Mestrado em Propriedades e Tecnologia de Polímeros

Solicite informação sem compromisso UM - Universidade do Minho

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Propriedades e Tecnologia de Polímeros - Presencial - Braga-Braga - Braga

  • Objectivos
    MPTP foi criado com o objectivo de conferir conhecimentos técnico-científicos actualizados em Ciência e Engenharia de Polímeros aos profissionais da indústria dos plásticos e moldes, ou de outras indústrias envolvendo a selecção, utilização, processamento ou manipulação de materiais poliméricos. De igual modo, procura-se responder às necessidades de formação de professores do Ensino Secundário (das disciplinas de Física e de Química) para fazerem face às exigências dos novos programas das disciplinas que integram os Polímeros nos seus curricula. Uma vez que os potenciais candidatos a este Mestrado são activos no mercado de trabalho, o curso foi organizado de forma a minimizar a presença física na Universidade do Minho . Prevê-se ainda a possibilidade de obtenção de equivalência à parte escolar através da acumulação progressiva de créditos por aprovação em Cursos de Formação Especializada de 2º Ciclo que podem ser realizados de forma compatível com a disponibilidade de tempo para estudo. Durante o curso são transmitidos conhecimentos sobre propriedades, caracterização, processos produtivos e projecto com polímeros. Dependendo das Unidades Curriculares (UCs) seleccionadas, são expectáveis os seguintes resultados de aprendizagem: • Actualizar/complementar conhecimentos sobre propriedades de polímeros e processos produtivos • Analisar e modelar sistemas de Engenharia de Polímeros • Ensaiar e avaliar componentes e produtos • Utilizar, optimizar e desenvolver processos de transformação • Seleccionar e caracterizar materiais plásticos • Projectar e fabricar produtos em plástico • Utilizar ferramentas de cálculo científico • Integrar práticas de desenvolvimento sustentável e de preservação e recuperação ambientais no projecto e na produção de componentes em plástico • Desenvolver novos projectos industriais
  • Dirigido a
    Condições de Admissão: Licenciados em Engenharia, Ciências de Engenharia (excepto Polímeros), profissionais da indústria (com formação em Engenharia ou equivalente) e professores do Ensino Secundário (Física ou Química). Licenciados noutros Cursos poderão igualmente ser considerados, desde que possuam C.V. compatível. As candidaturas devem ser submetidas ao Director do Mestrado entre 11 de Junho e 3 de Setembro de 2007 , sendo seriadas de acordo com o C.V. e a nota de licenciatura (este Curso dispõe de um numerus clausus de 30) Documentação necessária: Formulário de candidatura Curriculum vitae detalhado Cópia do Certificado de Habilitações Cópia do Bilhete de Identidade Cópia do cartão NIF Outros elementos solicitados no edital ou que os candidatos entendam relevantes para apreciação da sua candidatura.
  • Titulação
    Mestrado em Propriedades e Tecnologia de Polímeros
  • Conteúdo

    Organização:

    O Curso compreende uma parte escolar (três semestres) e a elaboração de uma tese (com início dos trabalhos no 3º semestre) sobre um tema específico (45 ECTS). Em cada semestre, o aluno pode realizar até 30 ECTS.

    A parte escolar pode ser obtida através da aprovação em cinco UCs (cada uma com 15 ECTS) leccionadas pelo Departamento de Engenharia de Polímeros (escolhidas de um total de 7). A aprovação na parte escolar do Mestrado proporciona a obtenção de um diploma de Especialização em Propriedades e Tecnologia de Polímeros.

    Alternativamente, a aprovação à parte escolar (por equivalência) pode ser obtida através da inscrição e aprovação em 5 Cursos de Formação Especializada , CFEs, cujo conteúdo é coincidente com o das UCs do Mestrado (consultar a informação disponível sobre estes Cursos). O aluno pode assim acumular progressivamente os ECTS necessários à aprovação na parte escolar do mestrado (75 ECTS). São oferecidos os seguintes cursos/UCs:

        * Propriedades de Polímeros
        * Polímeros para Aplicações Avançadas
        * Extrusão de Plásticos (A)
        * Extrusão de Plásticos (B)
        * Injecção de Plásticos
        * Compósitos de Matriz Polimérica
        * Projecto e Moldes para Plásticos

Outro curso relacionado com engenharia química

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |