Mestrado em Processos Químicos e Biológicos

Solicite informação sem compromisso ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Processos Químicos e Biológicos - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Conteúdo

    Mestrado em Processos Químicos e Biológicos

    Apresentação:

    Dando continuidade à missão do curso de licenciatura em Engenharia Biológica e do curso de licenciatura em Engenharia Química ministrados no DEQB/ISEC, considerou-se estratégico organizar um novo ciclo de estudos – o Mestrado em Processos Químicos e Biológicos –, permitindo o aprofundamento de competências de jovens engenheiros e de requalificação de profissionais no activo.


    O Mestrado em Processos Químicos e Biológicos tem por objectivo fundamental a formação profissionalizante de Mestres que sejam reconhecidos pela qualidade e equilíbrio da sua formação científica, técnica e humana. Esta formação deve permitir a sua integração no mercado de trabalho actual, assim como desenvolver uma cultura científica e humana de base que os torne críticos e activos na adaptação a novas realidades e na definição de novos paradigmas de desenvolvimento.


    Este ciclo de estudos visa o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento das competências próprias de um grau de mestre, em áreas especialmente orientadas para o desenvolvimento nacional. Estes objectivos são conseguidos complementando uma formação científica sólida em ciências de base e da engenharia, adquirida num primeiro ciclo de formação nas áreas da Engenharia Biológica e da Engenharia Química ou afim, com a necessária especialização em domínios de conhecimento nucleares, nomeadamente nas áreas de Processos de Separação, Engenharia de Sistemas e Materiais. Os mestres assim formados deverão ser capazes de exercer a sua actividade profissional com um elevado nível de competência técnica e científica, assim como com elevado sentido de responsabilidade técnica, ética e social.


    Por forma a dar ao curso de Mestrado em Processos Químicos e Biológicos um carácter marcadamente profissionalizante, o último ano do ciclo de estudos será em grande medida preenchido com trabalho de estágio desenvolvido maioritariamente em ambientes industriais, em grande parte dos casos fora das instalações do ISEC, o qual culminará com uma dissertação. Esta estratégia visa sobretudo dar ao trabalho conducente à dissertação uma aplicação eminentemente prática e, não menos importante, servir como uma porta privilegiada para a integração dos alunos na realidade industrial. Neste plano pretende-se tirar partido das relações de parceria com as organizações de serviços/produtivas já estabelecidas por forma a providenciar aos alunos esta linha de formação focada na investigação aplicada e no desenvolvimento. No entanto, a possibilidade de não encontrar parceiros suficientes para acomodar os alunos em causa, leva a perspectivar a existência de alguns trabalhos de investigação aplicada a serem desenvolvidos parcial ou totalmente nas próprias instalações do DEQB. Esta linha permitirá aos alunos enquadrarem-se na estrutura e nas actividades de I&D existentes no DEQB, tirando partido do equipamento e dos recursos formativos.
    Por forma a contribuir positivamente para a integração de estudantes no activo, caso a realização de um estágio não seja compatível com a sua actividade profissional, é proporcionada a alternativa de realização de um projecto industrial. Este projecto, realizado igualmente e em grande parte nas instalações do ISEC, e supervisionado por um docente interno, deverá consistir na resolução de um problema proposto por um parceiro industrial. Desta forma, estes alunos mantêm um contacto próximo com a realidade empresarial, apesar de realizarem o trabalho fora da empresa

Outro curso relacionado com engenharia química

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |