Mestrado em Tecnologias Ambientais

Solicite informação sem compromisso UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Tecnologias Ambientais - Presencial - Vila Real - Vila Real - Vila Real

  • Objectivos
    O Mestrado em Tecnologias Ambientais corresponde a um 2º ciclo, envolvendo um total de 120 ECTS, distribuídos em 2 anos lectivos (4 semestres). Integra uma componente escolar (1º ano) com um total de 8 módulos obrigatórios, cada um dos quais corresponde a um Curso Avançado, e uma componente de investigação e preparação da dissertação (2º ano). Esta oferta educativa visa a formação de profissionais capazes de conceber, planear, projectar, gerir e executar soluções tendo como objecto de trabalho o Ambiente. Por outro lado, procura transmitir uma visão integrada dos problemas ambientais, de modo a abarcar os aspectos tecnológicos, ecológicos e socio-económicos que lhe são inerentes. Adicionalmente, as matérias versadas e o modo como são leccionadas permitem responder às exigências do tecido empresarial, tanto no domínio industrial como de consultadoria, e da administração central e local, e podem, igualmente, ser dirigidas para actividades de investigação e desenvolvimento tecnológico. Neste contexto, constituem objectivos primordiais deste curso de mestrado: - Consolidar os conhecimentos de forma a evidenciar uma abordagem profissional na área do Ambiente; - Incentivar a capacidade de compreensão dos processos físicos, químicos, biológicos e económicos relativos ao funcionamento dos sistemas ambientais; - Implementar o desenvolvimento de aptidões que permitam a análise e avaliação dos problemas de natureza ambiental, com base nos conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas, numa perspectiva integrada; - Consolidar a capacidade de resolução de problemas de natureza ambiental nas suas múltiplas dimensões; - Desenvolver estratégias de natureza ambiental que se traduzam na promoção do desenvolvimento sustentável; - Potenciar as capacidades, no plano do desenvolvimento do conhecimento, que vão desde a pesquisa de literatura da especialidade, o delineamento e concepção de experiências, a interpretação e discussão de resultados, até à utilização de modelos e o recurso à simulação; - Consolidar aptidões de carácter transversal, genéricas e aplicadas às Ciências de Engenharia e do Ambiente, designadamente a comunicação, a gestão e a capacidade de desenvolver trabalho em equipa.
  • Dirigido a
    Ao curso de Mestrado em Tecnologias Ambientais serão admitidos candidatos com Licenciatura em Engenharia Ambiental/Engenharia do Ambiente, Ecologia Aplicada, Biologia (ramos ensino e científico), Medicina Veterinária, Engenharias em Ciências Agrárias, Engenharias Civil e outras, Química e Bioquímica. Poderão ser admitidos candidatos com outras licenciaturas, caso apresentem formação adequada ou experiência profissional nas áreas de especialidade do Mestrado/Cursos Avançados
  • Titulação
    Mestre em Tecnologias Ambientais
  • Conteúdo
    Saídas Profissionais:  
    Os Mestres em Tecnologias Ambientais destinam-se a integrar os quadros de empresas ou organizações do sector do Ambiente, nomeadamente, organismos públicos centrais (casos do Instituto da Água e do Instituto de Conservação da Natureza), regionais (Direcções Regionais de Ambiente e Ordenamento do Território, Comissões de Coordenação, Direcções Regionais de Agricultura, Associações Regionais de Saúde, etc.) e locais (Municípios e Gabinetes de Apoio Técnico Local). De igual modo, podem ser alargadas ao nível do tecido empresarial nos diversos domínios do ambiente, desde a consultoria à definição de projectos de monitorização, tratamento e auditoria. Os futuros Mestres podem, igualmente, integrar equipas de investigação multidisciplinares no domínio do Ambiente.

Outro curso relacionado com tecnologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |