Mestrado em Estudos curatoriais

Solicite informação sem compromisso Universidade de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Estudos curatoriais - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    O desenvolvimento da arte contemporânea no sentido da criação de elos sociais entre os criadores, a formação artística, as instituições museológicas e os públicos da cultura está hoje intimamente ligado ao desenvolvimento de competências na área da curadoria de exposições. De facto, a exposição transformou-se no veículo mais importante de divulgação da arte dos nossos dias, sendo indispensável a maturação dos problemas que envolvem a concepção da exposição como produção e transmissão de conhecimento, bem como experiência. É na sequencia da constatação da necessidade de formação especializada na área da curadoria de exposições que a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e a Fundação Calouste Gulbenkian decidiram congregar esforços para, em conjunto, realizar um curso de Mestrado em Estudos Curatoriais, segundo parâmetros de grande exigência qualitativa, aprovado pela deliberação nº 435/2003 publicada no DR nº 65 de 18 de Março de 2003. Através da ligação entre as duas instituições, e com visitas de estudo em Portugal e no estrangeiro, o curso propõe-se combinar a aprendizagem com o estudo académico da prática contemporânea de curadoria, sustentando-a na compreensão dos contextos mais amplos em que a arte é produzida, difundida, avaliada e recebida.
  • Titulação
    Mestre em Estudos curatoriais
  • Conteúdo

      Conteúdos Programáticos

    O Mestrado organiza-se em duas partes, ambas com a duração de dois semestres, sendo a primeira a parte curricular e a segunda destinada à elaboração de dissertação.
    A parte curricular desenvolve-se em dois semestres, de oito disciplinas semestrais, quatro sob a forma de seminário, duas teóricas, e duas numa área de practicum.

    Temas de Arte Contemporânea (seminário)
    O seminário propõe a apresentação, exame e discussão de conceitos críticos e de teorias da arte e da cultura importantes para a produção, o consumo, a interpretação e compreensão da arte moderna e contemporânea.

    Curadoria de Exposições (seminário)
    O programa consiste na realização de um painel de temas e debates que tematizam a curadoria como o centro da relação entre o trabalho artístico e os seus públicos.

    Transformações da exposição no século XX (disciplina teórica)
    A disciplina aborda as diferentes formas da arte da exposição ao longo do século XX, através do estudo e análise de exposições paradigmáticas.

    Espaços e Contextos de Exposição (disciplina teórica)
    Esta disciplina teórica tratará das dimensões arquitectónicas do museu e da galeria, assim como da ocupação de espaços não-museológicos por trabalhos artísticos; considerará ainda os contextos culturais, políticos e sociais de funcionamento das práticas artísticas.

    Programação de Projectos I e II (seminário)
    O seminário procura introduzir os formandos a metodologias de organização de projecto, definição de programas educativos, bem como tarefas práticas de preparação de uma exposição.

    Practicum I e II
    Este espaço disciplinar destina-se ao acompanhamento de programas expositivos e didácticos levados a cabo pelo Centro de Arte Moderna e outras instituições artísticas.

Outro curso relacionado com museologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |