Pós-Graduação em Técnicas Digitais em Arquitectura

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusíada de V.N. de Famalicão

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Técnicas Digitais em Arquitectura - Presencial - Vila Nova De Famalicão - Braga

  • Objectivos
    Nestes tempos em que a componente digital invade todas as áres de conhecimento, o curso que agora se apresenta visa proporcionar formacao em técnicas digitais, aplicadas à Arquitectura, no sentido de proporcionar aos formandos a obtencao de know how em técnicas digitais que funcione como suporte de apoio à tomada de decisoes de projecto e gestao da sua implementacao.
  • Dirigido a
    O curso tem por destinatários os licenciados nas diferentes especialidades que intervêm nos processos de producao e gestao de projectos arquitectônicos.
  • Titulação
    Especialista em Técnicas Digitais em Arquitectura
  • Conteúdo

    Fotogrametria aplicada à arquitectura e ao planeamento – 50 horas (9 ECTS)

    Noções gerais de fotografia. Câmaras digitais, tecnologia digital e escolha da câmara.
    Focagem, profundidade de campo, macro, zoom. Tratamento e correcção de Cor e ruído. Construção de bibliotecas de imagem. A imagem na produção de informação digital aplicada ao projecto. Scanner: tipos e tecnologia. Diferentes tipos de imagem digital e processos de obtenção, correcção e tratamento. Tipos e formatos de imagem digital. Aplicação em sistemas multimédia.
    Fotogrametria: conceitos e princípios; Elementos de referência das imagens. Elementos fiduciais. Ortorestituição. A estereofotogrametria na obtenção de medidas rigorosas de elementos e peças arquitectónicas complexas. Identificação de erros de construção gerados pelo equipamento utilizado. Tabelas de correcção de erros de construção e erros sistemáticos. Reconstituir o objecto fotografado. Princípios da medição estereográfica sobre uma fotografia simples. Aplicação prática à arquitectura – peça arquitectónica e planeamento urbano. Formatos digitais. Compressão e reconhecimento. Ampliação de imagens com recurso a técnicas e ferramentas periciais. Aplicação de imagens, formatos e tipos de acordo com o fim pretendido. Processos de digitalização. Tipos de documentos e superfícies. Digitalização 3D.

    Aplicações BIM – 30 horas (5 ECTS)
    A conceptualização do projecto. Modelação e exploração inicial da forma com recurso a maquetes virtuais. Transformadas conceptuais no projecto. Morph e algoritmos genéticos na exploração de soluções. O modelo BIM. Estrutura e desenvolvimento. Ferramentas de produção BIM. Interacção entre ferramentas de conceptualização de de produção BIM. Produção automática dos elementos desenhados. Ferramentas de comunicação virtual do modelo e de transferência de informação com entidades licenciadoras. Georeferenciação do modelo BIM. Animação e flythrough virtuais. Objectos Inteligentes em Projecto e informação incluída. Circulação da informação em gabinete de projecto.

    Sustentabilidade – 20 horas (3 ECTS)
    Eco-materiais. Impacto ambiental na produção. Substâncias contaminantes ambientais. Soluções alternativas. Ferramentas de verificação e controle de materiais.


    Informação Partilhada em Ambientes Virtuais – 20 horas (3 ECTS)
    Obtenção de imagens raster. Aplicações e objectivos. Utilização em SIG. O processo de vectorização. Contraste e intensidade luminosa no processo de vectorização. Conversão de formatos de imagem. Tipos e estruturas de formatos vectoriais. Aplicações de ficheiros vectoriais. Compressão de dados em formato vectorial. Erros nas conversões de formatos vectoriais. Gestão da informação e comunicação em gabinete. Informação partilhada. Identificação em tempo real de alterações no projecto. Segurança na comunicação e na transferência de dados. Níveis de confidencialidade e segurança. Sistemas de Backup.


    Gestão digital do projecto e da legislação aplicada à arquitectura – 20 horas (3 ECTS)
    Elementos de pesquisa e clarificação de informação jurídica. Legislação e licenciamento no projecto – análise do Código Civil, Código de Processo Administrativo e Regulamentação aplicada ao projecto de arquitectura. Registo de Projecto e implicações jurídicas.

Outro curso relacionado com desenho urbano

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |