Mestrado em Métodos Biomoleculares

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    Objectivos

    A área das Ciências Biomoleculares, podendo ser definida como o estudo dos sistemas biológicos ao nível molecular, debruça-se sobre a vida nos aspectos normais ou patológicos integrando o conhecimento do nível molecular aos níveis de organização superior, do celular a de organismos. O conhecimento do genoma de vários organismos biológicos veio levantar desafios de integração de conhecimentos provenientes de várias áreas de base como a Química e a Bioquímica que permitirão no futuro compreender o fenómeno da vida ao nível molecular. A complexidade dos processos envolvidos, as centenas de milhar de moléculas envolvidas e as interacções daí resultantes requerem o desafio constante da aprendizagem dos conceitos e das técnicas em um processo contínuo de aprendizagem e actualização. O Mestrado em Métodos Biomoleculares insere-se na resposta da Universidade de Aveiro a este desafio tendo como objectivo a transferência de conhecimento na área das Ciências Biomoleculares através da combinação, talvez única no país, de uma Universidade com equipamentos instrumentais de vanguarda e uma capacidades de ensino/investigação transversal já existente nesta área nos Departamentos de Química e de Biologia a que acresce o desenvolvimento da sua intervenção na área de Saúde (ESSUA e SACS). Com um carácter multidisciplinar os estudantes são treinados em técnicas e métodos ao nível do estado da arte com um sentido de formação universitária forte na denominada era pós-genómica.

    Deste modo, espera-se que os alunos ao concluírem o grau de mestre em Métodos Biomoleculares:

    Possuam competências que lhes permitam o acesso ao mercado de trabalho como bioquímicos profissionais em qualquer laboratório moderno (investigação, laboratórios de: controlo de qualidade; industria farmacêutica; análises clínicas, biotecnologia) na área das Ciências Biomoleculares;
    Tenham atingido um nível de conhecimentos e competências que lhes permitam o acesso a formação e/ou diplomas de terceiro ciclo;
    Possuam competências para prosseguir uma aprendizagem ao longo da vida de forma autónoma;
    Demonstrem compreensão e conhecimentos científicos que permitam formular e testar hipóteses usando o método científico;
    Tenham capacidade para comunicar conhecimento de um modo racional, claro e não ambíguo a especialistas e não especialistas;
    Apliquem a diferentes áreas científicas, em particular às ciências biológicas, metodologias modernas de separação, detecção (técnicas espectroscópicas, métodos biomoleculares, espectrometria de massa, ressonância magnética nuclear, técnicas de microscopia e ultraestrutura) e análise (controlo de qualidade e estatística, bioinformática, modelação de estruturas químicas) molecular.
    Utilizem metodologias biomoleculares (nomeadamente; genómica, genómica funcional, metabolómica, proteómica e biologia de sistemas) no estudo dos sistemas biológicos e na avaliação das suas implicações ao nível da ciência fundamental e aplicada.
     
     
     

     

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