aveiro

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
* Campos obrigatórios

  Desejo receber gratuitamente informação no meu email ou telefone.

Em breve um responsável de UA - Universidade de Aveiro, entrará em contacto contigo para mais informações.
Seleccionar esta opção significa que aceita as regras de uso de Educaedu Business S.L. e da nossa privacidade de dados
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Compartilhar esta página sobre Mestrado de Desenho Gráfico:
Mestrado em Design - Aveiro - Aveiro - Aveiro Comentários sobre Mestrado em Design - Aveiro - Aveiro - Aveiro
Objectivos:
Com este mestrado pretende-se que o formando ganhe de forma aprofundada, numa primeira instância, a consciência dos vários níveis (escalas) em que a sua intervenção profissional se pode situar – design e estratégia, design e identidade, design e tecnologia – independentemente do sector de actividade onde essa intervenção aconteça.





























Na relação entre design e estratégia incluem-se preocupações que configuram pensamento e projecto tendo por objectivo o estudo e desenvolvimento de um território, a visão sistémica do design sobre produtos e serviços ou, de modo mais circunscrito, a gestão do design.





























Em design e identidade prendem-se todas as tipologias de problemas que decorrem da concepção e organização da dimensão comunicativa das empresas, nomeadamente a concepção e gestão das marcas, assim como outras unidades de sentido com valor emblemático como seja o design de autor, em que a "autoria" traduz um argumento gerador de forma.





























A dimensão conceptual que a relação entre design e tecnologia traduz, situa-se directamente no desenvolvimento de um produto ou serviço e corresponde a uma visão mais operativa e tradicional do design na perspectiva dos limites materiais e tecnológicos.





























Numa segunda instância, pretende-se, em função do perfil e das escolhas de cada formando, desenvolver a sua cultura, o seu pensamento e a sua capacidade projectual no âmbito de um dos níveis referidos atrás e que correspondem aos três ramos oferecidos pelo mestrado que agora se propõe.





























Por último este mestrado aposta numa grande variabilidade de percursos formativos de modo a dar uma resposta adequada, quer às alterações frequentes e previsíveis do mercado de trabalho, quer às diferentes dinâmicas de investigação na área científica do design e da Universidade de Aveiro considerada no seu todo.
Dirigido a:
Estão em condições de concorrer à frequência do mestrado todos os licenciados em design, nos regimes pré e pós protocolo de Bolonha (totalizando um mínimo de 180 ECTS).













A Direcção do Curso reserva-se o direito de seriar os candidatos de acordo com o seu desenvolvimento académico/profissional e cultural.













Os interessados deverão preparar portefólio que esclareça tanto quanto possível as aptidões desenvolvidas bem como a consciência crítica sobre o exercício da profissão.
Conteúdo:

Objetivos

A abordagem ao design é estruturada em três escalas que se traduzem em três grandes áreas de desenvolvimento projetual – design e estratégia, design e identidade, design e tecnologia. Do geral para o particular considera-se a dimensão estratégica do design contribuindo para o planeamento do território, área sob a tutela do investigador Rui Roda. Num segundo domínio, identificam-se os processos de representação identitária, nomeadamente através do exercício de 'branding' como argumento estrutural na concepção de produtos, dispositivos e serviços. Esta área é orientada pelo designer Henrique Cayatte, actual presidente do Centro Português de Design. O terceiro domínio visa uma maior especificidade na resposta ao mercado pela concepção de novos artefactos orientados quer para a sua reprodução industrial quer pela integração tecnológica de outras áreas disciplinares quer ainda respondendo à especificidade de novas necessidades. Este terceiro domínio é tutelado pelo designer Paulo Bago d'Uva.

O contacto teórico obrigatório dos alunos (1º semestre, 1º ano) com estas três dimensões do design (design de serviços, identidade e produto) deverá despertar nos discentes um interesse específico de investigação a desenvolver nos semestres subsequentes nas disciplinas de projecto. A exploração científica dos temas escolhidos e sua projecção para tema de dissertação ficará sempre sujeita à disponibilidade de orientação científica, que no entanto, não está limitada ao corpo docente do departamento de comunicação e arte. Na resposta simbiótica entre investigação científica e oportunidade sócio-económica e consequentemente a ligação da universidade ao território económico de transferência tecnológica, entende-se que os cursos de mestrado deverão orientar-se segundo metatemas da actualidade, suficientemente universais por forma a acolher a maior diversidade de dissertações propostas.

Por último, este mestrado aposta numa grande variabilidade de percursos formativos de modo a dar uma resposta alicerçada num amplo conjunto de opcionais, quer às alterações frequentes e previsíveis do mercado de trabalho, quer às diferentes dinâmicas de investigação na área científica do design e da Universidade de Aveiro considerada no seu todo.

Outro curso relacionado com Mestrado de Desenho Gráfico: