Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio da Comunicação e da Linguagem - Aveiro - Aveiro - Aveiro - A linguagem da educação especial - I17451

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Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio da Comunicação e da Linguagem
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  • A linguagem da educação especial
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Objectivos:
Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Braga (CCPFC/CFE-1332/06) conferindo 10 créditos por efeitos do Despacho 16794/05 de 3 de Agosto. O Curso de Formação Especializada no âmbito das necessidades educativas especiais, no domínio da Comunicação e da Linguagem, pretende contribuir, no geral, para melhorar a formação dos educadores, desenvolvendo a sua profissionalidade docente e de competência em apoio educativo e, em particular, qualificar educadores capazes de responder eficazmente às necessidades educativas dos alunos e ao desenvolvimento de atitudes positivas face à integração. Com este curso pretende-se proporcionar uma formação que permita ao professor de educação especial, num modelo de trabalho em equipa (com vista a uma integração em equipas multidisciplinares), o desenvolvimento de programas de formação que promovam a aquisição das competências necessárias para um adequado atendimento da criança com necessidades educativas especiais, nomeadamente, no que respeita às seguintes funções: - planificação / programação (desenvolvimento de programas de intervenção); - prestação de serviços directos (intervenção nas áreas curriculares); prestação de serviços indirectos (apoio ao professor do ensino regular); - formação em serviço (colaboração na formação de professores); - educação parental (processos de envolvimento parental); administração e gestão (elaboração de planos educativos especiais, formação e coordenação de equipas, etc).
Dirigido a:
O Público alvo natural é constituído por Educadores de Infância e Professores dos ensinos básico e secundário que, à data de entrada no Curso possuam, pelo menos, 5 anos de serviço docente.
Diploma:
Especialista em Educação Especial: Domínio da Comunicação e da Linguagem
Conteúdo:

Estrutura do Curso

a) O plano de estudos é composto por um currículo único, com a duração de dois semestres escolares.
b) As diversas sessões de aulas incluem ciclos de seminários e conferências e, ainda, um seminário de supervisão de projectos, no caso da disciplina de Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projectos de Intervenção na Área da Educação Especial.
c) A escolaridade total é de 300 horas, sendo alguns trabalhos realizados via plataforma de e-learning do ISCIA, com acompanhamento tutorial e trabalho colaborativo.
d) Os estudantes, para além de pequenos trabalhos solicitados pela sequência das diversas sessões de formação, são avaliados pela realização de um trabalho escrito relativo a cada uma das disciplinas que compõe as formações geral e específica.
e) O curso conclui-se com a elaboração, desenvolvimento e avaliação de um projecto de intervenção na área da Educação Especial.
f) Os estudantes não poderão faltar a mais de um terço da formação total, sendo obrigatório que exista frequência em todas as componentes de formação.

Plano Curricular

Formação Geral

Métodos e técnicas de investigação e análise em educação
Desenvolvimento curricular e diferenciação pedagógica
Formação Específica
Modelos de organização curricular em educação especial
Diagnóstico, avaliação e intervenção em educação especial
Nueropsicologia das dificuldades da comunicação e da linguagem

Necessidades educativas especiais e perturbações da linguagem escrita
Necessidades educativas especiais e perturbações da linguagem oral
Ajudas técnicas e adaptações tecnológicas para as NEE's no domínio da comunicação, linguagem e/ou fala
Formação para projectos
Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projectos de intervenção na área da comunicação, linguagem e fala

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