Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas

Solicite informação sem compromisso FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas - Presencial - Penafiel - Porto

  • Objectivos
    Mudanças e evoluções aceleradas nas práticas artísticas não foram acompanhadas pela correspondente mutação e actualização das propostas de ensino artístico. A proposta que este curso de mestrado avança é a de se colocar em acerto temporal e conceptual com essas práticas. A nomeação de abrangência pós-medial é, apenas, uma primeira afirmação de territorialidade que quer reivindicar. Aquela que pretende discutir e investigar os processos do fazer saber artístico contemporâneo a partir das premissas possibilitadas pelo campo expandido da sua prática.
  • Titulação
    Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas
  • Conteúdo
    A noção de fazer saber artístico comporta, em si, a segunda premissa fundacional para este curso: a reivindicação de uma epistemologia própria para a investigação levada a cabo por artistas. Muito mais que propor um rótulo de designação historicista, interessa questionar activamente o território da arte contemporânea como lugar privilegiado de experimentação e interrogação que se alarga para âmbitos não estritamente reservados à pesquisa estética. Trata-se pois de uma proposta de abordagem de amplitude alargada, uma opção pela transdisciplinaridade que, ao ser capaz de gerar esta espécie de epistemologia para o lugar da interrogação artística, terá a capacidade de reflectir — não por inclusão, mas por alargamento — outras disciplinas, com particular ênfase naquelas que questionam directamente a envolvência de realidades com que a arte se contextualiza para existir.

    A estas considerações devemos acrescentar a crescente incorporação de mecanismos de índole tecnológica na elaboração das peças artísticas. Esta só foi possibilitada pelo correspondente desenvolvimento tecno-científico. Podemos, constatar, contudo, que a aceleração definitiva se dá a partir das últimas décadas do século XX. Este é o tempo e o espaço das práticas artísticas contemporâneas.

Outro curso relacionado com arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |