Mestrado em Recursos Genéticos e Melhoramento de Espécies Agrícolas e Florestais

Solicite informação sem compromisso UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Recursos Genéticos e Melhoramento de Espécies Agrícolas e Florestais - Presencial - Vila Real - Vila Real - Vila Real

  • Objectivos
    O Melhoramento de Plantas, com o objectivo de responder á crescente procura mundial de alimentos, tem desenvolvido cultivares cada vez mais produtivas e que melhor respondam às exigências dos mercados. Porém, a diversidade genética é cada vez menor o que leva a que uma alteração das condições climáticas ou o aparecimento de uma nova raça de praga ou de doenças provoque grandes prejuízos económicos. A introdução de cultivares modernas e a ocupação de novas áreas, quer devido ao desenvolvimento demográfico e industrial quer, em algumas zonas do mundo, também para agricultura, tem conduzido à eliminação de cultivares antigas e de espécies afins ou não das cultivadas com interesse directo, indirecto ou potencial interesse futuro para a agricultura. Os Recursos Genéticos Vegetais, que são limitados e perecíveis, representam a base para o desenvolvimento da agricultura. Eles têm, e continuarão a ter no futuro, um valor inestimável independentemente da forma como venham a ser aproveitados, quer pelos métodos convencionais do melhoramento de plantas quer pelas técnicas modernas de engenharia genética.
  • Titulação
    Mestre em Recursos Genéticos e Melhoramento de Espécies Agrícolas e Florestais
  • Conteúdo
    O Melhoramento de Plantas iniciou-se quando o Homem começou a domesticar as plantas o que ocorreu há cerca de 10 00 anos. Até ao Sec. XIX o Melhoramento de Plantas não tinha uma base científica nem económica e é já no Sec. XX que tem início o Melhoramento de Plantas baseado em métodos de hibridação seguidos de selecção nas gerações segregantes. Nas últimas décadas, os avanços conseguidos ao nível do estudo e da manipulação do ADN vieram pôr à disposição dos melhoradores de plantas novas tecnologias que permitiram grandes avanços na obtenção de novas cultivares.

    Este curso de mestrado irá permitir um conhecimento integrado das diferentes metodologias de que o melhorador dispõe, clássicas ou modernas com especial realce para a Biotecnologia Vegetal, a Tecnologia do DNA e a obtenção de plantas transgénicas, e aprofundar as formas de conservar, caracterizar e avaliar os recursos genéticos vegetais.

Outro curso relacionado com biotecnologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |