Pós-graduação em Estudos Europeus

Solicite informação sem compromisso UFP - Universidade Fernando Pessoa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Estudos Europeus - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    Ferramentas para a compreensão do fenómeno da integração supranacional, em geral, e da integração europeia, em particular. Abordagem multifacetada das matérias incluídas no plano curricular, com disciplinas políticas, jurídicas, económicas, sociais e culturais. Enquadramento das instituições da União Europeia, processos de decisão e instrumentos jurídicos. Tratamento dos fenómenos de integração económica que têm prevalecido ao longo da história da construção europeia. Os aspectos de integração política que têm sido desbravados após a celebração do Tratado de Maastricht. A componente social da integração europeia: as liberdades de circulação e os direitos que assistem às pessoas. Novos domínios da intervenção supranacional (ambiente, protecção dos consumidores, cultura, educação, mobilidade estudantil e profissional). Flexibilidade curricular para incorporar temas de actualidade que sejam o produto de desenvolvimentos recentes do processo de integração europeia.
  • Dirigido a
    Os destinatários naturais deste curso são bacharéis ou licenciados: Na área da Economia, Direito, Relações Internacionais, Gestão, Sociologia, História, Estudos Europeus e outras áreas das Ciências Sociais, interessados em aprofundar os conhecimentos das temáticas europeias. Quadros de empresas. Funcionários de autarquias locais. Jornalistas e profissionais da comunicação social. Professores de ensino básico e secundário. Alunos estrangeiros ao abrigo da mobilidade de estudantes.
  • Titulação
    Pós-graduado em Estudos Europeus
  • Conteúdo

    APRESENTAÇÃO
    A Universidade Fernando Pessoa (UFP) foi uma das universidades pioneiras na inclusão da disciplina de Introdução aos Estudos Europeus no plano curricular de todas as licenciaturas. A extensão à pós-graduação consolida a tradição que a UFP foi construindo.

    No panorama actual do ensino universitário, em que a aposta recai nos estudos de especialização após o ciclo de graduação, a pós-graduação pretende aprofundar os conhecimentos em temas relacionados com a construção europeia. Reconhecendo a visibilidade crescente da integração europeia, e que os desígnios nacionais dependem cada vez mais das decisões tomadas pelas instituições da União Europeia, a acuidade do tema anda de braço dado com a progressão do processo de construção europeia.

    O curso de pós-graduação é aberto a um público heterogéneo: uma mistura de alunos com conhecimentos de base acerca do funcionamento da União Europeia e de alunos desprovidos desses conhecimentos. No primeiro semestre do curso serão leccionadas disciplinas que desenvolvem os alicerces da União Europeia. O segundo semestre compreende disciplinas específicas, permitindo um tratamento aprofundado de temas de actualidade que interessam ao desenvolvimento da construção europeia. É considerada a possibilidade de leccionar em inglês, em sessões tutoriais, consoante o leque de estudantes inscritos na pós-graduação.

    PLANO DE ESTUDOS
    1º semestre
    Teorias e História da Integração Europeia
    Instituições e Direito da União Europeia
    Integração Monetária Europeia
    Política Externa e Segurança
    Cidadania e Assuntos Internos
    Direito e Política Social
    2º semestre
    Integração Supranacional e Nacionalismos
    Comércio e Cooperação Internacional
    Fundos Estruturais e Gestão de Projectos
    Consumidores e Ambiente
    Educação e Mobilidade Profissional

Outro curso relacionado com estudos europeus

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |