Mestrado em Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração

Solicite informação sem compromisso Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração - Presencial - Cascais - Lisboa

  • Objectivos
    Este curso está estruturado de forma a disponibilizar conhecimentos científicos especializados, especialmente adaptados ao sector da restauração, em particular à produção de alimentos seguros e de qualidade. Este mestrado pretende, igualmente, especializar técnicos com competências que dêem resposta ao disposto no Regulamento CE 852/2004, relativo à higiene dos géneros alimentícios que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2006. As competências a adquirir compreendem, assim, as funções operacionais e de coordenação, directamente relacionadas com a segurança e qualidade alimentar, colmatando as necessidades de evolução e adaptação permanentes. Pretende-se que sejam desenvolvidas faculdades, como a capacidade de reflexão sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem de soluções ou as condicionem, a capacidade de comunicar conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas, de forma clara e sem ambiguidades, aspectos de especial pertinência na área alimentar.
  • Dirigido a
    - Licenciados em Produção Alimentar em Restauração ou áreas afins. - Licenciados em outras áreas, desde que desempenhem actividades profissionais de relevo relacionadas com a restauração.
  • Conteúdo
    O Mestrado em Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração apresenta-se estruturado em três módulos lectivos, concentrados no primeiro ano:

    - Módulo Catering – configurado para a formação técnico-prática em gastronomia e artes culinárias, pretendendo-se que os mestrandos adquiram um conjunto de conhecimentos gerais e específicos da área do catering. Com este módulo procura-se uniformizar os perfis de entrada de alunos de proveniências diversas.
    - Módulo Higiene e Segurança Alimentar – concebido para dotar os alunos de conhecimentos e metodologias aplicadas no âmbito da higiene e segurança alimentar, com especial enfoque na área da restauração.
    - Módulo Qualidade Alimentar – estruturado de forma a permitir a transmissão de saberes relacionados com o enquadramento da gestão da qualidade total, enfatizando, entre outras, as ferramentas, os sistemas, a componente legal e, a concepção de novos produtos.

    O segundo ano lectivo contempla duas unidades curriculares, Seminário de Metodologia I e II e ainda o Projecto.

    Os mestrandos devem ficar aptos a identificar os perigos e os riscos para a segurança alimentar associados aos vários produtos e processos do sector, a propor e implementar, com segurança, medidas que visem o seu controlo. Para além destes aspectos, procura-se que os discentes fiquem habilitados para a implementação de sistemas de qualidade total e especificamente adequados ao sector da restauração, pela disponibilização de ferramentas que lhes permitam operacionalizar estas componentes.
     

Outro curso relacionado com qualidade e segurança

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |