Pós- graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar- 4ª edição

Solicite informação sem compromisso Instituto CRIAP

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós- graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar- 4ª edição - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    OBJETIVOS GERAIS

    • Desenvolver conhecimentos necessários desde a sinalização à intervenção aplicada em contexto escolar nas várias temáticas abordadas durante a Pós-Graduação.

    • Explorar situações clínicas e conceptualizadas/discussão de casos práticos.



    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    • Adquirir ferramentas específicas para identificar possíveis sinais de alerta.

    • Aplicar ferramentas de intervenção e avaliar a sua eficácia.

    • Desenvolver conhecimentos avançados na intervenção específica aplicada ao contexto escolar nas várias temáticas abordadas na Pós-Graduação.

    • Potencializar o raciocínio clínico baseado em casos clínicos específicos.
  • Dirigido a
    A Pós-Graduação em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar destina-se a estudantes finalistas e licenciados em Educação; Psicologia; Aconselhamento Psicossocial; Medicina; Enfermagem; Terapia Ocupacional; Terapia da Fala e/ou áreas afins ou equivalentes.
  • Conteúdo
    PLANO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
    Sessão de Abertura
    • Orientação Tutelar

    A problemática do divórcio em contexto escolar

    Perturbações da Linguagem e da Comunicação 
    • Fundamentos filo e sócio-genéticos da linguagem;
    • Da comunicação verbal à não verbal;
    • Fundamentos neuropsicológicos;
    • Teorias da linguagem – do gesto à palavra.
    • Fundamentos da filogénese da linguagem;
    • Formas de avaliação dinâmica;
    • Da avaliação à intervenção; 

    Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita
    • Princípios orientadores do processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
    • Fatores etiológicos, das dificuldades de aprendizagem.
    • Problemas sociais, comportamentais e emocionais, da dificuldade de aprendizagem.

    Necessidades Educativas Especiais e Classificação Internacional de Funcionalidade
    • Necessidades educativas especiais 
    - Enquadramento das necessidades educativas especiais
    - Decreto-Lei n.º 3/2008
    - Programa Educativo Individual 
    • Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF)
    - Enquadramento da CIF
    - Apresentação do material
    - Articulação e aplicação da CIF 
    - Análise e discussão de casos práticos 



    PLANO CURRICULAR INTEGRADO - CURSOS(Os alunos que frequentam esta Pós-Graduação podem frequentar os cursos mencionados abaixo gratuitamente)

    Curso Avançado de Hiperatividade
    • Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
      - Perspetiva histórica e evolução do conceito
      - Definição
      - Prevalência
      - Co-morbilidades
      - Etiologia
      - Impacto nos vários contextos
      - Principais características das crianças com PHDA
    • Avaliação Psicológica (Exclusivo para finalistas de licenciatura e profissionais de Psicologia)
      - Critérios de diagnóstico (DSM-IV-TR e CID-10) e subtipos de PHDA
      - Avaliação de diagnóstico
    • Anamnese e entrevistas semi-estruturadas
    • Escalas de avaliação dos comportamentos de PHDA (rating scales)
    • Avaliação neuropsicológica das funções executivas e dos processos de atenção
    • Observação direta do comportamento
    • Avaliações complementares
    • Intervenção Terapêutica Multi-Modal 
      - Intervenção farmacológica
      - Intervenção cognitivo-comportamental
      - Intervenção psicossocial
      - Aplicabilidade de medidas educativas especiais

    Curso Avançado de Dislexia
    • Dislexia 
      - Dificuldades de Aprendizagem Específicas 
      - Modelos de Desenvolvimento da Leitura
      - Definição de Dislexia 
      - Funções Neuropsicológicas e Psicolinguísticas na Dislexia 
      - Sinais de Alerta e Critérios de Diagnóstico 
      - Tipologia(s), Prevalência e Etiologia 
      - Có-Morbilidades Associadas 
    • Avaliação Psicológica (Exclusivo para finalistas de licenciatura e profissionais de Psicologia)
      - Avaliação e Perfis Cognitivos/Intelectuais 
      - Avaliação Neuropsicológica e Psicolinguística 
      - Avaliação dos Processos de Leitura e Escrita 
      - Instrumentos Específicos de Avaliação da Dislexia 
      - Análise de Protocolos da Avaliação Psicológica 
    • Avaliação (Exclusivo para outros Profissionais)
      - Despiste em idade pré-escolar
      - Sinais de alerta em idade escolar
      - O adolescente disléxico na escola/problemática emocional
    • Intervenção (Exclusivo para outros Profissionais)
      - Papel dos Professores
      - Papel dos Pais
      - Papel do Terapeuta da Fala
      - Estratégias de intervenção
      - Casos práticos
    • Intervenção Reeducativa 
      - Métodos, Estratégias e Técnicas de Intervenção 
      - Atividades e Exercícios de Reeducação na Dislexia 
      - Medidas Educativas Especiais a Aplicar na Dislexia (CIF e DL 3/2008)

    Curso Prático em Perturbações do Espetro do Autismo
    • Abordagem teórica, breve historial e atual
      - Conceito de espetro de autista
      - Características do autismo 
      - Etiologia 
      - Vídeo
    • Avaliação do autismo 
      - Vários instrumentos
      - PEP-R e PEP-3 
      - ADOS
      - Observação e análise de vídeos
    • A perturbação da comunicação e da linguagem no autismo 
    • Estratégias de Intervenção 
      - Comunicação e Linguagem
      - Envolvimento da família 
      - SAAC – PECS
      - Materiais de intervenção
    • Metodologias de Intervenção 
      - O que recomendam as guidelines?
    • A Intervenção Psicoeducacional Integrada
      - Modelo do Ensino Estruturado 
      - Intervenção Centrada na Imitação e no Jogo
      - Estratégias de modificação do comportamento
      - Observação e análise de vídeos
      - Discussão de Casos Práticos 

    Curso Avançado de Sobredotação e Rendimento Superior: Conceito, Avaliação e Intervenção 
    • Introdução teórica à sobredotação e rendimento superior:
      - Definição do conceito – o que significa ser sobredotado? Como se diferencia de outros conceitos próximos? 
      - Principais modelos explicativos da sobredotação e implicações práticas dos mesmos
      - Características dos alunos sobredotados 
      - Mitos associados à sobredotação 
    • Sinalização e avaliação da sobredotação
      - Cuidados e problemas na avaliação da sobredotação
      - Fases, estratégias, instrumentos e informantes-chave no processo de avaliação
      - O caso específico da identificação precoce da sobredotação 
    • Intervenção na sobredotação e no talento 
      - Medidas legislativas de apoio à sobredotação
      - Tipos e modelos de atendimento educativo para alunos sobredotados 
      - O papel dos agentes educativos diretos (família e escola) e das associações de apoio
      - Projetos e iniciativas em desenvolvimento
    • Análise de casos práticos

    Curso Intensivo em Avaliação e Intervenção no Processo do Luto
    • Reflexões em torno das perdas e do processo de luto
      - Terminologia relacionada com as perdas e o luto
      - Tipos de perdas e fatores de risco ao desenvolvimento de perturbações de luto
      - Principais concetualizações teóricas
    • Avaliação do Processo de Luto
      - Critérios de avaliação das perturbações de luto de acordo com DSM-V
      - Entrevista clínica adaptada aos contextos de luto
      - Instrumentos de avaliação validados para a população portuguesa
    • Intervenção Psicológica no Processo de Luto
      - Da intervenção psicológica à prática psicoterapêutica em contextos de luto
      - Abordagens teóricas e respetivas estratégias de intervenção psicológica com ilustrações clínicas
      - Discussão de casos clínicos

    Curso Prático em Avaliação e Intervenção Neuropsicológica nas Necessidades Educativas Especiais 
    • Avaliação e Intervenção Neuropsicológica na Deficiência Mental
      - Introdução aos problemas de necessidades (educativas) especiais
      - Abordagem topográfica e abordagem funcional. Análise Experimental Aplicada do Comportamento
      - Conceito de Inteligência e de deficiência mental
      - Avaliação: materiais (WISC, WAIS, Matrizes Raven), procedimentos, perfis e assessment
      - Dislexias, Discalculias. Disortografia
      - Definição de objetivos, planeamento e procedimentos de intervenção neuropsicológica nestes domínios
    • Avaliação e Intervenção Neuropsicológica nas Perturbações Psicomotoras
      - Problemas de coordenação motora e equilíbrio estático e dinâmico
      - Psicomotricidade fina
      - Praxias e apraxias: ideomotora e ideatória
      - Avaliação e intervenção reabilitativa nestes domínios
    • Avaliação e Intervenção Neuropsicológica na Sobredotação
      - Conceito de sobredotação. Discussão
      - Desequilíbrios entre desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento socio-moral: os dilemas kolbergianos e o Wason Selection Task
      - Perturbações de humor
      - Competências sociais
      - Diferenciação pedagógica



    PLANO CURRICULAR OPCIONAL(Os alunos que frequentam esta Pós-Graduação podem frequentar o curso mencionado abaixo em condições especiais)

    Curso Avançado de (In)Sucesso Escolar: compreender para intervir
    • Enquadramento do conceito
      - Conceito de sucesso escolar 
      - Fatores de risco e fatores protetores do (in)sucesso escolar 
    • Análise dos processos relacionados com o (in)sucesso escolar (cognitivos, emocionais, afetivos, contextuais)
    Características dos alunos de insucesso
    Intervenção educativa nos alunos com Insucesso
      - Papel da escola 
      - Papel da família 
    - Análise de casos práticos
    • Características dos alunos de sucesso Intervenção educativa nos alunos com Sucesso
      - Papel da escola 
      - Papel da família 
      - Análise de casos práticos

Outro curso relacionado com psicopedagogia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |