Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio da Comunicação e da Linguagem

Solicite informação sem compromisso ISCIA - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio da Comunicação e da Linguagem - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Objectivos
    Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga (CCPFC/CFE-1332/06) conferindo 10 créditos por efeitos do Despacho 16794/05 de 3 de Agosto. O Curso de Formação Especializada no âmbito das necessidades educativas especiais, no domínio da Comunicação e da Linguagem, pretende contribuir, no geral, para melhorar a formação dos educadores, desenvolvendo a sua profissionalidade docente e de competência em apoio educativo e, em particular, qualificar educadores capazes de responder eficazmente às necessidades educativas dos alunos e ao desenvolvimento de atitudes positivas face à integração. Com este curso pretende-se proporcionar uma formação que permita ao professor de educação especial, num modelo de trabalho em equipa (com vista a uma integração em equipas multidisciplinares), o desenvolvimento de programas de formação que promovam a aquisição das competências necessárias para um adequado atendimento da criança com necessidades educativas especiais, nomeadamente, no que respeita às seguintes funções: - planificação / programação (desenvolvimento de programas de intervenção); - prestação de serviços directos (intervenção nas áreas curriculares); prestação de serviços indirectos (apoio ao professor do ensino regular); - formação em serviço (colaboração na formação de professores); - educação parental (processos de envolvimento parental); administração e gestão (elaboração de planos educativos especiais, formação e coordenação de equipas, etc).
  • Dirigido a
    O Público alvo natural é constituído por Educadores de Infância e Professores dos ensinos básico e secundário que, à data de entrada no Curso possuam, pelo menos, 5 anos de serviço docente.
  • Titulação
    Especialista em Educação Especial: Domínio da Comunicação e da Linguagem
  • Conteúdo

    Estrutura do Curso

    a) O plano de estudos é composto por um currículo único, com a duração de dois semestres escolares.
    b) As diversas sessões de aulas incluem ciclos de seminários e conferências e, ainda, um seminário de supervisão de projectos, no caso da disciplina de Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos de Intervenção na Área da Educação Especial.
    c) A escolaridade total é de 300 horas, sendo alguns trabalhos realizados via plataforma de e-learning do ISCIA, com acompanhamento tutorial e trabalho colaborativo.
    d) Os estudantes, para além de pequenos trabalhos solicitados pela sequência das diversas sessões de formação, são avaliados pela realização de um trabalho escrito relativo a cada uma das disciplinas que compõe as formações geral e específica.
    e) O curso conclui-se com a elaboração, desenvolvimento e avaliação de um projecto de intervenção na área da Educação Especial.
    f) Os estudantes não poderão faltar a mais de um terço da formação total, sendo obrigatório que exista frequência em todas as componentes de formação.

    Plano Curricular

    Formação Geral

    Métodos e técnicas de investigação e análise em educação
    Desenvolvimento curricular e diferenciação pedagógica
    Formação Específica
    Modelos de organização curricular em educação especial
    Diagnóstico, avaliação e intervenção em educação especial
    Nueropsicologia das dificuldades da comunicação e da linguagem

    Necessidades educativas especiais e perturbações da linguagem escrita
    Necessidades educativas especiais e perturbações da linguagem oral
    Ajudas técnicas e adaptações tecnológicas para as NEE's no domínio da comunicação, linguagem e/ou fala
    Formação para projectos
    Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projectos de intervenção na área da comunicação, linguagem e fala

Outro curso relacionado com educação especial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |