Especialização em Psicogerontologia - A Distancia

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Comentários sobre Especialização em Psicogerontologia - Online

  • Objectivos
    Proporcionar aos participantes conhecimentos teórico - práticos de Psicogerontologia de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à avaliação/intervenção/ reabilitação junto dos idosos e simultaneamente trabalhar com os cuidadores quer sejam informais quer sejam formais.
  • Dirigido a
    Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de actuação.
  • Titulação
    Pós-Graduação, mediante aprovação.
  • Conteúdo

    INSCRIÇÕES ABERTAS

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS

    Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.

    3. OBJETIVO GERAL

    No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico - práticos de Psicogerontologia de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à avaliação/intervenção/ reabilitação junto dos idosos e simultaneamente trabalhar com os cuidadores quer sejam informais quer sejam formais.

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

    - Compreender o envelhecimento humano numa perspetiva biopsicossocial e espiritual;

    - Identificar as perturbações psicopatológicas mais frequentes na população idosa;

    - Identificar e diferenciar os vários tipos de demências;

    - Conceber o papel da prestação de cuidados na população idosa e as consequências biopsicossociais;

    - Identificar situações de maus-tratos;

    - Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde;

    - Desenvolver competências que visam a promoção da autonomia, independência da pessoa idosa;

    - Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na interação do idoso.

    5. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Introdução à psicogerontologia (8 horas)

    • Breve concetualização histórica da Gerontologia
    • Conceito de envelhecimento
    • Envelhecimento, Velhice, Velho
    • Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais

    Módulo 2: Aspetos sociais do envelhecimento (8 horas)

    • Relações Sociais na velhice
    • Envelhecimento demográfico
    • Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão

    Módulo 3: Teorias biológicas do envelhecimento (8 horas)

    • Abordagem de algumas teorias: Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémica, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas

    Módulo 4: Psicologia do envelhecimento (16 horas)

    • Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span)
    • Teorias atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Aprendida
    • Alterações associadas ao processo de envelhecimento: Cognição, Perceção e Atenção, Memória e Aprendizagem, Inteligência e Personalidade
    • Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia

    Módulo 5: Aspetos da espiritualidade no envelhecimento (8 horas)

    • Espiritualidade na velhice
    • Religiosidade, Espiritualidade e a saúde física e mental

    Módulo 6: Envelhecimento e cognição (16 horas)

    • Noções básicas de neuropsicologia cognitiva
    • Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral
    • Envelhecimento e plasticidade neuronal

    Módulo 7: Neuropsicologia das demências (28 horas)

    • Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas
    • Demências: conceito, perfis cognitivo e comportamental: Défice Cognitivo ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Levy
    • Abordagem da terapêutica farmacológica
    • Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar

    Módulo 8: Psicopatologia do envelhecimento (24 horas)

    • Conceitos básicos
    • Perturbação de Ansiedade
    • Perturbação Cognitivas: Delirium
    • Perturbação do estado de ânimo: Depressão
    • Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar

    Módulo 9: Luto e viuvez (8 horas)

    • Perda do parceiro e suas consequências
    • Manifestações afetivas
    • Manifestações comportamentais e cognitivas

    Módulo 10: Maus tratos (24 horas)

    • Definição e concetualização de maus tratos
    • Tipologia dos maus tratos
    • Características da vítima e do agressor
    • Situações onde se podem detetar situações de maus tratos
    • Avaliação: Instrumentos existentes
    • Intervenção multidisciplinar

    Módulo 11: Envelhecimento e prestação de cuidados (20 horas)

    • Ser-se cuidador
    • O processo de iniciação
    • O perfil do cuidador
    • As características das tarefas desempenhadas
    • Impacto dos cuidados na dinâmica familiar: no cuidador familiar; no recetor de cuidados; nas relações familiares
    • Apoios formais – a família, o idoso e o(s) cuidador(es) formais
    • Relação família, idosos e instituições/profissionais
    • Triângulo comunicacional
    • Relações entre família e profissionais
    • Relação cuidador(es) formais e cuidador(es) informais
    • Promover boas relações
    • Cuidados comunitários: centros de dia, centros de convívio e apoio domiciliário
    • Cuidados institucionalizados
    • Institucionalização temporária – hospitalização
    • Relação com os profissionais de saúde
    • Institucionalização permanente: lares de idosos
    • O processo de institucionalização
    • O relacionamento entre lar, idoso e família

    Módulo 12: Intervenção (32 horas)

    • Importância da equipa multidisciplinar nas instituições geriátricas
    • Psicogerontomotricidade: promover as funções executivas
    • Psicogerontologia grupal: características cognitivas e emocionais dos idosos
    • Terapia Narrativa, o Trabalho com as famílias
    • Grupos psicoeducativos para cuidadores

    6. CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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