Mestrado em Lazer e Desenvolvimento Local

Solicite informação sem compromisso FCDEF - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - UC

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Lazer e Desenvolvimento Local - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Objectivos
    O campo do desporto, lazer, recreação e entretenimento é reconhecido, nas sociedades contemporâneas, como uma das grandes áreas de crescimento económico e emprego à escala global. Esta expansão inclui a participação activa dos sujeitos em práticas de recreação e lazer físico e desportivo, bem como formas de participação passivas como espectador ou consumidor, integrando-se no fenómeno mais geral das sociedades modernas, com impacto global e local, da transformação dos tempos sociais, especialmente no respeitante à articulação entre tempos de trabalho, tempos livres e tempos de lazer. O desenvolvimento da área das Ciências do Lazer, designadamente a Economia e a Sociologia do Lazer, ou a Sociologia do Desenvolvimento e a Geografia Humana, tem estado associado ao crescimento de procura de lazer, estudando questões como o desenvolvimento da indústria desportiva e o seu impacto ao nível local, o crescimento da circulação de pessoas e bens culturais e a sua influência na procura de lazer cultural e desportivo em regiões periféricas e economicamente deprimidas, ou a articulação entre o planeamento urbano sustentável e os equipamentos autárquicos de lazer. No contexto desta especialização disciplinar progressiva, o mestrado em lazer e desenvolvimento local pretende dar continuidade a uma experiência de ensino e pesquisa que a Faculdade tem acumulado no âmbito da graduação e de projectos de investigação realizados nos últimos anos e ainda à colaboração com docentes de outras universidades portuguesas e estrangeiras com as quais a FCDEF-UC mantém regulares relações de ensino e pesquisa.
  • Dirigido a
    Podem candidatar-se ao curso de mestrado os licenciados em qualquer área das ciências sociais e humanas, designadamente os licenciados em Educação Física, Ciências do Desporto, Ciências da Educação, Animação sociocultural, Antropologia, Sociologia, Psicologia Social, Economia e Gestão.
  • Titulação
    Mestre em Lazer e Desenvolvimento Local
  • Conteúdo
    1. A área científica do curso é a de Ciências do Desporto e a área de especialização é a de Lazer e Desenvolvimento Local.

    2. O curso organiza-se no sistema de ECTS num total de 90 ECTS.

    3. O grau será conferido após aprovação nas disciplinas curriculares e apresentação, defesa e aprovação de uma dissertação.

    4. O curso tem a duração de três semestres, incluindo a elaboração da monografia.

    5. A avaliação da parte curricular do mestrado constará de, pelo menos, uma prova individual em cada disciplina.

    6. Terão acesso à preparação da monografia os alunos que obtenham aprovação em todas as disciplinas da parte curricular do curso.

    7. A classificação final é expressa no intervalo de 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações.

    8. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final expressa conforme o estipulado no artigo 24.º do DL n.º 74/2006, de 24 de Março.

    9. A classificação do ciclo de estudos de Mestrado corresponderá à média ponderada em função do número correspondente de ECTS de todas as unidades curriculares e da dissertação.

    10. Aos alunos que não realizaram a dissertação, mas que completaram com aproveitamento a componente curricular do mestrado. será atribuída uma classificação da componente curricular, que corresponderá à média ponderada 

    P. Estudo de MLDL

    Actividades Físicas de Lazer e Ciclos de Vida
    Administração e Gestão Local do Lazer e do Desporto
    Lazer e Desenvolvimento Local
    Sociologia do Lazer
    Tempo, Lazer e Práticas Culturais
    Teoria e Métodos de Investigação

Outro curso relacionado com educação física

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |