Mestrado em Riscos e Violência(s) nas Sociedades Atuais: Análise e Intervenção Social [ISS]

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Comentários sobre Mestrado em Riscos e Violência(s) nas Sociedades Atuais: Análise e Intervenção Social [ISS] - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Este 2º ciclo visa, assim, desenvolver capacidades de investigação, bem como a qualificação e a aquisição de competências de intervenção nesta área.
    O 2º ciclo Riscos e violência(s) nas sociedades atuais: Análise e Intervenção Social totaliza 120 unidades de crédito (ECTS) e tem a duração de 2 anos ou 4 semestres (a iniciar em novembro de 2009). O plano de estudos está organizado em torno de UC comuns (1º semestre) que permitem a apreensão das principais matrizes teóricas. O conjunto de UC (2º semestre), mais específicas, irá consubstanciar-se em duas especializações, nas seguintes variantes: Crianças e Jovens em Risco e Violência Doméstica. Os 2 últimos semestres visam essencialmente elaborar e desenvolver o projeto investigação ou de estágio com vista à defesa da dissertação ou do relatório de estágio.
  • Conteúdo
    O corpo docente do Instituto de Serviço Social na ULHT possui um vasto património de experiência no campo académico e na intervenção social e detém uma posição dianteira em termos de prática, inovação e desenvolvimento. Os seus investigadores e profissionais, quer quando concebem quer quando executam políticas sociais, são, mais do que nunca, indispensáveis na sociedade atual em que se assiste a mudanças diversas que põem em questão as noções de cidadania e justiça social.O mestrado em Riscos e Violência(s) é transdisciplinar, congrega diferentes influências para proporcionar conhecimentos em condições de poderem ser mobilizados e aplicados no decurso da atividade profissional e que contribuem para um maior diálogo pluridisciplinar.É uma formação pós-graduada que obedece uma estrutura curricular com 2 anos letivos (4 semestres): no primeiro ano são desenvolvidos conhecimentos, competências e aptidões fundamentais para uma prática profissional sustentada na evidência e no desenvolvimento da pesquisa científica autónoma; no segundo ano os alunos têm um acompanhamento tutorial com vista à realização de uma dissertação baseada em pesquisa científica própria; ou pela realização de um estágio avançado em instituição da comunidade; ou pela elaboração de um projeto específico de intervenção.

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