Pós-Graduação em Formação Especializada: Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou com NEEs

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  • Conteúdo
    Pós-Graduação em Formação Especializada: Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou com Necessidades Educativas Especiais


    Duração / Grau / ECTS

    270 Horas / Pós-Graduação (Formação Especializada) /

    Direção Científica

    Augusto Deodato Guerreiro

    Secretariado Pedagógico

    Filipa Vieira

    Apresentação do Curso

    A Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) oferece um Curso de Formação Especializada no Domínio 910 "Alunos com Dificuldades de Aprendizagem ou com Necessidades Educativas Especiais", com especial enfoque na intervenção precoce em linguagem e comunicação, desenvolvimento sensorial e cognitivo, orientação e mobilidade, autonomia e independência, sociocomunicabilidade, interacção e qualidade de vida dos bebés/crianças/alunos/cidadãos, incluindo aprofundada formação e prática em competências, como:

        Dominar os constructos teóricos que orientam as práticas no domínio da intervenção precoce;
        Conhecer os principais modelos e abordagens no domínio da intervenção precoce;
        Compreender a importância de inscrever as práticas de *intervenção precoce* numa lógica inclusiva, segundo abordagens centradas na família e restantes cenários de participação;
        Conhecer as problemáticas inerentes à utilização dos sistemas de classificação das incapacidades da criança no domínio da intervenção Precoce;
        Obter proficiência na utilização do Sistema Internacional de Classificação das Funcionalidades e Incapacidades adoptado pela OMS;
        Adquirir capacidade para definir as linhas fundamentais de desenvolvimento e para implementar planos de intervenção;
        Desenvolver competências para actuar no contexto de equipas transdisciplinares de intervenção;
        Adquirir capacidade para intervir no desenvolvimento da orientação e mobilidade, autonomia e independência, sociocomunicabilidade e interacção dos bebés/crianças/alunos/cidadãos com as mais diversas dificuldades/incapacidades;
        Desenvolver conhecimento para intervenção precoce no processo de leitura e escrita/sistemas alternativos, consoante a etiologia e/ou tipo/grau de deficiência e/ou multideficiência;
        Proficiência para intervenção precoce no uso de Hardware/software e tecnologias específicas/leitores de ecrã;
        De acordo com os resultados da intervenção precoce, capacidade para promover e orientar a adequabilidade de escolas/escolas de referência/serviços e outros equipamentos públicos e privados a pessoas que não conseguem falar, escrever ou ler.


    Objectivos


    Este Curso de Formação Especializada tem a duração de 270 horas e assenta científica e tecnologicamente no desenvolvimento e aplicação das teorias, metodologias e boas práticas que alimentam os seguintes objectivos:

        Os estudos sociocomunicacionais especiais, a didáctica sociocomunicacional, o desenvolvimento sensorial, cognitivo e da interacção, numa dimensão precoce, visando o melhor desempenho possível dos alunos com as mais diversas dificuldades de ensino/aprendizagem ou com necessidades educativas especiais;
        Os estudos e estratégias que visam sensibilizar e capacitar as escolas regulares/de referência e as diferentes instituições, organizações e empresas para a adequada comunicação com os alunos/cidadãos em referência, com incidência na sociocomunicabilidade e na interacção;
        Os estudos de gestão funcional e operacional para a inclusão dos diferentes graus de dificuldade sociocomunicacional e de interacção, criando possibilidades de investigação e aplicações bidireccionais para melhorar o desempenho global nos planos educacional e profissional das escolas regulares/de referência e especiais e das várias instituições, organizações e empresas, públicas e privadas, quer estas se orientem para o mercado, para o serviço público ou para as questões da solidariedade social;
        A investigação e definição de métodos e técnicas para a implementação e generalização do conceito de intervenção precoce em comunicação e qualidade de vida, numa dimensão de comunicação/cultura inclusiva, numa perspectiva ecológica de igualdade de oportunidades no desempenho de funções, no emprego e qualidade de vida;
        A investigação, edificação, instituição e aplicação de metodologias/estratégias e objectivos para suprir as graves lacunas nacionais (quiçá por extensão nos Países Lusófonos e da Europa) no que respeita à formação de professores e técnicos especializados no domínio em referência, no quadro das dificuldades específicas destes alunos/cidadãos, visando o seu desenvolvimento sensorial e cognitivo, orientação e mobilidade, autonomia e independência, sociocomunicabilidade e interacção, processo que se traduz em inclusão e qualidade de vida, alicerçado também em disciplinas laboratoriais/experimentais sob a responsabilidade de docentes/investigadores especialistas, de reconhecida competência científica e tecnológica, pedagógica e cultural na matéria;
        A investigação e desenvolvimento, com efectiva aplicação, novos processos e especialidades como resposta, no quadro das imensuráveis carências nacionais, ao nível das metodologias, estratégias e técnicas de intervenção precoce em comunicação e qualidade de vida nas diferentes problemáticas da deficiência/incapacidade, incrementando e credibilizando no país, de forma científica e tecnologicamente validada, esta matéria em objectivos a atingir, numa dimensão alargada e profícua dos efeitos deste projecto humano muito sério, o qual, ao mesmo tempo, também promove o autoconceito e auto-imagem, autoconfiança e auto-estima, a comunicação intrapessoal e interpessoal, intra-organizacional/grupal, organizacional/extra-organizacional e de massas, inclusão e qualidade de vida dos alunos/cidadãos abrangidos por este domínio.

    Unidades Curriculares Teóricas

    "Teorias e Sistemas de Comunicação: Especificidades Aumentativas e Alternativas"
    "Tecnologias de Acesso à Informação e Comunicação Aumentativa e Alternativa" 
    "Didáctica Comunicacional e Desenvolvimento Sensorial e Cognitivo"
    "Competências Comunicativas, Inclusão e Qualidade de Vida"
    Unidades Curriculares Teórico-Práticas

    "Multideficiência e Qualidade de Vida: a Relação entre Experiência, Movimento e Comunicação no Desenvolvimento de Programas de Intervenção Precoce"
    "Prevenção e Reabilitação na Intervenção Precoce - Nível I"
    "Prevenção e Reabilitação na Intervenção Precoce - Nível II"

    Corpo docente

        Augusto Deodato Guerreiro

        Doutor em Ciências da Comunicação, Especialidade Comunicação e Cultura (UNL); Agregado em Ciências da Comunicação, Especialidade Comunicação e Cultura Inclusivas (UTAD); Professor Catedrático Agregado na ECATI/ULHT; Professor nos Cursos de Doutoramento em Ciências da Comunicação/ECATI e de Educação/ICE da ULHT; Director do Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio da ECATI/ULHT; Investigador permanente do CICANT/ECATI da ULHT; Investigador associado do CeiEf/ICE da ULHT; Individualidade de Reconhecido Mérito no Núcleo Braille e Meios Complementares de Leitura do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP; Director da linha de investigação em Linguagens Especiais e Novas Tecnologias/CICANT da ECATI/ULHT; Director/orientador de investigação avançada na Universidade Complutense de Madrid e Universidade de Alcalá.
        Francisco Ramos Leitão
        Doutor em Educação Especial e Reabilitação (UTLisboa); Professor Associado na Faculdade de Educação Física e Desporto e no Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio da ECATI/ULHT; Professor e Investigador no domínio da "Intervenção Precoce", com trabalho publicado e aplicado; Regente das unidades curriculares "Desenvolvimento e Adaptação Motora", "Educação Física Adaptada", no 2º Ciclo de Formação de Professores de Educação e Desporto, e "Intervenção Educativa Precoce", na FMH/UTL.
        Isabel Amaral
        Doutora em Psicologia, área do Desenvolvimento e da Educação (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/UPorto); Mestre em Educação, na área da Educação de Crianças Multideficientes e Surdocegas (Boston College, Boston, U.S.A.); Professora convidada no Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio da ECATI/ULHT; Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde; Coordenadora da Área de Ciências da Linguagem e do Curso de Terapia da Fala; Investigadora, coordenadora e consultora de projectos na sua área de especialização.
        Maria Benedita da Maia Lima
        Doutoranda em Educação, Especialidade Formação de Adultos (Instituto da Educação/ULisboa); Mestre em Ciências da Educação, especialidade Educação de Adultos (ULisboa); Professora convidada no Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio da ECATI da ULHT; Professora no ISPA, com responsabilidade na área científica das Ajudas Técnicas e Novas Tecnologias em Reabilitação e Inserção Social; Gestora de projectos no âmbito de Programas da UE (formação a distância, teletrabalho e empreendedorismo); enquadradora de estágios académicos e profissionais; formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores e responsável pelas áreas de competências pessoais e relacionais, emprego e formação pedagógica de formadores; Investigadora/colaboradora do CICANT da ECATI da ULHT.


    Metodologias de Ensino e Avaliação

    Aulas expositivas/demonstrativas sobre as metodologias e estratégias para a compreensão e aprofundamento dos conteúdos programáticos das unidades curriculares do curso, com enfoque na literacia e nas tecnologias adaptativas e específicas de acesso à informação, no desenvolvimento sensorial e sociocognitivo, de interacção e competências sociais e relacionais (com produtos de apoio e meios humanos auxiliares de comunicação), orientação e mobilidade, autonomia e independência, sociocomunicabilidade, inclusão e qualidade de vida dos alunos/cidadãos em referência, com fundamentação na Bibliografia base do curso, eventualmente alargada a mais bibliografia científica e tecnológica, de acordo com o tipo de trabalhos de investigação e desenvolvimento a realizar por cada especializando.

    Avaliação dos especializandos através da assiduidade/participação efectiva nas aulas e da realização de trabalhos de investigação e desenvolvimento.

    Notas

        Este Curso de Pós Graduaçao e Formação Especializada constitui e proporciona uma formação/habilitação imprescindível, ao abrigo da lei em vigor (Dec.-Lei nº 3/2008, de 7 de Janeiro, e alteração legislativa em 12 de Maio pela Lei nº 21/2008), para os professores do ensino pré-escolar, básico e secundário que pretendam exercer funções de docência/investigação no domínio 910, designadamente nas Escolas de Referência.
        Está em processo o pedido de acreditação deste Curso de Formação Especializada ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), para que possa produzir os efeitos previstos no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, relevando para efeitos de ingresso ou de progressão em carreira de Professores e Educadores, no Domínio 910, em analogia com o concedido, desde sempre, ao Mestrado de Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio.

    Horário

        Sexta-feira (17h30-23h00, com meia hora de intervalo)
        Sábado (a partir das 09h00)

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