Pós-Graduação em Sistemas de Informação Geográfica - Produção, Gestão e Análise de Dados Espaciais

Solicite informação sem compromisso UTL - Universidade Técnica de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Sistemas de Informação Geográfica - Produção, Gestão e Análise de Dados Espaciais - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    A Pós-Graduação em Sistemas de Informação Geográfica - Produção, Gestão e Análise de Dados Espaciais (3ª Edição) é uma iniciativa que visa a formação de quadros técnicos e superiores de organizações públicas e privadas que necessitam de dados geográficos no desempenho das suas actividades. A experiência de vários anos que o Instituto Superior de Agronomia já possui de docência nas suas licenciaturas e mestrados de diversos temas relacionados com a área da produção e análise de dados, em particular geográficos, aliada ao mérito de um conjunto de especialistas e profissionais com reconhecida competência académica e profissional, permitiu criar um programa de pós-graduação com um corpo docente que garante que as matérias leccionadas integram fundamentos caracterizados pelo rigor científico em contextos de aplicação e resolução de problemas reais. As potencialidades da informação geográfica são já bem patentes em diversos domínios de actividade. A recolha de dados geográficos que vem sendo feita, sobretudo na última década, em diversas organizações permite, presentemente, a sua utilização com sucesso na resolução de muitos e diversos problemas. No entanto, as potencialidades dos dados espaciais podem ser exploradas de forma quase inesgotável recorrendo a diversas técnicas e metodologias. Algumas destas fazem já parte das actividades de rotina dos profissionais que utilizam os sistemas de informação geográfica. Outras existem, mais recentes e por isso menos divulgadas, que permitem aumentar e melhorar qualitativamente a utilização da informação geográfica. O custo sempre significativo que a implementação e manutenção destes sistemas envolve, aconselha a que sejam retiradas todas as vantagens possíveis dos dados existentes. Na actualidade, um dos maiores problemas que enfrentam as organizações que já utilizam informação geográfica, ou que a pretendem vir a utilizar, coloca-se nos recursos humanos. Efectivamente, como consequência de ser uma área do conhecimento relativamente recente cuja aplicação é exigente ao nível da formação, só nos últimos anos alguns cursos superiores incluem a sua abordagem nos curricula, nalguns casos apenas ao nível da iniciação. Assim, este curso visa contribuir para o aumento do número de profissionais que dominam uma aplicação informática para produção, manutenção e análise de dados espaciais, com os conhecimentos de base que lhes permitirão ultrapassar as dificuldades práticas que sempre surgem na resolução dos problemas concretos e com uma perspectiva alargada e actual das diversas ferramentas, técnicas e metodologias a que podem recorrer.
  • Dirigido a
    Serão admitidos alunos licenciados ou bacharéis diplomados pelo Ensino Superior Universitário ou Politécnico. Será dada preferência aos candidatos cujo Curriculum Vitae demonstre experiência de utilização de Informática e domínio de conceitos elementares de Estatística.
  • Conteúdo

    O plano de estudos compreende as seguintes disciplinas:
    Módulo A - Sistemas de Informação Geográfica
    Bases de Dados Relacionais
    Processamento de Dados Geográficos com ArcGis
    Seminários

    Módulo B – Análise de Dados Espaciais
    Introdução à Estatística e à Aplicação Informática R
    Técnicas de Optimização para Dados Espaciais
    Geoestatística
    Detecção Remota e Processamento de Dados Multiespectrais

Outro curso relacionado com gerenciamento ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |