Curso Intensivo em Entrevista Forense [e-Learning]

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Curso Intensivo em Entrevista Forense [e-Learning]

  • Objectivos Pretende-se que no final desta ação formativa, os formandos desenvolvam corretamente os procedimentos lecionados em situações de Entrevista às vítimas, testemunhas aos suspeitos ou arguidos.
  • Dirigido a O Curso Intensivo de Entrevista Forense destina-se a finalistas de licenciatura e profissionais das áreas da Psicologia, Criminologia, das Ciências Forenses, Ciências da Saúde, Direito; Polícias, Militares, Profissionais da Carreira Judiciária; áreas afins e/ou equivalente legal.









    NUMERUS CLAUSUS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO





    Por se pretender que as formações no ensino à distancia sejam interativas o número de participantes será muito limitado.









    Número de vagas: 25 alunos





    Critérios de seleção: elegibilidade de acordo com as condições de acesso





    Seriação: inscrições por ordem de chegada
  • Conteúdo Gnosiologia, Psicologia e Interrogatório- Objetivo e subjetivo: definições operacionais e teoria do conhecimento (gnoseologia)- Verdade, Falsidade e Mentira: a intencionalidade (abordagem fenomenológica)- Atenção, Perceção, Memória, Criatividade- a) O papel da restruturação no input, no processamento e no output- b) Princípios gestálticos- c) Intermodalidade- d) Sensibilidade à interferência- e) Lei de Yerkes-Dodson, lei da Primazia e Recencia- f) Memórias "cintilantes" e as amígdalas temporais- g) Heurísticas e Decisão- h) Falácias lógicas na avaliação forense: exemplos práticos e evidência científica. Lógica e causalidade (Bateson)- Mitos acerca da deteção da mentira: evidência científica- A impostura intelectual "Lie to me". O que revela a expressão facial, a postura e os gestos? O efeito "Otelo"- Bonecas e diagramas anatómicos, "manchas", figuras humanas, desenhos de família. Erros matemáticos no "tratamento" das escalas ordinais (ex., Likert)- Indicadores de mentira, Discurso e Entrevista. "Falsas" memórias- Psicosiologia da mentira:- a) Medidas periféricas (usos e abusos do polígrafo). (Foto)pletismografia genital e pedofilia- b) O sujeito culpável e o conhecimento culpável- c) Metodologia experimental do NeuroLab (Universidade de Aveiro)- d) Medidas "centrais" (ex., potenciais evocados: N 400)- SínteseEntrevista Forense- Introdução ao tema da entrevista forense- Tipos de questões- Estimulação da memória episódica- O estabelecimento da relação com o entrevistado- Enquadramento legal e na investigação criminal- Introdução ao tema da entrevista em investigações- A entrevista como processo de comunicação humana- A comunicação humana em contexto de entrevista de investigação de atos ilícitos- Interpretar a linguagem verbal e não-verbal- As qualidades do entrevistador- Identificar as formas corretas para gerir a empatia- Cuidados próprios da entrevista realizada em contexto de esclarecimento de um quadro factual- Os aspetos legais relacionados com as entrevistas em investigações- Um modelo estratégico para realização de uma entrevistaExercícios Práticos- Exercícios práticos de entrevista e interrogatório.

Outro curso relacionado com psicologia - forense

  • Mestrado Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime [FPED]

  • Centro: Universidade Lusófona do Porto
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  • Mestrado em Genética Forense

  • Centro: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
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  • Mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime

  • Centro: UFP - Universidade Fernando Pessoa
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  • Workshop Desenvolvimento da Capacidade de Concentração em Crianças e Jovens

  • Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
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  • Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

  • Centro: ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
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  • Mestrado em Intervenção Comunitária

  • Centro: ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
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  • Pós-Graduação em Terapia Cognitiva e Comportamental

  • Centro: CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
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