Mestrado em Estudos Urbanos

Solicite informação sem compromisso ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Estudos Urbanos - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    O objectivo geral do mestrado é aumentar a capacidade de conhecimento e de intervenção de profissionais que participam em processos de desenvolvimento urbano e habitacional. São objectivos específicos a apropriação de uma visão compreensiva e prospectiva das principais problemáticas e dimensões estruturantes da realidade urbana contemporânea quer ao nível sistémico quer compreensivo bem como a aquisição de um quadro de referências fundamentado para a intervenção em processos e políticas urbanas a nível nacional, regional e local.





























    Pretende-se ainda o domínio de métodos e técnicas de análise do urbano, de diagnóstico e de intervenção e participação em contextos de desenvolvimento social urbano.
  • Dirigido a
    Podem candidatar-se todos os alunos com 1.º ciclo universitário, seja qual for a sua área de especialização, havendo preferência pelos que apresentem no processo de candidatura um dossier com a justificação do seu interesse e proposta de trabalho para o desenvolvimento de uma pesquisa ou intervenção em contexto urbano.
  • Titulação
    Mestre em Estudos Urbanos
  • Conteúdo
    O Mestrado em Estudos Urbanos é um curso em associação entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e o ISCTE-IUL, conferindo um diploma conjunto. É apoiado por Unidades de Investigação de ambas as instituições.O Mestrado em Estudos Urbanos pretende fornecer competências de análise das dinâmicas de mudança socioeconómica e urbana, de compreensão da complexidade e diversidade sociocultural e de estilos de vida na cidade. Pretende também fomentar o domínio dos instrumentos de planeamento e gestão urbana. Permitirá, assim, melhorar a capacidade de entendimento e análise das problemáticas urbanas e de desenvolvimento de estratégias de intervenção, informadas e em equipas multidisciplinares.O curso dirige-se tanto a alunos com interesse na área dos Estudos Urbanos que terminaram o primeiro ciclo, como para técnicos e decisores cuja prática profissional se relacione com a intervenção em contexto urbanos.A área científica dominante é a dos Estudos Urbanos, mas estando ancorado numa abordagem multidisciplinar, este mestrado conta com um leque muito diversificado de Unidades Curriculares opcionais nas áreas da Sociologia, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Economia Política, História e Antropologia.Coordenação:FCSH-UNL: Joana Cunha LealISCTE-IUL: Teresa Madeira da Silva

Outro curso relacionado com planejamento urbano e regional

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |