Mestrado em Energia para a Sustentabilidade

Solicite informação sem compromisso Universidade de Coimbra - FEUC - Faculdade de Economia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Energia para a Sustentabilidade - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Objectivos
    O Mestrado em Energia para Sustentabilidade da UC (MESUC) tem por objectivo graduar Mestres com uma formação interdisciplinar vocacionada para a utilização eficiente de energia, para a produção de energia, centralizada e descentralizada, bem como para a distribuição da energia, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Pretende-se que adquiram competências nos domínios tecnológicos relevantes e nos da economia da energia e do ambiente, com capacidade para análise de sistemas e suas inter-relações, habilitados a desenvolver projectos e a resolver problemas de elevada complexidade no âmbito do binómio energia-ambiente.
  • Titulação
    Mestrado em Energia para a Sustentabilidade
  • Conteúdo

    Estrutura Curricular, Grau e Diploma
    - O mestrado tem uma duração de 2 anos e está organizado em 4 semestres.

    - Admite duas vias curriculares:
    Via de especialização científica, mais orientada para a actividade de pesquisa e conducente à elaboração de dissertação de mestrado.
    Via de especialização profissionalizante, com um percurso ligado a uma maior especialização, com estágio integrado ou projecto profissionalizante.

    O grau de mestre será obtido após conclusão com aproveitamento do conjunto das unidades curriculares do plano de estudos e realização da dissertação ou estágio, que totalizam 120 ECTS.

    Assim, na primeira variante – Investigação – , a obtenção do Grau de Mestre passa, pela obtenção de 60 ECTS na parte lectiva e a conclusão, com êxito, da respectiva dissertação (correspondente a 60 ECTS e com uma duração de 2 semestres).

    Na segunda variante – Profissional -, a obtenção do Grau de Mestre implica a obtenção de 78 ECTS na parte lectiva (correspondente a 3 semestres) e a realização, com aproveitamento, de um estágio ou projecto profissionalizante, com uma duração de 5 meses e correspondente a 42 ECTS. Aos alunos que completem apenas o 1º ano do segundo ciclo (24 ECTS de u.c. obrigatórias acrescidas de 36 ECTS de u.c. opcionais), será concedido um “Diploma de Estudos Aprofundados” em Gestão com ou sem indicação de uma especialidade, dependendo das opções escolhidas.

    A estrutura curricular é composta de um conjunto de quatro unidades curriculares obrigatórias (24 ECTS), as quais proporcionam competências abrangentes acerca de temas da Decisão, da Estratégia, das Finanças e da Logística, e de unidades curriculares optativas, a escolher entre um leque variado de disciplinas de especialização, organizadas em blocos indicativos coerentes.

    Independentemente da variante escolhida no 2º ciclo, o aluno poderá optar por ver mencionado no seu suplemento ao diploma a indicação de ter realizado uma especialização, desde que para o efeito tenha obtido aprovação em 5 disciplinas definidas para essa área de especialização. As áreas de especialização são as seguintes:
    • Marketing
    • Finanças
    • Estratégia e Liderança
    • Gestão de Informação
    • Gestão de Operações
    • Contabilidade
    • Organizações Públicas

Outro curso relacionado com energias renováveis e eficiência energética

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |