Pós-graduação em Gestão do Risco em Estabelecimentos de Saúde

Solicite informação sem compromisso UFP - Universidade Fernando Pessoa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Gestão do Risco em Estabelecimentos de Saúde - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Conteúdo

    Apresentação 
    A Gestão do Risco é uma função nos estabelecimentos de saúde de todo o mundo que só nestes últimos anos tem merecido a atenção que lhe é devida. Sendo legalmente obrigatória, quer em unidades públicas quer em unidades privadas, é também imposta por todos os sistemas de qualidade (acreditação/certificação) dos serviços de Saúde, constituindo uma obrigação de natureza contratual prevista no clausurado geral dos contratos-programa a celebrar com as diversas estruturas do Sistema Nacional de Saúde. É, por isso, um importante instrumento de gestão estratégica dos respectivos serviços. Os profissionais de saúde são, hoje, diariamente confrontados com a necessidade de participar e realizar tarefas relacionadas com a Gestão do Risco e de colaborar e assumir responsabilidades directas nesta área. Na generalidade dos serviços de saúde, em particular nos hospitais, tem vindo a ser criada a figura do Gestor do Risco Local, que é designado pelo Diretor de Serviço e homologado pelo Conselho de Administração. O exercício das atividades de Gestor de Risco Local em alguns serviços de saúde tem vindo a assumir relevância curricular para efeitos de promoção profissional e de avaliação de desempenho, prevendo- se que venha a ter muitos mais efeitos num futuro próximo.

    Para o correto exercício da sua profissão, e um desempenho pessoal e institucional seguro e saudável, os profissionais de saúde carecem de adquirir conhecimentos e ferramentas de trabalho para saber lidar com as questões relacionadas com o risco, colmatando algumas insuficiências.

    O presente Curso de Pós-graduação pretende fornecer, de modo inovador e único, um conjunto estruturado, sistematizado e coerente de conhecimentos e de instrumentos técnicos de Gestão de Risco especificamente aplicada aos Estabelecimentos de Saúde, que permitam o exercício mais seguro e saudável das profissões de saúde e tornar os serviços organizações que despertem mais confiança e reforcem a sua accountability.

    Objectivos
    Este curso destina-se a formar profissionais de saúde para o exercício de atividades na área da Gestão de Risco, fornecendo-lhes competências pessoais e profissionais e, bem ainda, metodologias e ferramentas de trabalho integradas na atividade e na gestão diária dos serviços, de modo a permitir reforçar a segurança e a saúde dos doentes e dos profissionais e a transformar, de modo continuado e sistémico, os estabelecimentos de Saúde em organizações saudáveis.

    Duração
    2 semestres

    Horário das aulas
    Sextas-feiras: 18-22h00; Sábados: 9-13h00

    Promoção
    Escola de Estudos Pós-Graduados e de Investigação da UFP, Comissão de Formação Contínua e de Educação para Saúde do Hospital Escola da UFP e Associação Para A Segurança dos Doentes (APASD).

    Vagas

    25 vagas

    Coordenação
    Manuel Cardoso de Oliveirae Aguiar Coelho

Outro curso relacionado com administração, hospitalar

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |