Mestrado em Psicocriminologia

Solicite informação sem compromisso ISPA - Instituto Universitário Ciências Psicológicas Sociais e da Vida

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Psicocriminologia - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Introdução:

    A Psicobiologia, que tem tido um crescimento extremamente intenso nos últimos anos, envolve a articulação entre um sólido domínio da Psicologia, nomeadamente no âmbito do estudo dos processos cognitivos e emocionais e uma compreensão clara da organização e funcionamento do sistema nervoso, bem como dos princípios e conceitos fundamentais da Biologia Evolutiva. Devido à multiplicidade de conhecimentos envolvidos, este 2º ciclo de formação poderá ser frequentado por estudantes com formação sólida de 1º ciclo nas áreas das ciências humanas, ciências sociais, ciências biológicas ou ciências médicas.

    Ao adaptarmos o plano de estudos, previamente existente, ao processo de Bolonha, tivemos em conta os desenvolvimentos científicos realizados neste domínio, que ao serem adaptados à realidade portuguesa/europeia poderão dar um contributo significativo para o desenvolvimento da Psicobiologia no nosso país e na Europa.

    Do que acima foi dito, resulta uma proposta de adequação do actual Mestrado em Etologia a um 2º ciclo em Psicobiologia correspondente a 4 semestres, com 120 ECTS.
  • Titulação
    Meste em Psicocriminologia
  • Conteúdo
    Mestrado em Psicocriminologia


    Apresentação do Curso

    Em colaboração em a Universidade de Rennes 2, França.

    A Psicocriminologia é um dos ramos da criminologia e tem uma já longa tradição científica, na intersecção da Psicologia, do Direito, da Criminologia e das Ciências Sociais, inscrevendo-se num duplo movimento, individual e colectivo. A um nível mais restrito, ocupa-se do fenómeno individual: diagnóstico psicológico e psicopatológico, prevenção e reabilitação dos sujeitos de Justiça; a um nível mais alargado, aborda a violência colectiva, através da dinâmica intrapsíquica e da sua expressão nos fenómenos de grupo.


    As sociedades actuais têm vindo a conhecer uma progressiva diversificação e sofisticação de práticas que fazem emergir novos ilícitos criminais e colocam em causa o bem-estar e a segurança das populações. O rápido e desordenado rescimento urbano, o desenvolvimento tecnológico, o desenraízamento, a imigração, as múltiplas configurações familiares, a instabilidade laboral, as crises económicas e as desagregações sociais, o terrorismo, entre outros factores, contribuem para uma impressão geral de insegurança, por um lado, e, por outro, colocam ao Direito novos desafios na realização da Justiça. Esta realidade tem evidenciado a necessidade de as instâncias de justiça se dotarem de outros e novos conhecimentos, recorrendo, cada vez mais, a saberes como a Psicologia, de maneira a aceder a uma diferente compreensão e intervenção sobre velhos e novos comportamentos transgressivos, seus protagonistas e demais actores sociais envolvidos.


    Objectivos do Curso

    O Mestrado em Psicocriminologia, inscrito na matriz da clínica psicológica, pretende formar cientificamente e dotar de competências práticas os licenciados em Psicologia e em Ciências Psicológicas que actuam, ou venham a actuar, no cruzamento dos campos jurídico, médico e social, abarcando quer a problemática do agressor quer a da vítima, a assessoria aos tribunais e às forças e serviços de segurança, a intervenção e investigação em instituições relacionadas com os sistemas judicial, de investigação criminal, prisional, de reinserção social, de acolhimento e acompanhamento de menores e de adultos.

Outro curso relacionado com psicologia - forense

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |