Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção Clínica em Psicogerontologia

Solicite informação sem compromisso INSPSIC - Instituto Português de Psicologia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção Clínica em Psicogerontologia - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    Mensagem das coordenadora científicas do curso:





































    Com o aumento da população envelhecida em Portugal, urge encontrar formas de melhorar a satisfação e qualidade de vida dos mais velhos, através de práticas, reconhecidas internacionalmente, tendo em vista não só a promoção de um envelhecimento saudável e optimizado como também a prevenção e tratamento das patologias mais frequentes. Dado o envelhecer abranger uma complexidade de processos, o curso terá uma abordagem multidisciplinar, que visa a melhoria das práticas profissionais, no âmbito das diferentes especificidades do envelhecimento, com especial relevo a metodologias de avaliação e intervenção, que promovem cuidados de maior qualidade permitindo às pessoas mais velhas atingir a plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença e individualidade.





























































    Dra. Filomena Santos





































    Professora Doutora Lígia Ferros





























    *Fundamentação:





























    Por se tratar de uma formação pós-graduada, que assume carácter profissionalizante, visando a prática profissional no âmbito da Psicogeriatria, só é aceite a inscrição de alunos Licenciados nas áreas acima mencionadas. Esta opção justifica-se ainda, no pressuposto que a formação em causa(Psicogerontologia) implica o domínio de conhecimentos específicos e um estudo avançado, só assim se garantindo uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma. Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar até 18 ECTS, podendo constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados. Objectivos: Promover nos profissionais medidas de acção para ajudar as pessoas mais velhas a manter uma vida saudável, activa, participativa, em segurança e com realização plena. Dotar os profissionais de conhecimentos, que permitam melhorar a saúde dos mais velhos, desde a avaliação diagnóstica à intervenção, com destaque para o tratamento multissectorial, baseada na evidência e eficácia dos diversos métodos terapêuticos e técnicas disponíveis na actualidade.





























    Sensibilizar os profissionais para as questões éticas relacionadas com saúde, bem estar desenvolvimento do vinculo intergeracional, respeito pelas diferenças de género e pelos contextos e influencias culturais. Adquirir conhecimentos de uma metodologia transdisciplinar, centrada nas pessoas mais velhas e comunidade, sendo esta o principal cenário para as intervenções.





























    Competências a Adquirir:





























    Competências na diferenciação entre o envelhecimento saudável e patológico.





























    Competências na prevenção das doenças e promoção da saúde.





























    Competências de avaliação clínica, diagnóstico e tratamento das principais psicopatologias e síndromes geriátricos.





































    Competências em terapias específicas de intervenção/tratamento.
  • Conteúdo
    VISEU FORMAÇÃO ACREDITADA OPP | CETIFICADA DGERT                                                                                                                                                              

Outro curso relacionado com gerontologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |