Mestrado em Sociologia

Solicite informação sem compromisso Universidade de Coimbra - FEUC - Faculdade de Economia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Sociologia - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Objectivos
    O mestrado em Sociologia da FEUC dá continuidade e aprofundamento à formação oferecida na mesma área ao nível da licenciatura. Beneficiando da longa experiência de investigação e ensino da equipa de docentes do Núcleo de Sociologia da FEUC, proporciona o acesso a conhecimentos sociológicos especializados e aos instrumentos teóricos e metodológicos mais actualizados nos domínios da Sociologia e do diálogo entre esta disciplina e outras áreas científicas. Para além da formação em domínios como as teorias sociológicas avançadas e as metodologias de pesquisa, o mestrado promove a actualização em diversas áreas temáticas de grande relevo contemporâneo, com destaque para as seguintes: Estado e políticas sociais; cidades e culturas urbanas; território e poder local; sociologia política; sociologia do trabalho e do emprego; desigualdades sociais e sexuais; epistemologia; movimentos sociais e sindicalismo; migrações internacionais; ciência e tecnologia; sociologia do direito. Está também organizado com base numa ligação estreita com a esfera profissional, permitindo expandir competências e saberes em domínios de grande relevo para a sociedade portuguesa, onde as futuras gerações de sociólogos poderão vir a desempenhar um importante papel. O mestrado visa os seguintes objectivos: - Formar competências especializadas de investigação científica no domínio da Sociologia e da sua articulação com as outras ciências sociais e humanas. - Desenvolver qualificações e capacidades de excelência na avaliação crítica, análise, diagnóstico e intervenção, nos vários planos profissionais onde hoje a Sociologia marca presença. - Contribuir para disseminar o conhecimento científico das ciências sociais portuguesas, numa área que se reconhece como decisiva para a compreensão das transformações sociais em curso, no actual contexto nacional e global.
  • Dirigido a
    - Licenciados nos domínios da sociologia e demais ciências sociais. - Licenciados de outras áreas de formação com interesse em adquirir ou desenvolver conhecimentos e competências na área temática do mestrado. - Profissionais ligados a domínios de actuação onde os instrumentos da Sociologia podem dar um contributo relevante.
  • Titulação
    Mestre em Sociologia
  • Conteúdo

    - O mestrado tem uma duração de 2 anos e está organizado em 4 semestres.

    - Admite duas vias curriculares:
    Via de especialização científica, conducente à elaboração de dissertação de mestrado.
    Via de especialização profissionalizante, conducente à realização de estágio e respectivo relatório.

    O grau de mestre será obtido após conclusão com aproveitamento do conjunto das unidades curriculares do plano de estudos e realização da dissertação ou estágio, que totalizam 120 ECTS.

    A conclusão com aproveitamento das unidades curriculares dos dois primeiros semestres, correspondentes a 60 ECTS, confere diploma de estudos pós-graduados.

Outro curso relacionado com sociologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |