Pós-Graduação em Comunicação Aumentativa e Alternativa da Infância à Idade Adulta

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Comentários sobre Pós-Graduação em Comunicação Aumentativa e Alternativa da Infância à Idade Adulta - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Titulação
    Certificado de formação profissional
  • Conteúdo

    A Pós-Graduação em Comunicação Aumentativa e Alternativa, da infância à idade adulta destina-se a estudantes universitários do último ano de Terapêutica da Fala, bem como a profissionais na área da Terapia da Fala.


    PORQUÊ ESCOLHER ESTA FORMAÇÃO?

    Toda a potencialidade de desenvolvimento do ser humano reside na capacidade de comunicar e interagir com os outros. As alterações da comunicação diminuem não só a qualidade de vida dos afetados, mas também a sua capacidade de adquirir conhecimentos, interpretá-los e transmiti-los, impedindo muitas vezes a sua integração social e desenvolvimento pessoal. As crianças, jovens e adultos com dificuldades em expressar-se,  debatem-se com sérias limitações aos níveis da autonomia pessoal e familiar, encontrando-se a maior parte das vezes votadas à solidão, ao isolamento;  desenvolvem um sentimento de impotência perante o meio, dado a impossibilidade de agirem sobre ele, sentindo que os outros os subestimam, que falam sem os terem em conta, que tomam decisões em seu lugar, e assim, vão perdendo o interesse no diálogo, tendo enormes dificuldades na sua relação com o meio envolvente.

    À medida que vão acumulando fracassos, vão desistindo de tentar arriscar, aprendendo assim a serem totalmente dependentes dos outros, adotando cada vez mais uma atitude passiva (Passividade Aprendida).

    Nos casos em que a fala não constitui o canal principal do processo comunicativo é necessário proporcionar um SAAC. Somos ardentes defensores e promotores da Comunicação Aumentativa/Alternativa, e não duvidamos da eficácia  e potencialidade desta intervenção, pois ao promovermos capacidades comunicativas e linguísticas em pessoas incapacitadas, tornamo-las capazes de interagir, comunicar, expressar necessidades e  sentimentos, de partilhar experiências e informações.


    OBJETIVOS GERAIS
    • Explorar os diversos sistemas de comunicação aumentativa e alternativa;
    • Enquadrar os Terapeutas da Fala nas novas perspetivas de avaliação, diagnóstico e intervenção em comunicação aumentativa e em comunicação alternativa;
    • Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos de avaliação e intervenção com comunicação aumentativa e alternativa na criança e no adulto.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    • Avaliar as competências comunicativas da criança, jovem ou adulto;
    • Identificar o problema principal e desenvolvimento de padrões comunicativos;
    • Transmitir conhecimentos sobre a habilitação da criança / jovem / adulto;
    • Transmitir conhecimentos sobre a habilitação dos contextos;
    • Adquirir conhecimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção junto dos clientes com necessidades comunicativas e dos respetivos parceiros comunicativos;
    • Desenvolver a capacidade reflexiva e do raciocínio crítico.
    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Após a conclusão da formação os formandos poderão desempenhar as atividades profissionais de:

    • Terapia da Fala com conhecimentos aprofundados a nível da comunicação aumentativa/ alternativa.

    Poderão intervir em várias áreas e instituições:

    • Perturbações da comunicação em crianças;
    • Perturbações da comunicação em jovens e adultos;
    • Instituições: Jardins de Infância, Escolas, Unidades de Apoio à Multideficiência, CERCI`s, Centros de Reabilitação, Hospitais Pediátricos, Hospitais de Adultos, Gabinetes Privados, entre outros.

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