Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusíada de V.N. de Famalicão

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial - Presencial - Vila Nova De Famalicão - Braga

  • Objectivos
    Um dos problemas mais importantes com que se confronta a Indústria Portuguesa é a pouca capacidade técnica da generalidade das empresas. Como consequência, os produtos portugueses revelam, por vezes, deficiências nos campos do design e da qualidade, que lhes reduzem a competitividade internacional, e por outro lado, os processos de fabrico são afectados pela baixa produtividade e pela falta de controlo de qualidade. Estes problemas são em parte consequência da pouca atenção que lhes é dispensada pela Indústria, mas também resultam da carência de informação técnica por parte das firmas, um capital suficiente e formação inadequada tanto dos operários como dos gestores. Ao encarar estes problemas, devem ser reconhecidos cinco grandes áreas de carências: •Capacidade de design de produtos e processos; •Informação técnica; •Disponibilidade de capital para I&D ou aquisição de tecnologia; •Qualidade dos produtos e normalização; •Especialização, a todos os níveis, do pessoal técnico e de gestão. Assim, a Gestão Industrial, quando efectuada de uma forma planificada, isto é, associada à Gestão, contribui para redução de perdas de capital, poupança de energia, aumento de rentabilidade, redução dos custos de produção, melhoria das condições de trabalho, melhoria da segurança, aumento de vida dos equipamentos, aumento da produção, etc. A qualidade dos recursos humanos e, sobretudo, dos quadros superiores, é um factor decisivo para o sucesso das empresas. No nosso País há uma enorme escassez de técnicos com o perfil adequado ao desempenho de funções de gestão em sistemas com uma componente tecnológica significativa. A falta de directores de Engenharia e Gestão Industrial e chefes projectistas experimentados é um factor inibidor de um maior desenvolvimento da capacidade inovadora das empresas portuguesas. Este Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial vem contribuir para o complemento necessário ao preenchimento desta lacuna.
  • Titulação
    Mestre em Engenharia e Gestao Industrial
  • Conteúdo
    ESTRUTURA CURRICULAR / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

    Sistemas de Informação

    Reconhecimento da necessidade da recolha e organização da informação. Primeiro contacto com os sistemas de informação para a inovação. Noções sobre técnicas usadas pelos analistas de sistemas. Ferramentas de representação: Diagramas de Entidade-Relacionamento e Diagramas de Fluxo de Dados.

    Gestão de Serviços
    Introdução à gestão de serviços. A natureza dos serviços nas empresas. Planeamento e controlo de recursos nos serviços. Medição do desempenho.

    Gestão de Projectos
    Conceito de projecto. Justificação e objectivos. Variáveis em presença durante um projecto; Fases de um projecto. WBS (Work Breakdown Structure) e definição dos recursos; Fase de Planeamento; Atribuição de responsabilidades; Metodologia (Diagramas de rede e gráficos de Gantt); Análise de problemas e oportunidades potenciais; Fase de Implementação; Monitorização e controlo; Análise de desempenho e Avaliação; A qualidade na Gestão de Projectos.

Outro curso relacionado com engenharia industrial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |